RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Profº José Victovoski.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poder Judiciário e Ministério Público no Brasil Wellington Cabral Saraiva com modificações por Luciano Mariz Maia.
Advertisements

RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Supremo: Guardião da CF. 11 Ministros. Nomeação. Controle de constitucionalidade: difuso e concentrado. Brasil? Então: O Recurso.
Recurso Ordinário Constitucional (Art. 539 e 540 do CPC)
Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
TRABALHO DE TEORIA GERAL E CRÍTICA DO PROCESSO
Recurso Especial.
Recurso Especial.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
TEMA 18: OS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO BRASIL
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Recurso Ordinário Constitucional
I – COMPETÊNCIA Provém do latim “competentia”: proporção, simetria, e “competere”: ser capaz, concorrer com outro etc. É a distribuição da função jurisdicional.
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
ADMINISTRATIVA ART. 93 CE TJ TJM I
Recurso Extraordinário & Recurso Especial
RECURSO ESPECIAL Art. 105, III, a, b e c, CF/88.
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
Juizados Especiais Federais em Ações Previdenciárias
Ponto 5. COMPETÊNCIA I – DEFINIÇÕES:
DIREITO CONSTITUCIONAL Profa. Luciana Melo
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO - METROCAMP
UNIDADE V – Visão Geral do Poder Judiciário
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 09 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 9 PROAB.
Recurso de apelação Conceito:
1 MANDADO DE SEGURANÇA. 2 O QUE É “Ação constitucional que se presta para proteger direito líquido e certo em favor do qual não caiba habeas corpus ou.
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA ESTRUTURA JUDICIÁRIA NACIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL II
RECURSO ESPECIAL CABIMENTO
Competência Civil-III
DIREITO CONSTITUCIONAL
PRÁTICA TRABALHISTA RECURSO ORDINÁRIO
I. Recurso Ordin á rio In í cio do Curso / Descri ç ão 1.1. – Conceito Os recursos ordin á rios são os recursos cab í veis para impugnar decisões havidas.
AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO REGIMENTAL
DO RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL – R.O.C.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 08 RECURSOS ESPECIAIS O Recurso Extraordinário tem origem.
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
CRIMES ELEITORAIS SISTEMA SATELITÁRIO LFG
RECURSO ESPECIAL Resp.
HABEAS CORPUS Art
HABEAS CORPUS Art
Recurso Ordinário Constitucional Tratado por muitos doutrinadores como Recurso Ordinário Constitucional, teve sua sistemática regulamentada pela Lei 8.038,
AULA 10 – CONTRARRAZÕES CONTRARRAZÕES OU RAZÕES CONTRÁRIAS
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
FTC – Vitória da Conquista
RECURSO EXTRAORDINÁRIO RECURSO QUE DEVOLVE AO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA O CONHECIMENTO DE QUESTÃO FEDERAL DE NATUREZA CONSTITUCIONAL.
RECURSO ESPECIAL RECURSO QUE DEVOLVE AO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA O CONHECIMENTO DE QUESTÃO FEDERAL DE NATUREZA INFRACONSTITUCIONAL.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
AULA CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
Recursos ordinários No STF, art. 539, I
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Recurso Extraordinário Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
ÓRGÃOS DA FUNÇÃO JURISDICIONAL E COMPETÊNCIA
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
AULA 28 – AULA 28 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
Competência Recursal Cível do STF e do STJ
MAURÍCIO ANTONIO TAMER Atualização Legislativa RECURSO ORDINÁRIO
Transcrição da apresentação:

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Profº José Victovoski

RECURSO ORDINÁRIO PARA O STF Art Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: II - julgar, em recurso ordinário: a) o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão (competência originária do STJ, STM, TSE e TST).

RECURSO ORDINÁRIO PARA O STF Exemplos: CF, Art Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I - processar e julgar, originariamente: b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal; c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea a, ou quando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.

RECURSO ORDINÁRIO PARA O STF Se o processo chegar ao Tribunal Superior em grau de recurso, não será cabível o Recurso Ordinário para o STF. Decisões concessivas não podem ser atacadas por meio do Recurso Ordinário (devem ser atacados por meio de Recurso Extraordinário se estiver presente uma situação do art. 102, III, CF).

RECURSO ORDINÁRIO PARA O STJ Art Compete ao Superior Tribunal de Justiça: II - julgar, em recurso ordinário: a) os habeas-corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória; Exemplo: Art Compete aos Tribunais Regionais Federais: I - processar e julgar, originariamente: d) os habeas-corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal.

RECURSO ORDINÁRIO PARA O STJ b) os mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão; Exemplo: Art Compete aos Tribunais Regionais Federais: I - processar e julgar, originariamente: c) os mandados de segurança e os habeas-data contra ato do próprio Tribunal ou de juiz federal.

RECURSO ORDINÁRIO PARA O STJ c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País (art. 109, II, CF). Nesse caso não será cabível apelação. Usa-se de formas direta o Recurso Ordinário. Art Aos juízes federais compete processar e julgar: II - as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Município ou pessoa domiciliada ou residente no País.

QUESTÕES COMUNS Decisão Denegatória: entende-se aquela que julga o pedido improcedente e aquela que extingue o processo sem resolução do mérito. Com exceção das causas envolvendo Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País, que de acordo com o art. 109, II, da CF, não cabe o recurso se a decisão recorrida for monocrática. É imprescindível que provenha de órgão colegiado. O recurso não apresenta limitações e se assemelha a uma apelação. Podem ser alegadas matérias de fato e de direito, sem a necessidade de prequestionamento e da demonstração de repercussão geral. Prazo: 15 dias (art. 540 CPC). Procedimento: observados os regimentos internos do STF e STJ. STF Súmula nº 272. Não se admite como ordinário recurso extraordinário de decisão denegatória de mandado de segurança.