ISO 9001:2015 A norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, está sendo revisada pela ISO (International Organization.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Normas de Segurança da Informação
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
Workshop EJRos – 27 de Fevereiro de 2008
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Programa da qualidade Goiás
Programas de Garantia da Qualidade em Serviços de Saúde
Qualidade em Serviços de Informação
Qualidade – ISO 9000.
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
INTRODUÇÃO – ISO 9000 ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização)   I - ORIGEM   SURGIMENTO - Durante.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
© EJRos Brasil Todos os direitos reservados Workshop EJRos - ABNT NBR ISO 9001: Edição com Alterações Comentadas “Tornando Sua Empresa Mais.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão da Qualidade.
O que é ISO 9001? Aplicação no mercado
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Sistema de Gestão da Qualidade
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Evolução das Normas série ISO 9000
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
CERTIFICAÇÕES ..
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO DA QUA- LIDADE ISO9001 E CERTIFICAÇÕES
Sistema de Gestão da Qualidade
Análise de Requisitos Matriz e MiniMundo Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores Maio a Setembro/2000.
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
SGI Sistema de Gestão Integrada
Gerenciamento de Projetos
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gestão da Produção e Logística
Propriedade Intelectual da Simples Soluções Slide 1 Sistema de Gestão pela Qualidade Como é o Sistema de Gestão pela Qualidade baseado na Norma ISO 9001:2000?!
Qualidade e a ISO 9001.
Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações
Conteúdo programático
Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS
ISO que bicho é esse? ..
Gerenciamento de Escopo
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
Princípios de gestão da qualidade
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de fiscalização de energia elétrica – a busca pela gestão da qualidade! Tania Aparecida de Oliveira.
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
CMMI Capability Maturity Model Integration
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Dra. Ângela Almeida – Gerência de Normas e Procedimentos – IPASGO
Transcrição da apresentação:

ISO 9001:2015 A norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, está sendo revisada pela ISO (International Organization for Standardization), e a publicação da sua nova versão, a ISO 9001:2015, está programada para setembro de 2015.  Para Luiz Carlos Martins, Vice Presidente de Certificação do Bureau Veritas para a América Latina: "Esta nova versão inclui uma mudança fundamental que leva em consideração as expectativas de qualidade atuais e futuras dos clientes finais em relação às cadeias de fornecimento  e aumenta o impacto e o valor dos Sistemas de Gestão da Qualidade em todas as organizações."

ISO 9001:2015 Em maio de 2014 a ISO publicou para votação a DIS ISO 9001 revisão 2015(DIS - do Inglês, Draft International Standard) da nova versão norma. A próxima etapa é a publicação FDIS (do Inglês, Final Draft International Standard), que é esperada para setembro de 2015. Após o FDIS, o passo final é a publicação da versão final da norma.   O período de transição para a implementação dos novos requisitos pelas organizações que já são certificadas na ISO 9001 será de três anos após a publicação da versão oficial da norma.

QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA VERSÃO 2015? Maior ênfase na geração de valor,para a Org. e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos. Maior ênfase na avaliação dos riscos. Solicita que as Orgs. levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes). Maior envolvimento da alta direção.  

QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA VERSÃO 2015? A estrutura da norma foi revisada para estar alinhada com outras normas ISO para sistemas de gestão, de modo a facilitar sua integração. Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de "serviços". Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um “Manual da Qualidade" não é mais obrigatória). O que não irá mudar  é que o CLIENTE continua a ser o foco principal da norma.