Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
Advertisements

Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
Me apresentando Economista, formado em 1990, com Mestrado Profissionalizante na UCAM (2006) em Estratégia Empresarial, Mestrado Acadêmico na UFF (1994),
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
FINANÇAS CORPORATIVAS
FINANÇAS CORPORATIVAS
“Investimentos – Parte 2 ”
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 2
Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.
VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
5. Ações Ações: Definições SAs
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Bolsa Join GRUPO 8 Leandro Zacarias Ricardo Kubota Bruno Santos
Mercado de Capitais Brasileiro
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Análise Fundamentalista
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
6 - Mercado de Capitais: Componentes, processos e negociações.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Introdução ao Mercado de Capitais
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capital e Cambial
O mercado de ações ao alcance de todos O que são ações Por quê comprar ações O mercado de ações A Bovespa Como comprar ações Bovespa vai até você.
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
SOCIEDADE ANONIMA.
Administração Financeira
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO Acadêmicos: Elida Capelari Sabion Gabriela Andreazzi Professor Orientador André.
Fundos de investimento
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Bolsa de valores 1 O mercado da bolsa de valores é aquele em que se compram e vendem valores mobiliários através das instituições do sistema de distribuição.
AÇÕES Mercado de Capitais
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade V Mercado de Capitais e Bolsa de Valores.
Administração Financeira e Orçamentária I
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Transcrição da apresentação:

Apresentação Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso ETEC Doutor Renato Cordeiro Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis Taís Rodrigues Brito Professor Orientador: André Felipe Queiroz

MEIOS E PRÁTICAS DE INVESTIMENTOS Tema BOLSA DE VALORES: MEIOS E PRÁTICAS DE INVESTIMENTOS

Pergunta problema A Bolsa de Valores é um meio no qual investidores trocam papéis por numerários. Ela oferece a seu público alvo investimentos como ações, opções, fundos de investimentos e Mercado Futuro, através dela podem-se ampliar as alternativas de investimentos, dessa forma a Bolsa de Valores pode aumentar a rentabilidade do capital investido?

Hipótese Um investimento na Bolsa de Valores, bem controlado e analisado, possibilita ao investidor uma visão sistêmica do mercado. Além disso, ficar atento as mudanças mercadológicas podem salvaguardá-lo de grandes perdas. Manter diferentes tipos de análises auxilia com mais precisão e clareza a tomada de decisão assim, através da Bolsa de Valores pode-se planejar, controlar e definir onde e como serão alocados os recursos, tornando mais eficientes as decisões, e com isso, aumentar a rentabilidade do capital investido.

OBJETIVO Conscientizar as pessoas dos meios e práticas de investimentos e suas possíveis análises, dentro das diversas possibilidades que existem dentro da Bolsa de Valores, e com isso gerar maior rentabilidade no capital a ser investido.

METAS Apresentar a Bolsa de Valores como diversificação de investimentos; Analisar os meios e práticas da Bolsa de Valores; Conceituar as possíveis análises de decisão de investimentos, Fundamentalista e Técnica, para melhor rentabilidade do capital a ser investido.

Referencial Teórico Metodologia Diagnóstico Final Conclusão

Referencial Teórico De acordo com Gitman (2010) Finanças é definida como a “arte e a ciência de administrar o dinheiro”, assim, se faz necessária a Educação Financeira, que é a capacidade de gerenciar seu dinheiro e tomar decisões efetivas e bem informadas. Segundo o Banco Central do Brasil (2014) as bolsas de valores são: “[...] sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa” (Resolução CMN 2.690, de 2000).

Os investidores podem ser divididos em: Conservadores; A Bolsa de Valores é o meio no qual os investidores podem comprar ações e derivativos financeiros com a segurança de um monitoramento governamental, que garante a veracidade das empresas ali alocadas. Ela é composta por companhias de capital aberto e investidores. A BM&F BOVESPA (2014) define os investidores como: “Indivíduos ou instituições que aplicam recursos em busca de ganhos a médio e longo prazo, que operam nas Bolsas por meio de Corretoras e distribuidoras de valores, as quais executam suas ordens e recebem corretagens pelo seu serviço”. Os investidores podem ser divididos em: Conservadores; Arrojado/Agressivo; Moderado. 9

Alguns serviços da BM&F BOVESPA são: Dividendos; Bônus de subscrição; Debêntures; Carteira de Opções; Ações. As ações podem ser subdivididas em: Ordinárias: são as ações que dão direito a voto em assembleias deliberativas, ou seja, reuniões para tomada de decisões da empresa. Preferenciais: são as ações que não dão direito a voto, porém dão ao acionista o direito de receber seus direitos primeiro.

A abertura de capital exige a autorização da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, órgão fiscalizador do mercado de capitais brasileiro, o qual registra e autoriza a emissão dos valores mobiliários para distribuição pública. As corretoras são fiscalizadas por este órgão e regulamentadas pela Lei 6.404/1976, Lei das S.A.s, para executar as operações de compra e venda de ações ou derivativos na Bovespa. Os investidores podem utilizar o sistema Home Broker, site de sua corretora, para enviar ordens de compra ou venda para a Bolsa de Valores.

Antes de investir na Bolsa de Valores deve-se analisar: Perfil do investidor Diversificação Retorno Risco Prazo Rentabilidade Taxas Punições

Tipos de análises As aplicações na Bolsa de Valores podem ser analisadas através de dois tipos de análises: Fundamentalista: utiliza os dados passados , como demonstrativos contábeis e econômico-financeiros para determinar o valor da empresa. Esta análise faz uso de toda a informação disponível no mercado para recomendar ou não investimentos na empresa. Técnica: utiliza indicadores e gráficos para realizar previsões de seus movimentos futuros em função de suas flutuações passadas para construir tendências de alta ou baixa nos preços.

Metodologia Foi realizado um estudo de caso por meio de questionário com os bancos, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco, onde se observou: Fundador Sede Classificação Bancária Serviços Quantidade de Clientes Entrada na Bolsa de Valores

Que tipo de investimento este banco indica a um possível investidor?

Qual tipo de investimento este banco indicaria a um investidor conservador?

Qual tipo de investimento este banco indicaria a um investidor arrojado/agressivo?

Qual tipo de investimento este banco indicaria a um investidor moderado?

Este banco trabalha com a compra e venda de ações?

Quais ações deste banco são as mais rentáveis?

Diagnóstico Final Cultura Mercado financeiro Taxa SELIC Dólar Ações Ordinárias Objetivos dos investidores

Conclusão De acordo com estudo de caso realizado, a pergunta problema: “[...] a Bolsa de Valores pode aumentar a rentabilidade do capital investido?” foi totalmente respondida. Porém, antes de investir na Bolsa de Valores é necessário saber sobre seus requisitos como perfil do investidor, seus objetivos ao investir e seus riscos e punições. Esses fatores contribuem para o aumento do capital investido através das aplicações e diversificação de serviços desde que haja um acompanhamento através de uma ou mais das análises, Fundamentalista ou Técnica. Portanto se investidor obtiver uma boa orientação e um bom planejamento poderá alcançar a lucratividade desejada com menores riscos.

Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis Taís Rodrigues Brito Professor Orientador: André Felipe Queiroz