DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRO SÓCIO ECONÔMICO OFICINAS DE GESTÃO, OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO 06-01-20161.

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Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRO SÓCIO ECONÔMICO OFICINAS DE GESTÃO, OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO

LOGO ORESTE PRETI UFMT PROCESSOS E DESAFIOS NA GESTÃO EM / DE CURSOS “a DISTÂNCIA”

Experiências vividas...  – equipe de coordenação de curso de Pedagogia a distância – NEAD/UFMT;  – coord. equipe de leitura de MDI do PNAP e da Rede e-Tec;  – Coordenador residente do Programa de Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique (UAB Moçambique)

NEAD/UFMT NEAD/UFMT Programa Interinstitucional de Formação Docente para o Estado de Mato Grosso Criação do Núcleo 1994 – Oferta do 1º curso de graduação a distância no Brasil – Atendeu mais de professores da rede pública de ensino em 5 polos.

MOÇAMBIQUE Lichinga Beira Maputo

Maluleque8

3 PROCESSOS DE GESTÃO 2 EaD como SISTEMA 4 DESAFIOS ATUAL CENÁRIO DA EaD

ATUAL CENÁRIO

POR QUE EaD nas IES? - A partir da década de 1970  Open Univ.  DEMANDA ECONÔMICA -No Brasil, início de 2000  DEMANDA SOCIAL

ENSINO SUPERIOR EM CRISE  A incapacidade de atender os excluídos academicamente ;  Sala de aula “vazia” - estudantes presentes, mas com a atenção focada “fora da sala”, “conectados” em outras “salas”;  AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CHEIAS DE POTENCIALIDADES  O MODELO DE UNIVERSIDADE QUE PRODUZ CONHECIMENTO E DISSEMINA PARA POUCOS JÁ NÃO SE SUSTENTA

SOLUÇÕES ADOTADAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 Um terço do crescimento de 3,3 milhões de matrículas no ensino superior entre 2003 e 2013 foi registrado nos cursos de educação a distância. O número saltou de em 2003 para em Deste total, quase 1milhão (86,6%) está matriculado em instituições particulares.  A UAB de 5 mil matrículas em 2007 pulou para mais de 160 mil em 2014 (em mais de 600 polos). QUAIS OS RESULTADOS? “massificação” – baixa “produtividade”? Racionalidade instrumental?

A Universidade tem de se reinventar:  NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA Integrando valores humanos e tecnológicos;  MODIFICAR O CONCEITO DE “SALA DE AULA”, DE “PRESENÇA” Preparando professores e estudantes para EaD, para o uso das NTICs  PROCESSOS DE GESTÃO

Presencial a Distância ? Possibilidade de materializar o direito à educação em todos os níveis Possibilidade reduzida sobretudo no ensino superior INSTITUCIONALIZAR A EaD - Instituições bimodais - NTIC / NTD

 “SEMI-PRESENCIAL”  VIRTUAL  TELEAULA  VIDEOAULA  WEB (Moodle, Blackboard, AulaNet,Claroline, Teleduc, Brightspace)  e-LEARNING  b-LEARNING  EAD / EaD Saberes e práticas disseminadas Modelos e concepções diferenciadas

COMENTÁRIO AO VIDEO EXPANSÃO QUALIDADE - ENAD ABANDONO (Condições de infra- estrutura e aspecto didático- pedagógicos /desmotivação – além de outros INSTITUCIONALIZAÇÃO – NAS IPES

2 EaD COMO SISTEMA COMPLEXO E APRENDENTE

 Sistemas que integrem equipes multi/interdisciplinares e várias mídia;  Planejamento coletivo/colaborativo  Busca de “territórios negociáveis”  A ideia de inclusão (social, territorial, etc.)

Precisa ter em consideração:  ELEMENTOS DO CONTEXTO -FATORES GEOGRÁFICOS / POLÍTICOS / CULTURAIS / EDUCATIVOS / SOCIAIS / ECONÔMICOS / TÉCNICOS / TECNOLÓGICOS / INSTITUCIONAIS.  FUNÇÕES PEDAGÓGICAS E “NÃO- PEDAGÓGICAS” dos profissionais que participam deste sistema

A EaD exige ORGANIZAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA e MEDIATIZAÇÃO TECNOLÓGICA que garantam as condições necessárias à efetivação do ato educativo. EM EaD QUEM ENSINA É A INSTITUIÇÃO (D. Keegan 1986).

