“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Surdez A Educação dos Surdos.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
José Salomão Schwartzman
Autoridade se constrói
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ESTUDO DE CASO.
ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM TGD NAS CLASSES ESPECIAIS
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Ajude – me!!.
CRIANÇAS ÍNDIGO: Doentes hiperativos ou precursores de um novo homem?
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Quando falamos em aprender...
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aprendizado depende de:
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
FACINTER JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO QUEDAS DO IGUAÇU
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Ensino Especializado em TGDs
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
ESTUDO DA APRENDIZAGEM
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Introdução à Didática Aula 3
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
Hiperatividade.
Universidade Estadual de Feira de Santana
SITUAÇÕES.
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Métodos de treinamento
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
ESQUIZOFRENIA Infantil
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
O papel pedagógico do órgão gestor
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor” TDAH “Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor” Equipe de Educação Especial DER – Votuporanga

- Desatento - Hiperativo-impulsivo - Combinado TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Tipos - Desatento - Hiperativo-impulsivo - Combinado

TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade As intervenções precoces podem representar um grande passo para minimizar o impacto negativo que o TDAH trás à vida da criança, dos pais e dos seus professores. (...) este transtorno, quando não tratado, pode associar-se a experiências negativas de ordem social, familiar e escolar, permanecendo durante a adolescência e vida adulta. (Rohde e Benczick)

Os seguintes sintomas do grupo de desatenção: - não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido; -ter dificuldade para concentrar-se em tarefas e/ou jogos; - não prestar atenção ao que lhe é dito (“estar no mundo da lua”); - ter dificuldade em seguir regras e instruções e/ou não terminar o que começa; - ser desorganizado com as tarefas e materiais evitar atividades que exijam um esforço mental continuado; - perder coisas importantes; - distrair-se facilmente com coisas que não têm nada a ver com que está fazendo; - esquecer compromissos e tarefas.

Os seguintes sintomas fazem parte do grupo de hiperatividade/impulsividade: - ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado; - não parar sentado por muito tempo; - pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude (ter “bicho-carpinteiro por dentro”); - ser muito barulhento para jogar ou divertir-se; - ser muito agitado (“amil por hora”, ou um foguete”); - falar demais; - responder às perguntas antes de terem sido terminadas;

- ter dificuldades de esperar à vez; - intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Elementos básicos que o professor deve utilizar para obter resultados positivos nas atividades com seus alunos dentro da sala de aula (Sandra Rief) “ADHD: Inclusive Instruction and Collaborative Pratices” (Instruções Inclusivas e Práticas Colaborativas)

Sete elementos-chaves para o sucesso na sala de aula Aspectos pedagógicos do transtorno

1. Chamar e Prender A Atenção uso de novidades e incentivos técnicas de questionamentos eficazes uso de organizadores gráficos sinais: apontar, bater na mesa, outros... uso de retoprojetores, outros... respostas escritas combinadas com atividades auditivas

2. MANEJO DA CLASSE clareza na comunicação e nas expectativas uso de colegas tutores regras e consequências em exposições uso do controle por proximidade alunos repetem as instruções sinais, elogios e reforço nas horas de transição revisão das regras e auto-monitoramento no trabalho de grupo

3. APRENDIZAGEM ATIVA E OPORTUNIDADES PARA ALTA INCIDÊNCIA DE RESPOSTA aprendizagem cooperativa: utilização de parceiros; membros do grupo com função pré- determinada; responsabilidade e auto-monitoramento respostas em grupo (quadro-negro).

4. ORGANIZAÇÃOE HÁBITOS DE ESTUDO utilização dos programas e expectativas da escola; utilização de cadernos e agenda de tarefas; tarefas claramente definidas e expostas na sala; sistema de estudo colega/parceiro

5. INSTRUÇÕES MULTISENSORIAIS E ACOMODAÇÕES PARA OS DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM utilização de ritmo e melodia; instruções apresentadas visual e auditivamente; uso do computador e atividade tipo “mão na massa”; ambiente da classe focalizado no trabalho dos alunos; opções para o local de estudo; cantos reservados e áreas isoladas de estudo; áreas formais/informais; uso de fone de ouvido e outros instrumentos exercícios de relaxamento/alongamento.

6. MODIFICAÇÕES DA PRODUÇÃO ESCRITA apresentação de trabalhos e testes orais tarefas e atividades mais curtas desenvolver habilidades da escrita no teclado tipos variados de papel (de computador, gráfico, quadriculado etc.)

7. PRÁTICAS COLABORATIVAS equipes consultoras para os estudos (formadas por alunos) enfatizar a parceria com os pais ensinar o trabalho em equipes para desenvolver disciplina

Qualquer um pode diagnosticar o TDAH? Informar sobre três aspectos básicos: (a) Ele tem experiência clínica com crianças e adolescentes e conhece desenvolvimento normal desta faixa etária? (b) Ele está a par dos conceitos recentes sobre este problema e conhece psicopatologia de crianças e adolescentes? (b) ele trabalha de forma integrada? É muito difícil o diagnóstico baseado apenas nas atitudes da criança dentro do consultório, a não ser casos mais grave. As informações dos pais e professores são fundamentais e o trabalho em equipe com outros profissionais enriquece muito o processo diagnóstico.

TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Considerações finais O TDAH não é um problema de aprendizado, mas as dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude, atrapalham bastante o rendimento nos estudos, diante disso, é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar suas dificuldades. Ao avaliar o aluno com TDAH, devemos primar mais pela qualidade e menos pela quantidade de tarefas executadas. O mais importante é que os conceitos estejam sendo aprendidos.

Sugestões de sites sobre TDAH www. atencaoprofessor. com. br www Sugestões de sites sobre TDAH www.atencaoprofessor.com.br www.medicinadocomportamento.com.br www.youtube.com.br http://www.tdah.org.br/ http://www.geekiegames.com.br/