Ana Gramaça nº ; Cátia Costa nº ; Lúcia Bernardo nº

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Ação Corretiva NBR ISO/IEC 17025:
ELABORAÇÃO DE MANUAL DA QUALIDADE EDVALDO PEREIRA QUEIROZ JÚNIOR
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
Aula BPF.
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
O Programa 5’s na DBD/FMUSP
Segurança de Qualidade Analítica
A EXPERIÊNCIA DO LACEN/AL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE LLLLL.
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
LUCAF - Representação Comercial
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
Reflexão Modulo 8 Tânia Teixeira Formadora: Ana Filipa Caetano
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
INMETRO/DQUAL/DICLA CREDENCIAMENTO ISO/IEC ENLAB - DEZEMBRO/2000.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
Prof. Valéria Ota de Amorim Ne
Instrutor: Objetivos:.
DESAFIO Laboratório Galp Lubrificantes Métodos de Ensaio para Controlo de Qualidade de Lubrificantes Maio 2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ
INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Desmistificando o ABNT ISO Guia 34
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Tipos de Programas para Ensaio de Proficiência:  Programas de comparação de medição: O artefato.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Sistema de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Apresentação de Resultados NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO.
NP EN ISO/IEC Amostragem
ISO 17025: Garantir a qualidade dos resultados de ensaios e de calibrações 5.10 Apresentação dos resultados.
Ana Martins e Bruno Santos
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Acomodações e Condições Ambientais NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA AS USINAS NO CENÁRIO MUNDIAL
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Escolha do método/procedimento:  A metodologia poderá ser escolhida pelos laboratórios participantes;
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Capitulo 9 Análise de Sistemas da Qualidade. 4 empresas em diferentes setores industriais: Empresa 1 – autopeças, Empresa 2 – construção civil, Empresa.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Ana Gramaça nº4140028; Cátia Costa nº4140029; Lúcia Bernardo nº4140485 Mestrado Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar Controlo da Qualidade e Segurança Química de Alimentos NP EN ISO/IEC 17025 5.3 Instalações e Condições Ambientais 5.4 Métodos de Ensaio e Calibração e Validação dos Métodos Ana Gramaça nº4140028; Cátia Costa nº4140029; Lúcia Bernardo nº4140485 14 Novembro 2015

5.3 Instalações e Condições Ambientais A CVRVV faz uma descrição das condições ambientais pormenorizada das condições e adequação das salas de ensaio, com referência aos meios e princípios de segurança convencionais, incluindo material de uso diário, sistemas de alarme e cooperações externas de serviços de Emergência Médica, de corporações de Bombeiros e da Polícia de Segurança Publica. Remete, pontualmente, para as políticas e instruções de trabalho internas no que se refere à limpeza das instalações e ao acesso à sala de provas, respetivamente.   A METROVAC faz uma descrição sucinta no que respeita à manutenção das instalações e controlo das condições ambientais do Laboratório, remetendo, em termos de segurança, para as medidas gerais de controlo e prevenção de incêndios da Universidade em que está inserido. Refere o controlo na admissão de pessoas ao Laboratório e indica o seu diretor como responsável pela segurança do mesmo.

5.3 Instalações e Condições Ambientais Consultar esta tabela no documento anexo

5.4 Métodos de ensaio e calibração e validação dos métodos Indicação do tipo de métodos possíveis de utilização (normalizados/não normalizados), assim como a documentação necessária inerente à escolha de um dos métodos; Indicação dos procedimentos a adotar para a validação dos métodos: Avaliação indireta/Avaliação direta; Indicação dos documentos/procedimentos a seguir para a determinação da Incerteza dos métodos; Indicação das exigências relacionadas com o Controlo de Dados.

5.4 Métodos de ensaio e calibração e validação dos métodos 17025 CVRVV METROVAC 5.4.2. Seleção dos métodos Métodos não normalizados Métodos normalizados 5.4.5. Validação dos métodos Estudos estatísticos de confirmação Comparações interlaboratoriais Avaliação da qualidade do Método de análise Avaliação da incerteza dos métodos Validação Indireta Validação Direta 5.4.6. Estimativa da Incerteza De acordo com o normalizado Não disponibilizado nos relatórios do cliente Disponibilizado nos relatórios do cliente 5.4.7. Controlo de dados Informatizado - automático Informatizado - manual Controlo de acesso Livre acesso - fórmulas protegidas