Relações Comportamentais no Trabalho Samira de Freitas Bolsi

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Transcrição da apresentação:

Relações Comportamentais no Trabalho Samira de Freitas Bolsi samira@sc.senai.br

“A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas paisagens, mas em ter novos olhares” Marcel Proust

Apresentação da Disciplina Aula expositiva dialogada; Discussão de textos; Literatura de apoio; Discussão em grupo; Apresentação de trabalhos; Dinâmica de Grupo; Seminário; Avaliação.

2. Contrato Respeito e sigilo; Horário e pontualidade (aguardar); Provas atrasadas só com atestado médico ou pagamento da taxa; Celulares; Postura profissional/ética; Plágio; Organização da sala.

3. Avaliação 1º Avaliação qualitativa ( atitude)- Pró-atividade, pontualidade, Ética, Comunicação, persistência, postura questionadora 25/03/10; 2º Avaliação Conhecimento– Avaliação teórica individual composta de perguntas fechadas 01/04/10; 3º Avaliação Habilidades e conhecimento- Seminário sobre os aspectos afetivos envolvidos nos acidentes 08/04/10;

3.1 Critérios de avaliação de apresentação Pontualidade ao iniciar e apresentação no tempo previsto; Identificação dos participantes e do título; Desenvolvimento do tema e distribuição entre os indivíduos; Utilização de metodologias diferenciadas; Condições dos materiais utilizados (fonte, gramática, concordância, exploração do conteúdo); Postura no momento da apresentação; Domínio e clareza na hora da apresentação; Postura ética e profissional. Individual Estratégias para superar a ansiedade inicial; Olhar dirigido à turma e Modulação da voz; Postura deslocamento ou posição fixa; Domínio do conteúdo apresentado.

4. Planejamento I Aula (11/02) -Apresentação e contextualização da disciplina - Psicologia II Aula (18/02) Personalidade III Aula (25/02) Indivíduo, comportamento e grupo IV (4/03) Saúde Mental; V Aula (11/03)Apresentação dos trabalhos; VI e VII (18 e 25/03)Trabalho e interação de grupo; VIII (01/04) Avaliação individual; IX (08/04) Seminário sobre aspectos afetivos

5. Apresentação Vamos ao Campo????

6. Contextualização da Disciplina 1.1 Elaborar e Participar da política de SST; 1.2 Implantar a política de SST; 1.3 Desenvolver ações educativas na área de SST com o comprometimento e envolvimento das lideranças; 1.4 Colaborar nas perícias e fiscalizações; 1.5 Organizar documentação de SST;

Desenvolver relatórios técnicos e conhecer estratégias que facilitem e contribuam para a leitura, compreensão e interpretação de textos técnicos de acordo com a língua portuguesa. Interpretar e aplicar as normas de segurança e saúde do trabalho e previdência social; Desenvolver ações educativas na área de SST através da análise dos comportamentos do ser humano, buscando o comprometimento e envolvimento das lideranças; Implantar a política de SST buscando a prevenção e o controle de perdas; Participar alterações de arranjos físicos através da análise ergonômica; Implantar a política de SST buscando a redução das doenças do trabalho Desenvolver ações educativas na área de SST considerando as peculiaridades do indivíduo e do grupo.

Relações Humanas no Trabalho O estudo das relações humanas constitui, hoje, uma verdadeira ciência, complementada por uma arte, a de se obter e conservar a cooperação e a confiança dos membros do grupo. Problemas de relações humanas se encontram na relações do indivíduo com o grupo, dos indivíduos entre si, do grupo com outros grupos, do líder com o grupo, do indivíduo com o líder. Observa-se que, em todos os setores da vida moderna, o homem já não pode trabalhar sozinho. A divisão do trabalho, a especialização cada vez maior o tornam dia a dia mais dependente de seu grupo e, conseqüentemente dos indivíduos que o compõem. Nas fábricas, nas lojas, nos escritórios, nas pesquisas científicas o trabalho em equipe é imprescindível, a tal ponto que, quando prejudicado, se verifica a baixa do rendimento ou simplesmente a paralisação do trabalho.

Comportamento O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido. Comportamento é a resposta observável de um estímulo.

Teoria Comportamental Teoria Behaviorista; Ciências do comportamento; abandono das posições normativas e prescritivas; adoção de posições explicativas e descritivas; A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo;  Motivação humana.

Interação Social É de grande importância estratégica as relações humanas e o trabalho em equipe,na transformação das organizações para o novo século, haja visto que o incentivo ao individualismo radical e exacerbado, tem levado ao caos, e até a desagregação, empresas de todos os portes. Homem Lobo ( aprendizado na interação); Instinto; Diferentes papeis sociais;

Porque ocorrem acidentes do Trabalho? Os envolvidos em acidentes, explicam a ocorrência como causadas por características negativas do próprio trabalhador (descuido, desatenção, brincadeira, despreparo) como o ambiente perigoso (maq. Velha, falta de manutenção, trab. Pesado, insalubre) Como subproduto da interação homem-máquina, como inevitável (azar, destino) como ocorrência natural do Brasileiro.

“Só é possível entender o processo de segurança e prevenção de acidentes de trabalho dentro da empresa moderna como atividade cooperativa e não competitiva entre os diversos segmentos que a compõe, classificando-a não como uma reivindicação dos trabalhadores, uma concessão do empresário, ou uma imposição do governo, mas como uma necessidade de qualquer sistema produtivo, como um direito de todo ser humano que se dedica ao trabalho”.