O que são procedimentos metodológicos?

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Transcrição da apresentação:

Método - É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos? São caminhos previstos pelo método científico: Coleta de dados (observação) Problema Objetivos específicos Interpretação de dados Teorias/resultados de pesquisa existentes Conclusões

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Coleta de dados Quantificação Técnicas estatísticas Interpretação de dados

Método quantitativo É aplicado nos estudos descritivos (O QUE É): Descobrir e classificar a relação entre variáveis; Prevêem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante correlações estatísticas.

Método qualitativo A análise qualitativa em turismo é uma forma sistemática de interpretar a realidade e de entender os fenômenos turísticos com os instrumentos proporcionados pela visão da realidade, opiniões e experiências dos pesquisadores e dos grupos de observadores, informantes e participantes das pesquisas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Métodos qualitativos São caracterizados pelo não emprego da quantificação, ou seja, deixa de considerar, prioritariamente, um instrumental estatístico como base do processo de análise de um problema. Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas. Isso não quer dizer que há uma separação entre estudos quantitativos e qualitativos.

MÉTODOS QUANTITAIVOS E QUALITATIVOS Métodos qualitativos Quando o interesse não está focalizado em contar o número de vezes em que uma variável aparece, mas sim que qualidade elas apresentam A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. (Minayo,1994) A principal característica das pesquisas qualitativas é o fato de que estas seguem a tradição ‘compreensiva’ou ‘interpretativa’. (Paton, 1986)

Ambiente 85.6% Localização 72.8% Instalações 88.8% Diversão 84.8% Funcionários 89.6% Limpeza 93.6% Segurança 92.8% Valor 90.4%

Justificativa do uso de métodos qualitativos Quando não há informações suficientes para documentar a pesquisa proposta. Quando a base do estudo está centrada em componentes muito subjetivos ou de expectativas. Quando a pesquisa formulada envolve um ambiente muito mutável, em que é necessário estabelecer cenários futuros de comportamento. Quando se esperam pertubações significativas no mercado e, portanto, há necessidade de hipóteses subjetivas que não podem ser justificadas quantitativamente.

Objetivos da pesquisa qualitativa Desenvolvimento de hipóteses referentes a condutas ou atitudes relevantes; Identificação de todas as possibilidades que devem ser pesquisadas Sugestão de métodos para a pesquisa quantitativa Identificação da linguagem a ser usada Compreensão do processo de tomada de decisão.

MÉTODOS QUANTITAIVOS E QUALITATIVOS Métodos qualitativos O pesquisador é o elemento principal É descritiva e analítica Valoriza muito o processo e não apenas o resultado

