PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
TAP lll Professora: Camila
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Um novo significado para a prática clínica
Terapia Comportamental
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
PSICODIAGNÓSTICO I.
Quantitativo-Qualitativo:
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
Entrevista Psicológica no Idoso
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
A Psicologia Científica
TEMA E PROBLEMA.
PROCESSO SELETIVO.
Técnicas de Investigação da Personalidade I
Técnicas de Coleta de Dados
Técnicas de Investigação da Personalidade I
Planejamento do Processo de enfermagem
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Fundamentos do Psicodiagnóstico
• Manejo – Formação – Professor.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Conhecimento Científico
A entrevista em psicodiagnóstico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Coleta de dados Entrada no Campo.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Entrevista.
Questões conceituais do Aconselhamento Psicológico
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Psicodiagnóstico.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Finalidades da pesquisa científica
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Transcrição da apresentação:

PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO

Avaliação psicológica ALGUMAS DEFINIÇÕES Exame psicológico: É comumente associado a procedimentos de avaliação psicológica utilizados para fins de seleção de profissionais de empresas, concursos públicos e obtenção de carteira de motorista (psicotécnico) Avaliação psicológica Se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos procedimentos por meio de procedimentos de diagnóstico e prognóstico e, ao mesmo tempo, aos de exame propriamente ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenômenos e processos psicológicos conhecidos.

ALGUMAS DEFINIÇÕES Psicodiagnóstico: Um termo intimamente associado ao trabalho de avaliação psicológica realizado em situações de atendimento clínico. Na maioria dos casos, como uma atividade com inicio e fim previstos a curto e médio prazo, que tem por finalidade realizar diagnóstico e encaminhamento específicos para processos terapêuticos. Ou seja, é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha, 2000).

DEFINIÇÃO “Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para atender problemas à luz de pressupostos teóricos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso” (Cunha, 2000).

O Psicodiagnóstico não é baseado apenas na aplicação de testes e sim na interpretação cuidadosa dos resultados somada a análise da situação pregressa do sujeito e o contexto atual em que ele vive

PROCESSO É preciso organizar conhecimentos a respeito da vida biológica (maturação, desenvolvimento), intrapsíquica (estrutura e dinâmica da personalidade) e social (relação psicólogo/paciente; papéis familiares, amigos) Conhecimentos teóricos necessários: teorias de personalidade, psicopatologia, técnicas de avaliação

CONTRATO DE TRABALHO O Psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realiza-lo. A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.

PLANO DE AVALIAÇÃO Estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais em que se define: Quais os instrumentos necessários, como e quando utilizá-los para obtenção de: Dados que devem ser: Inter-relacionados com as informações da história clinica, pessoal ou com outras para selecionar e integrar estas informações baseadas nas hipóteses e objetivos do psicodiagnóstico que permitem: Comunicar os resultados a quem de direito oferecendo subsídios para: Decisões e encaminhamentos

OBJETIVOS O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO Configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede que o ajudem, e outra (o psicólogo) aceita e se compromete com o pedido. É uma situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo e grupo familiar) de duração limitada. Cujo objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente. enfatiza também a investigação de algum aspecto em particular, segunto a sintomatologia e as características da indicação (se houver) Abrange os aspectos do passado, presente (diagnóstico) e futuro (prognóstico) da personalidade. Utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução)

MOMENTOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO 1º) Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente; 2º) Aplicação de testes e técnicas projetivas; 3º) Encerramento do processo: devolução oral ao paciente (e/ou seus pais); 4º) Informe escrito para o remetente.

A ENTREVISTA

TIPOS DE ENTREVISTAS Com base nos critérios que objetivaram a entrevista em saúde mental, pode-se classificar a entrevista quanto aos seguintes objetivos: Diagnóstica; Psicoterápica; De encaminhamento; De seleção; De Desligamento; De pesquisa.

ENTREVISTA PSICOLÓGICA A entrevista psicológica é um processo bidirecional de interação, entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento (WIENS apud NUNES, In: CUNHA, 1993). Enquanto técnica, a entrevista tem seus próprios procedimentos empíricos através dos quais não somente se amplia e se verifica, mas, também, simultaneamente, absorve os conhecimentos científicos disponíveis.

ENTREVISTA PSICOLÓGICA Nesse sentido, Bleger (1960) define a entrevista psicológica como sendo “um campo de trabalho no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos” (p.21). Uma outra definição caracteriza a entrevista psicológica como sendo “uma forma especial de conversão, um método sistemático para entrar na vida do outro, na sua intimidade” (RIBEIRO, 1988, p.154). Enfim, Gil (1999) compreende a entrevista como uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação (p.117).

ENTREVISTA PSICOLÓGICA A entrevista psicológica pode ser também um processo grupal, isto é, com um ou mais entrevistadores e/ou entrevistados. No entanto, esse instrumento é sempre em função da sua dinâmica, um fenômeno de grupo, mesmo que seja com a participação de um entrevistado e de um entrevistador.

