“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor” TDAH “Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor” Equipe de Educação Especial DER – Votuporanga
- Desatento - Hiperativo-impulsivo - Combinado TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Tipos - Desatento - Hiperativo-impulsivo - Combinado
TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade As intervenções precoces podem representar um grande passo para minimizar o impacto negativo que o TDAH trás à vida da criança, dos pais e dos seus professores. (...) este transtorno, quando não tratado, pode associar-se a experiências negativas de ordem social, familiar e escolar, permanecendo durante a adolescência e vida adulta. (Rohde e Benczick)
Os seguintes sintomas do grupo de desatenção: - não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido; -ter dificuldade para concentrar-se em tarefas e/ou jogos; - não prestar atenção ao que lhe é dito (“estar no mundo da lua”); - ter dificuldade em seguir regras e instruções e/ou não terminar o que começa; - ser desorganizado com as tarefas e materiais evitar atividades que exijam um esforço mental continuado; - perder coisas importantes; - distrair-se facilmente com coisas que não têm nada a ver com que está fazendo; - esquecer compromissos e tarefas.
Os seguintes sintomas fazem parte do grupo de hiperatividade/impulsividade: - ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado; - não parar sentado por muito tempo; - pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude (ter “bicho-carpinteiro por dentro”); - ser muito barulhento para jogar ou divertir-se; - ser muito agitado (“amil por hora”, ou um foguete”); - falar demais; - responder às perguntas antes de terem sido terminadas;
- ter dificuldades de esperar à vez; - intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.
TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Elementos básicos que o professor deve utilizar para obter resultados positivos nas atividades com seus alunos dentro da sala de aula (Sandra Rief) “ADHD: Inclusive Instruction and Collaborative Pratices” (Instruções Inclusivas e Práticas Colaborativas)
Sete elementos-chaves para o sucesso na sala de aula Aspectos pedagógicos do transtorno
1. Chamar e Prender A Atenção uso de novidades e incentivos técnicas de questionamentos eficazes uso de organizadores gráficos sinais: apontar, bater na mesa, outros... uso de retoprojetores, outros... respostas escritas combinadas com atividades auditivas
2. MANEJO DA CLASSE clareza na comunicação e nas expectativas uso de colegas tutores regras e consequências em exposições uso do controle por proximidade alunos repetem as instruções sinais, elogios e reforço nas horas de transição revisão das regras e auto-monitoramento no trabalho de grupo
3. APRENDIZAGEM ATIVA E OPORTUNIDADES PARA ALTA INCIDÊNCIA DE RESPOSTA aprendizagem cooperativa: utilização de parceiros; membros do grupo com função pré- determinada; responsabilidade e auto-monitoramento respostas em grupo (quadro-negro).
4. ORGANIZAÇÃOE HÁBITOS DE ESTUDO utilização dos programas e expectativas da escola; utilização de cadernos e agenda de tarefas; tarefas claramente definidas e expostas na sala; sistema de estudo colega/parceiro
5. INSTRUÇÕES MULTISENSORIAIS E ACOMODAÇÕES PARA OS DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM utilização de ritmo e melodia; instruções apresentadas visual e auditivamente; uso do computador e atividade tipo “mão na massa”; ambiente da classe focalizado no trabalho dos alunos; opções para o local de estudo; cantos reservados e áreas isoladas de estudo; áreas formais/informais; uso de fone de ouvido e outros instrumentos exercícios de relaxamento/alongamento.
6. MODIFICAÇÕES DA PRODUÇÃO ESCRITA apresentação de trabalhos e testes orais tarefas e atividades mais curtas desenvolver habilidades da escrita no teclado tipos variados de papel (de computador, gráfico, quadriculado etc.)
7. PRÁTICAS COLABORATIVAS equipes consultoras para os estudos (formadas por alunos) enfatizar a parceria com os pais ensinar o trabalho em equipes para desenvolver disciplina
Qualquer um pode diagnosticar o TDAH? Informar sobre três aspectos básicos: (a) Ele tem experiência clínica com crianças e adolescentes e conhece desenvolvimento normal desta faixa etária? (b) Ele está a par dos conceitos recentes sobre este problema e conhece psicopatologia de crianças e adolescentes? (b) ele trabalha de forma integrada? É muito difícil o diagnóstico baseado apenas nas atitudes da criança dentro do consultório, a não ser casos mais grave. As informações dos pais e professores são fundamentais e o trabalho em equipe com outros profissionais enriquece muito o processo diagnóstico.
TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Considerações finais O TDAH não é um problema de aprendizado, mas as dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude, atrapalham bastante o rendimento nos estudos, diante disso, é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar suas dificuldades. Ao avaliar o aluno com TDAH, devemos primar mais pela qualidade e menos pela quantidade de tarefas executadas. O mais importante é que os conceitos estejam sendo aprendidos.
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