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Segundo Bauer & Gaskell (2002), o emprego da entrevista qualitativa serve para mapear e compreender o mundo da vida dos respondentes. Ela fornece os dados básicos para o desenvolvimento e a compreensão das relações entre os atores sociais e sua situação. Utiliza-se este artifício quando o objetivo é uma compreensão detalhada das crenças, atitudes, valores e motivações, em relação aos comportamentos das pessoas em contextos sociais específicos. Estes eram justamente, os quesitos a serem abordados ao investigar como e com que propósitos os projetos analisados eram desenvolvidos.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Possibilidade de congregar controle dos viesses (mét. Quantitativo) com a compreensão dos agentes envolvidos (mét. Qualitativos) Possibilidade de congregar identificação de variáveis específicas (mét Quantitativos) com uma visão global do fenômeno (mét Quanlitativo) Possibilidade de complementar um conjunto de fatos e causas associadas ao emprego de metodologia quantitativa com a visão da natureza dinâmica da realidade Possibilidade de enriquecer constatações obtidas sob condições controladas com dados obtidos dentro do contexto natural de sua ocorrência Possibilidade de reafirmar validade e confiabilidade das descobertas pelo emprego de técnicas diferenciadas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Situação 1: os estudos sobre a personalidade, atitudes e motivações podem ser representados: Quantitativamente, quando se faz uso de testes ou análise fatorial (fatores). Qualitativamente, viabilizam uma análise global, relacionando o indivíduo com a sociedade, ou seja, o modo pelo qual o indivíduo se integra na sociedade ou dela se marginaliza.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Situação 2: a observação qualitativa é fundamental na explicação do funcionamento das estruturas sociais, é preciso reconhecer as implicações que diferentes concepções teóricas imprimem à análise da sociedade. Os procedimentos metodológicos mais utilizados: observação e entrevista; pesquisas documentárias que exploram as análises de conteúdo e histórica.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Contribuições do método qualitativo ao quantitativo: 1) Planejamento da pesquisa: discussão com o grupo que participará da investigação. O uso da observação, entrevista poderão melhorar a formulação do problema, o levantamento de hipóteses e a definição da amostra.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 2) Na coleta de dados, entrevistas, observações e discussões em grupo podem enriquecer as informações obtidas, especialmente pela profundidade e pelo detalhamento das técnicas qualitativas. 3) Na análise da informação, as técnicas qualitativas permitem verificar os resultados do questionários e ampliar as relações descobertas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Contribuições do método quantitativo ao qualitativo: 1) No planejamento da pesquisa, a utilização de um questionário prévio no momento da observação ou entrevista pode contribuir para delimitar o problema estudado e a informação coletada, permitindo identificar casos representativos ou não, em nível grupal ou individual.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 2) Na coleta de dados, o questionário prévio pode ajudar a evitar perguntas rotineiras e a identificar características objetivas, por exemplo, geopolíticas de um cluster turístico, que podem influir no contexto da pesquisa. 3) Na análise da informação, as técnicas estatísticas podem ajudar na verificação de informações e na reinterpretação de observações qualitativas, permitindo conclusões mais objetivas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Instrumentos e/ou técnicas de coleta de dados qualitativos: 1) Observação direta ou participante: é o contato direto do observador com o fenômeno observado, para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e seus pontos de vista.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 2) Entrevista não-dirigida: fundamenta-se no discurso livre do entrevistado. O entrevistador deve manter-se atento às comunicações verbais e atitudinais (gesto, olhar, expressões...), sem emitir opiniões. Identificar o dizível do indizível como formas de explicitação das vivências cotidianas do entrevistado.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 3) História oral: é um instrumento de pesquisa que utiliza os enfoques do indizível e do dizível. Indizível: o não-explícito. São acervos, inventários de vivências, fundamentais para a compreensão da trajetória do(s) indivíduo(s) envolvidos na pesquisa. Transmissão de experiências de geração em geração. Possui elementos objetivos e subjetivos.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Edward Thompson (1981, p: 188): através da “experiência, a estrutura é transformada em processo, e o sujeito é reinserido na história”. Processo tem o sentido de transformação. É a complementação da história oficial. São memórias situadas em um período historicamente determinado. Por essa razão não se repetem.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Dizível: a reflexão inicia com a interação do pesquisador e narrador resultando na dinâmica histórica e processual do relato. Geralmente o pesquisador conhece o mundo do narrador, ou imagina-o. Nesta inter-relação o processo sofre alterações pela intermediação: a escrita do relato e a interpretação do pesquisador.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Pôr em palavras os sentimentos e ações, próprias ou alheias, vivenciadas por um indivíduo requer atitudes: Suspender preconceitos e pressupostos de forma crítica; As narrativas devem ter mediações. É a identificação do novo.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS O uso do gravador : Transcrever depoimentos gravados exige tempo e custos. Transforma-se em um documento escrito. O pesquisador e o narrador podem agir pensando no seu interesse.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS A história oral deve ser complementada com outras informações, por exemplo documentos oficiais, estatísticas que reconstituam gestos, formas de ação em público, e outras. QUEIROZ (in MARTINELLI,1999,pp. 92-93), duas formas de história oral: história de vida e depoimentos.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 1ªHistória de vida: é um recorte da totalidade da realidade. É um momento da coleta de dados. Não há generalizações. O fato identificado faz parte da vivência do indivíduo e não da comunidade. O pesquisador deve permitir ao narrador a escolha do que quer contar, dos fatos que lhe interessem socializar. Pode ter a forma auto-biográfica.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 2ª) Depoimentos: o pesquisador escolhe os fatos a serem narrados. Distingue o supérfluo do necessário. Direciona a entrevista para os seus interesses.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 3) Análise de conteúdo: é um método de tratamento e análise de informações colhidas por meio de técnicas de coleta de dados. Aplica-se à análise de textos escritos ou de qualquer comunicação oral, visual, gestual, alocada a um texto. Tem como fundamento a compreensão crítica do significado das comunicações, seu conteúdo manifesto ou latente, as significações explícitas ou ocultas (o dizível e o indizível).