A ENTREVISTA INCIAL É a primeira entrevista de um processo de psicodiagnóstico. Recomenda-se começar com uma técnica diretiva no primeiro momento da entrevista, seguida pela entrevista livre e/ou semidirigida, e no final da entrevista frequentemente precisamos adotar uma diretiva novamente para preencher lacunas e encerrar a entrevista. Na entrevista livre ou semidirigida, o sujeito fica livre para expor seus problemas.

A ENTREVISTA INCIAL A primeira entrevista deve permitir conhecer: O modo de chagada do paciente à consulta (por si mesmo, enviado por alguém ou a conselho de alguém, etc.); O tipo de relação que o paciente procura estabelecer com o seu terapeuta; As queixas iniciais verbalizadas pelo paciente, em particular a maneira pela qual ele formula seu pedido de ajuda (ou sua ausência de pedido).

A ENTREVISTA INCIAL A partir dessas impressões e expectativas, entrevistador e entrevistado constroem mutuamente suas transferências, contratransferências, e resistências que foram ativadas bem antes de ocorrer o encontro propriamente dito. Um clima de confiança proporcionado pelo entrevistador facilita que o entrevistando revele seus pensamentos e sentimentos sem tanta defesa, portanto, com menos distorções. No final dessa entrevista devem ficar esclarecidos os seguintes pontos: horários, duração das sessões, honorários, formas de pagamento (quando particular), condições para administrar instrumentos de testagem e para as condições de consulta a terceiros.

ENTREVISTAS SUBSEQUENTES Após a entrevista inicial, em que é obtida uma primeira impressão sobre a pessoa do paciente, esclarecimentos sobre os motivos da procura, e realização do contrato de trabalho de psicodiagnóstico, via de regra são necessários mais alguns encontros. O objetivo das entrevistas subsequentes é a obtenção de mais dados com riqueza de detalhes sobre a história do entrevistado, tais como: fases do seu desenvolvimento, escolaridade, relações familiares, profissionais, sociais e outros.

ENTREVISTA DE DEVOLUÇÃO OU DEVOLUTIVA No término do psicodiagnóstico, o técnico tem algo a dizer ao entrevistado em relação ao que fundamenta a indicação. Em 1991, Cunha, Freitas e Raymundo (apud NUNES, In: CUNHA, 1993), elaboraram algumas recomendações sobre a entrevista de devolução: Após a interpretação dos dados, o entrevistador vai comunicar-lhe em que consiste o psicodiagnóstico, e indicar a terapêutica que julga mais adequada; O entrevistador retoma os motivos da consulta, e a maneira como o processo de avaliação foi conduzido; A devolução inicia com os aspectos menos comprometidos do paciente, ou seja, menos mobilizadores de ansiedade; Deve-se evitar o uso de jargão técnico (expressões própria da ciência circulante entre os profissionais da área, em outras palavras “gíria profissional”), e iniciar por sintoma ligado diretamente à queixa principal; A entrevista de devolução deve encerrar com a indicação terapêutica.

DIFERENÇA ENTRE ENTREVISTA, CONSULTA E ANAMNESE A técnica da entrevista procede do campo da medicina, e inclui procedimentos semelhantes que não devem ser confundidos e nem superpostos à entrevista psicológica. Consulta não é sinônimo de entrevista. A consulta consiste numa assistência técnica ou profissional que pode ser realizada ou satisfeita, entre as mais diversas modalidades, através da entrevista. A entrevista não é uma anamnese. Esta implica numa compilação de dados preestabelecidos, que permitem fazer uma síntese, seja da situação presente, ou da história de doença e de saúde do indivíduo. Embora, se faça a anamnese com base na utilização correta dos princípios que regem a entrevista, porém, são bem diferenciadas nas suas funções.

DIFERENÇA ENTRE ENTREVISTA, CONSULTA E ANAMNESE Na anamnese,  o paciente é o mediador entre sua vida, sua enfermidade, e o médico. Quando por razões estatísticas ou para cumprir obrigações regulamentares de uma instituição, muitas vezes, ela é feita pelo pessoal de apoio ou auxiliar. A anamnese trabalha com a suposição de que o paciente conhece sua vida e está, portanto, capacitado para fornecer dados sobre a mesma. Enquanto que, a hipótese da entrevista é de que cada ser humano tem organizado a história de sua vida, e um esquema de seu presente, e destes temos que deduzir o que ele não sabe. Ou seja, “o que nos guia numa entrevista, do mesmo modo que em um tratamento, não é a fenomenologia reconhecível, mas o ignorado, a surpresa”(GOLDER, 2000, p.45).

REFERÊNCIAS Cunha, J. A. (2000). Fundamentos do psicodiagnóstico. In: Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 5 ed. OCAMPO, M. L. S. (Org.) (2003). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 10 ed.