GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Área do conhecimento: Biologia
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
Máscaras Africanas.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
Edna Maria Barbosa Arrebola
O FOLCLORE BRASILEIRO.
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Escola de Tempo Integral
Desenvolver Por uma Nova Escola.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A função do professor interlocutor
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
PROJETO.
ÁFRICA UM PAÍS OU UM CONTINENTE: Pluralidade Cultural e Geografia
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Prof. José Roberto Medina
O CURRÍCULO ESCOLAR: UMA EXPECTATIVA DE MUDANÇA
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL ANITA GARIBALDI BARÃO DO RIO BRANCO-1720-BAIRRO:GLÓRIA IJUÍ-RS ALUNOS :320 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:38.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
EE DR PEREIRA DE MATTOS Aulas Multi- Dimensionais (AMDs) Objetivos do Projeto a)Facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades do currículo.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O uso das tecnologias na escola
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
“Um país se faz de homens e livros”
A viagem continua... pelas regiões do Brasil
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO Sr. AIRTON CESAR DOMIGUES DIRETORA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO MÔNICA ESTEVAM.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta M. de C Guimarães, nº 250 – Pq Bandeirantes – Taubaté – CEP: 12051-170 – Telefone: 3622-6880

Projeto Halloween Disciplinas de Arte, Inglês e História Professoras: Silvia Helena de Oliveira, Maria Angélica Nogueira e Maurício Pereira de Souza Público alvo – 1ª , 2ª séries – Ensino Médio

Introdução O Halloween faz parte da tradição norte-americana e é um tema que se pode explorar nas aulas de Inglês, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo. Dentro do contexto escolar, procura-se também desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram determinados preconceitos ao que se desconhece.Interagindo com as demais disciplinas do currículo o assunto será aprofundado oportunizando aos alunos a multidisciplinaridade. Em pleno século XXI, era da comunicação e da tecnologia,temos a grande preocupação e o desafio de fazer com que os alunos conheçam, compreendam e respeitem as diferentes manifestações culturais. Temos na comemoração do Halloween, uma oportunidade de vivenciar culturas distintas da nossa, uma vez que se trata de uma manifestação Norte Americana.

OBJETIVOS Identificar na cultura brasileira aspectos que se assemelham a comemoração do Halloween; Conhecer a história da Festa do Halloween; Valorizar as manifestações culturais; Incentivar a busca pelo conhecimento; Ampliar os conhecimentos histórico-culturais sobre os países que falam oficialmente o Inglês; Vivenciar e conhecer através de atividades lúdicas e pesquisadas a origem desta festa tão tradicional nos Estados Unidos e que atualmente vem sendo inserida na cultura brasileira. Desenvolver um trabalho multidisciplinar com as disciplinas do currículo: Arte, Língua Inglesa e História para aprofundamento de informações que estão inseridas em cada área de conhecimento;

Habilidades Traduzir e produzir textos, músicas alusivas ao Halloween; Aprender e familiarizar-se com a cultura e a língua inglesa; Confeccionar cartazes; ornamentar; caracterizar o ambiente de acordo com o tema;  Pesquisar sobre origem do Halloween e sua importância histórica e econômica. Localizar geograficamente os países envolvidos nesta manifestação cultural; Estabelecer relação entre localização, cultura e Halloween.

desenvolvimento Aula expositiva e apresentação do tema na disciplina de Língua Inglesa; Pesquisa na sala de informática sobre a origem do Halloween e sua importância para a cultura dos países ingleses e celtas desenvolvidos na Idade Média e comparado aos costumes e folclore brasileiro. Tradução e produção de textos, músicas alusivas ao Halloween . Comparação entre a festa Halloween e as nossas festas folclóricas. Confecção de cartazes; ornamentação e caracterização do ambiente de acordo com o tema; Localização geográfica dos países envolvidos nesta manifestação cultural; Socialização do evento com gincanas e concursos: decoração, fantasias, dramatizações.

Pesquisa na sala de informática sobre a origem do Halloween

Tradução e produção de textos, músicas alusivas ao Halloween .

Confecção de cartazes; ornamentação e caracterização do ambiente de acordo com o tema;

Socialização do evento com gincanas e concursos: decoração, fantasias, dramatizações.

conclusão Esse projeto alcançou com êxito o desenvolvimento das habilidades dos alunos e consequentemente, os objetivos propostos, tendo em vista que os alunos mostraram desempenho, envolvimento, autonomia e interesse em desenvolverem atividades sobre o tema e aprenderam a respeitar e valorizar a cultura e a língua estrangeira.

referências São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260.