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Metodologia segundo BARDIN: A) Pré-análise: organização, operacionalização e sistematização das informações. È flexível. Permite alterações para melhor explicação do fenômeno estudado. Há três momentos:

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 1º) Leitura superficial do material: consiste na identificação da estrutura da narrativa. Por exemplo, conteúdos ideológicos, significados a respeito do fenômeno – visão de homem e mundo. Identificar palavras-chave utilizadas pelo narrador. 2º) Escolha dos documentos: pré-selecionados, enquanto atividade encomendada. Por exemplo, o curso de turismo solicita aos profissionais supervisores na área de planejamento, análise do novo plano nacional de turismo.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS O investigador formula um problema e os objetivos da pesquisa e recolhe os documentos adequados. Os documentos podem ser de origem oficial e não oficial. A escolha implica: exaustividade; representatividade; homogeneidade (mesmo tema para o segmento social escolhido, mesmas técnicas para um estudo comparativo); adequação (cumprimento dos objetivos);

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS B) Análise do material: codificação agrupamento dos dados em unidades); categorização e quantificação da informação. C) Tratamento dos resultados: por que e o que analisar. Privilegia o quantitativo. Não exclui a interpretação qualitativa. Exemplos: análise das palavras: cálculo de freqüências e percentagens. Codificar as palavras.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Há três momentos na codificação: 1ª) Determinação das unidades de registro (conteúdos). 2ª) Escolha das regras de numeração (escolha do sistema de quantificação dos dados). 3ª) Definição das categorias de análise.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Antes de transcrever as quatro entrevistas selecionadas, passei um bom tempo ouvindo cada uma delas e relendo todo o material das anotações, com o intuito de conhecê-las intimamente durante a transcrição, uma vez que é necessário um engajamento profundo com o material para produzir uma boa transcrição (Jefferson, apud Gill, 2002). Este movimento permitiu-me perceber certas nuances que no decorrer da conversa não havia me dado conta. Pude perceber, por exemplo, a preferência por determinadas expressões por parte de cada entrevistado. Conforme Gill (2002) a linguagem não é um meio neutro de refletir ou descrever o mundo, já que o discurso tem importância central na construção da vida social.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS A postura critica em relação ao conhecimento dado, aceito sem discussão e ceticismo quanto a visão de que as observações do mundo revelam a natureza autêntica do locutor; O reconhecimento de que as maneiras como normalmente compreendemos o mundo são histórica e culturalmente específicas e relativas; A convicção de que o conhecimento é socialmente construído, isto é, que nossas maneiras atuais de compreender o mundo são determinadas não pela natureza do mundo, mas pelos processos sociais; O compromisso de explorar as maneiras e os conhecimentos – a construção social das pessoas, fenômenos ou problemas – estão ligados à ações práticas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 1ª) Unidades de registro e de conteúdo a) Palavra ou símbolo: trabalha-se com todas ou com algumas mais simbólicas (sentido político-ideológico). b) Substantivos, adjetivos, verbos, e outros (categorias de palavra que indique riqueza vocabular).

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 2ª) Unidades de Contexto: são as referências mais amplas das unidades de registro. Como exemplo, “culturas inferiores”, “povos atrasados”, “sociedades periféricas”, devem ultrapassar a questão quantitativa. Deve-se procurar unidade de contexto mais ampla: a frase para a palavra, o parágrafo para o tema. Devem estar vinculadas aos objetivos, ao referencial teórico e metodológico.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 4) DELPHI: A técnica Delphi é um método para o planejamento em situações de carência de dados históricos ou nas quais pretende-se estimular a criação de novas idéias. O Delphi pode se mostrar muito útil quando se quiser realizar uma análise qualitativa do mercado, permitindo que se projetem tendências futuras em face de descontinuidades tecnológicas e mudanças socioeconômicas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Em outras palavras, O método Delphi consulta um grupo de especialistas a respeito de eventos futuros através de um questionário que é repassado continuadas vezes até que seja obtida uma convergência das respostas, um consenso que represente uma consolidação do julgamento intuitivo do grupo.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS O anonimato dos respondentes, a distribuição estatística da distribuição dos resultados, e o feedback de respostas do grupo para revalidação nas respostas subsequentes são as principais características desse método.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS O método Delphi é especialmente recomendável quando não se dispõe de dados quantitativos, ou estes não podem ser projetados para o futuro com segurança em face de expectativas de mudanças estruturais nos fatores determinantes das tendências futuras.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Na primeira rodada os especialistas recebem um questionário preparado por uma equipe de coordenação, que são solicitados a responder individualmente, usualmente com respostas quantitativas apoiadas por justificativas e informações qualitativas. O questionário, em geral, é bastante elaborado, apresentando para cada questão uma síntese das principais informações conhecidas sobre o assunto, e, eventualmente, extrapolações para o futuro, de forma a homogenizar linguagens e facilitar o raciocínio orientado para o futuro.