Comunidade de aprendizagem INSTITUIÇÃO i Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): computadores, internet, vídeo e tele-conferências, web, TV, telefone, correio, rádio, material impresso, multimídia, etc. INTERAÇÃO Professores ESTUDANTES EQUIPES COORDENAÇÃO E MULTIDISCIPLINAR

Corpo Social  Professores  Coordenadores (de pólo e IES)  Tutores com adequada qualificação Infraestrutura  Laboratórios  Salas atendimento  Internet  Biblioteca Avaliação  Processos  Docentes  Discentes Material Didático  Impresso  Multimídia  Autoria Atendimento  Professores  “Tutores”  Coordenadores Equipe Gestão EaD ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTUDANTES Equipe multidisciplinar INSTITUIÇÃO ESPAÇOS DE ATENDI MENTO (presencial/ Virtual) Polo / centro

LOGO EQUIPES MULTIDISCIPLI NARES

Como fazer uma “educação de qualidade” fazendo recurso a estratégias didáticas e meios tecnológicos disponíveis, adequados e efetivos?

PROCESSOS DE GESTÃO

Diferentes sistemas:  AUTÔNOMO (como as Open Universities)  MISTO - SETOR EaD CENTRALIZADO - DEPARTAMENTO oferece o mesmo curso presencial e a distância  Em REDE

 GESTOR de EaD na INSTITUIÇÃO (sistema)  GESTOR de NÚCLEOS/CENTROS EaD  GESTOR de CURSO / Programa  GESTOR de POLO  GESTOR de..... (Produção de Material Didático, da Tutoria, da Avaliação, etc.)

Pesquisas realizadas ao longo de 50 anos na EaD: -Não há diferenças significativas entre diferentes tecnologias de ensino em relação ao rendimento dos estudantes; -AS DIFERENÇAS ESTARIAM nos custos, na conveniência e, sobretudo, NA PROPOSTA PEDAGÓGICA e na INTERAÇÃO.

Gestor - coordenador de curso - IPES ATUAÇÃO em diferentes níveis/campos  Institucional  Legal - acadêmico  Financeiro  Didático-Pedagógico  Técnico-administrativo

COORDENAÇÃO DE CURSO - Pedagógica - Administrativa - Pedagógica - Administrativa APOIO - Administrativo - Tecnológico - Formação EaD PROFESSORES Gestor do Polo Equipe técnico- administrativa Núcleo EaD UNIDADE ACADÊMICA A U T O R E S PRÓ-REITORIAS

ProfessoresAutoresTutoresEquipe MultidisciplinarESTUDANTES ATORES / INTERVENIENTES COLEGIADO

ESTUDANTES - processos e estratégias de ensino - a distância - presencial - material Impresso (módulos, livros Revistas, Dicionários) - CD-rom, DVD, videos... - Atividades previstas no material didático - Verificações de aprendizagem (avaliação formal presencial) - Seminários, Oficinas, Debates, Laboratórios, Trabalhos de campo e monográficos - Mediatizada pelo computador: AVA (forum, chat) - Videoconferência, Webconferência, telefone, correio, celular Docência Tutoria Avaliação Comunicação Equipe de apoio Equipe Multidisciplinar Material Didático

Recursos tecnológics Recursos humanos Modelo Pedagógico EaD Subsistemas Projeto pedagógico PDI Visão multifacetada Visão sistêmica 36 Recursos financeiros Processo de Ensino- Aprendizagem

Identificar e compreender os subsistemas EaD Docência Material Didático Tutoria Formação Avaliação

Lidar com os desafios de EaD / online Identificar as Competências necessárias Promover a Cultura Organizacional e o trabalho colaborativo Identificar os Subsistemas de apoio à aprendizagem Conhecer o modelo Pedagógico e de EaD 38

 Habilidades / Competências Profissionais Desejadas  Habilidades cognitivas e analíticas;  Habilidades comportamentais e de ação (capacidade de gerir grupos heterogêneos - relações humanas e “liderança”);  Habilidade de manter o fluxo de comunicação e de informação;  Domínio sobre o contexto de EaD e suas características

Habilidades Técnicas Desejadas  Habilidades Técnicas Desejadas  Ser usuário e habitante da Web;  Ter participado de curso online de EaD;  Ter experiência prévia como mediador de grupo virtual;  Ter equipamento técnico atualizado;  Ter boa conexão com a Web;  Domínio técnico – AVA

estratégias MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO AVA REUNIÕES PERIÓDICAS QUESTIONÁRIO SEMINÁRIO SEM