As respostas das questões quantitativas são tabuladas, recebendo um tratamento estatístico simples, definindo as medianas e os quartis, e os resultados são devolvidos aos participantes na rodada seguinte. A cada nova rodada, as perguntas são repetidas e os participantes devem reavaliar suas respostas à luz das respostas numéricas e das justificativas dadas pelos demais respondentes na rodada anterior. São solicitadas novas previsões com justificativas, particularmente, se estas previsões divergem das opiniões centrais do grupo. Este processo é repetido nas sucessivas rodadas do questionário, até que a divergência de opiniões entre especialistas tenha se reduzido a um nível satisfatório e a resposta dos últimos seja considerada a opinião do grupo.

Enquanto estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor um plano previamente estabelecido ( baseado em hipóteses claramente indicadas e variáveis que são objeto de definição operacional), a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada ao longo do seu desenvolvimento; além disso, não busca enumerar ou medir eventos, e, geralmente, não emprega instrumento estatístico para análise dos dados; seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. É frequente que o pesquisador que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada, e a partir daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS 5) Estudo de caso: é uma pesquisa exploratória e utilizado para a análise de situações concretas, nas suas particularidades. Seu uso é indicado para investigar a trajetória de vida de um indivíduo, como também a natureza de uma instituição ou organização, nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais, dentre outros.

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Pode-se recorrer à observação, questionários, entrevistas; técnicas de medida e de controle (gráficos, dados estatísticos). “A quantidade permite que o mundo qualitativo tenha estrutura definida” (LEFEBVRE, 1983). O relatório pode ter estilo descritivo, narrativo, analítico, ser ilustrado, filmado, fotografado.

Grupos focais Definição: É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido (até 12 pessoas). Objetivos: Obter informação qualitativa em profundidade. Revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão.

Grupos focais Características do método Participantes semelhantes: - nível de escolaridade - condição social - servidores de um mesmo setor publico Os participantes são incentivados a conversar entre si, trocando suas experiências, relatando suas necessidades, observações, preferências, etc. Duração de cada sessão: 30 a 90 min. Limite de tópicos: no máximo 5 assuntos Observador externo: não se manifesta

Grupos focais (GF) x questionários (survey) Dados qualitativos Dados quantitativos Pequenas amostras Grandes amostras Questões e respostas não estruturadas questões muito bem estruturadas, padronizadas, e respostas precodificadas

Utilidades estágios exploratórios de uma pesquisa; Quando administradores querem ampliar sua compreensão a respeito de um projeto, programa ou serviço. pode ser utilizado para monitorar um serviço em execução; Ex.: grau de satisfação das pessoas

Pesquisa Ação e Pesquisa Participante Pesquisa Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

Pesquisa ação Há uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada; Da interação resulta a ordem de prioridade dos problemas a serem pesquisados e das soluções a serem encaminhadas sob forma de ação concreta; O objeto de investigação não é constituído pelas pessoas e sim pela situação social e pelos problemas de diferentes naturezas encontrados nesta situação;

Pesquisa ação O objetivo da pesquisa-ação consiste em resolver ou, pelo menos, em esclarecer os problemas da situação observada; Há, durante o processo, um acompanhamento das decisões, das ações e de toda a atividade intencional dos atores da situação; A pesquisa não se limita a uma forma de ação (risco de ativismo): pretende-se aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o conhecimento ou o "nível de consistência" das pessoas e grupos considerados.

REFERÊNCIAS BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Persona, 1977. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1991. MARTINELLI, Maria Lúcia. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo, Veras Editora, 1999. Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade. Núcleos de Pesquisa 1.

REFERÊNCIAS RICHARDSON, Roberto Jarry et alli. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo, Atlas, 1999. THOMPSON, Edward. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro. Zahar, 1981.