DESAFIOS

– Motivar e envolver os intervenientes Processos de gestão  trabalho colaborativo 4.3 – Processos comunicacionais Docência online - Uso dos recursos tecnológicos - interação e feedback – Monitoramento e avaliação 4.5 – Produção do material didático

Paulo Blikstein: engenheiro/USP, professor Univ. Stanford, vencedor do EUA Early Career Award 2011 (Jovens cientistas) Na Instituição, certo “ceticismo” em relação à EaD; Na equipe: - - resistência ao uso das NTICs; - sobrecarga de trabalho - tempo maior de trabalho didático na EaD - pouco incentivo; - expectativas baixas “Muitos acham que os estudantes de hoje são ruins, mas são as escolas que estão atrasadas para acompanhá-los” 4.1 MOTIVAR E ENVOLVER a equipe / os intervenientes

 DISCUTIR A PROPOSTA DO CURSO E O MODELO DE EAD;  DEFINIR FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES  DEFINIR O TEMPO PARA CADA TAREFA  DAR A CONHECER OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ENVOLVIDOS;  CAPACITAR PARA O USO PEDAGÓGICO DO AMBIENTE VIRTUAL DO CURSO

 TRABALHO COLABORATIVO Clima organizacional;  Entrosamento da equipe;  Trabalho articulado;  Trabalho por metas;  Gestão do tempo  SEGUIR DECISÕES TOMADAS NO COLETIVO – PROCESSOS DE GESTÃO

– PROCESSOS COMUNICACIONAIS  Partilhar a informação  Reagir à informação  Contribuir  Interagir  Seguir o fluxo.

DOCÊNCIA ONLINE  Uso dos recursos tecnológicos  Aprendizagem colaborativa e cooperativa;  Foco na autonomia. - INTERAÇÃO E FEEDBACK CONTÍNUO QUALIFICAR OS PROCESSOS DE ENSINAR

ESTUDANTES APRESENTAM DESEMPENHO MELHOR QUANDO PERCEBEM ELEVADA PRESENÇA DE ENSINO (ORIENTAÇÃO DIRETIVA E FACILITADA, PRÁTICAS EFICAZES DE DESIGN INSTRUCIONAL). HÁ CORRELAÇÃO ENTRE O ABANDONO DOS ESTUDANTES E A DEMORA NA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

4.5 - ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CRÍTICA! Evitar a cópia de “modelos” de outras instituições! FAVORECER A IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS, DE PRÁTICAS INOVADORAS QUE INCREMENTEM A APRENDIZAGEM.

– PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO Planejamento Revisão científica Redação comunicacional Texto didático Produção compartilhada Cumprir prazos estabelecidos

Processos centrados no gestor ou na “equipe”? GESTÃO COLEGIADA / COMPARTILHADA Processo de acompanhamento/ avaliação e formação continuada (antes / durante / depois)

ENFIM.... alguns PRINCÍPIOS Elaborados por Artur W. Chickering e Zelda F. Gamson (1987) sob demanda do Board of The American Association for Higher Education (AAHE). (apud Sarah Guri-Rosenblit, 2009) meta-análise de 50 anos de conhecimento e experiência acumulada nas universidades. Servem de parâmetro para avaliação das universidades nos EUA e outros países.

A- ESTIMULAR O CONTATO ESTUDANTE-CORPO DOCENTE B- ESTIMULAR A COOPERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES C- ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ATIVA D- OFERECER IMEDIATO FEEDBACK

E- ENFATIZAR O TEMPO PARA AS TAREFAS F- COMUNICAR ALTAS EXPECTATIVAS G- RESPEITAR A DIVERSIDADE DE TALENTOS E AS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER

Maluleque56

NÃO FAZ SENTIDO FALAR EM EDUCAÇÃO “a DISTÂNCIA” EDUCAÇÃO EXIGE PROXIMIDADE/PRESENÇA! O QUE FAZEMOS É EDUCAÇÃO ! O QUE REALIZAMOS NA INSTITUIÇÃO SÃO PROCESSOS DE ENSINAR, EDUCAR, FORMAR, QUALIFICAR, CAPACITAR... INDEPENDENTEMENTE DOS MEIOS TECNOLÓGICOS, DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

SE QUISER IR RÁPIDO VÁ SOZINHO. SE QUISER IR LONGE VÁ JUNTO ! (provérbio africano)

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