COORDENADOR DE CURSO GESTOR LÍDER EMPREENDEDOR 1.

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Transcrição da apresentação:

COORDENADOR DE CURSO GESTOR LÍDER EMPREENDEDOR 1

A ESTRUTURAÇÃO E A GESTÃO DE CURSOS COMO PROJETOS PRINCIPAIS ATORES: A ADMINISTRAÇÃO DA IES O COORDENADOR O PROFESSOR O ALUNO

A ESTRUTURAÇÃO E A GESTÃO DE CURSOS COMO PROJETOS À ADMINISTRAÇÃO DA IES: CABE ESCOLHER UMA PESSOA LIGADA AO CURSO E QUE POSSUA QUALIDADE DE LIDERANÇA E ESTEJA DISPOSTA A COORDENAR UM PROJETO INOVADOR POR 3, 4, 5 ANOS OU MAIS. PLANEJAR, JUNTO COM O COORDENADOR ESCOLHIDO, TODOS OS ITENS RELATIVOS AO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, ESTABELECENDO, EM CONTRATO, OS DIREITOS E DEVERES DA IES E DA COORDENAÇÃO PARA FINS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

A ESTRUTURAÇÃO E A GESTÃO DE CURSOS COMO PROJETOS ESTABELECER UM PLANO DE TRABALHO. AGENDAR UMA REUNIÃO COM SUA EQUIPE DE PROFESSORES, ANTES DO INÍCIO DAS AULAS. AGENDAR UMA REUNIÃO ENTRE SUA EQUIPE E OS ALUNOS DO CURSO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA. MONTAR UM SISTEMA DE APOIO (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO) PARA A EQUIPE DE PROFESSORES. AVALIAR SEUS COLABORADORES CONSTANTEMENTE. O COORDENADOR DO CURSO DEVE:

A ESTRUTURAÇÃO E A GESTÃO DE CURSOS COMO PROJETOS O PROFESSOR DEVE: TRABALHAR EM EQUIPE. INTEGRAR SUA DISCIPLINA AO PROJETO DO CURSO (NÃO SE ISOLE). COLOCAR-SE NO LUGAR DO ALUNO (O MAIS IMPORTANTE NÃO É O QUE VAI ENSINAR, MAS SIM O QUE OS ALUNOS APRENDERÃO). ELABORAR SUAS TRANSPARÊNCIAS (NÃO REPRODUZIR A PÁGINA DO LIVRO). ATUALIZAR, SEMPRE, SEU MATERIAL DIDÁTICO. RELACIONAR-SE BEM COM ALUNOS E COLEGAS.

A ESTRUTURAÇÃO E A GESTÃO DE CURSOS COMO PROJETOS O ALUNO: DEVE SER INFORMADO SOBRE A EXISTÊNCIA DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. DEVE EXIGIR DA IES CONTEÚDOS QUE GARANTAM QUE, AO CONCLUIR O CURSO, ELE TENHA O PERFIL PROFISSIONAL PREVISTO NO PP. PODE FAZER UMA AVALIAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE UMA DETERMINADA DISCIPLINA COM SEUS PROFESSORES, PODENDO SER DISPENSADO E DESENVOLVER UM PROJETO DENTRO DA TEMÁTICA DA MESMA PARA SER AVALIADO. DEVE COBRAR, COM RIGOR, A PLENA IMPLEMENTAÇÃO DO PP DO SEU CURSO.

CENÁRIO ATUAL PARA O COORDENADOR REQUISITOS: COORDENADORES FAMILIARIZADOS COM A ERA DA INFORMAÇÃO/TECNOLOGIA E DO CONHECIMENTO. MUDANÇA DE MENTALIDADE, ATITUDES OU DE PERCEPÇÃO. GERENCIAMENTO DE POTENCIALIDADES INTERNAS E EXTERNAS. GERENCIAMENTO INTEGRADO DO SABER E FAZER. SIMPLICIDADE DE IDÉIAS E ATITUDES.

CENÁRIO ATUAL PARA O COORDENADOR GESTORES DE RECURSOS GESTORES DE OPORTUNIDADES TIPOS DE COORDENADORES GESTORES:

CENÁRIO ATUAL PARA O COORDENADOR REQUISITOS ACADÊMICOS PARA UM COORDENADOR GESTOR: GRADUAÇÃO NA ÁREA MESTRE OU DOUTOR NA ÁREA TEMPO INTEGRAL BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

CENÁRIO ATUAL PARA O COORDENADOR COORDENADOR DE CURSO – PERFIL PROFISSIONAL SER PROATIVO SER CRIATIVO SER OBSESSIVO PELA QUALIDADE REQUISITOS PESSOAIS BÁSICOS

COMPETÊNCIAS ESPERADAS: COORDENADOR GESTOR LIDERAR E TRABALHAR EM EQUIPES. PLANEJAR COM VISÃO DE FUTURO. GERENCIAR COM VISÃO ESTRATÉGICA. ACOMPANHAR E AVALIAR O DESEMPENHO DE SEU CURSO E DAS PESSOAS NELE ENVOLVIDAS. COMPETÊNCIAS ESPERADAS:

COORDENADOR GESTOR HABILIDADES ESPERADAS: TRATAR O CURSO COMO NEGÓCIO. IDENTIFICAR OPORTUNIDADES E RISCOS; PONTOS FORTES E FRACOS. TER UM BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E COM AS INSTITUIÇÕES. UTILIZAR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. ANALISAR, INTERPRETAR E APLICAR A LEGISLAÇÃO E NORMAS DO ENSINO SUPERIOR. TER BOA COMUNICAÇÃO. NEGOCIAR E TOMAR DECISÕES.

COORDENADOR GESTOR PRINCIPAIS FUNÇÕES: POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS ACADÊMICAS INSTITUCIONAIS

COORDENADOR GESTOR FUNÇÕES POLÍTICAS: LIDERAR CONHECER A ÁREA ESTIMULAR O CORPO DOCENTE DEFENDER O CURSO FAZER O MARKETING DO CURSO INTEGRAR O CURSO AO MERCADO

COORDENADOR GESTOR FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: SUPERVISIONAR A INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA DO CURSO. SUPERVISIONAR A ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA RELATIVO AO SEU CURSO. SUPERVISIONAR A FREQÜÊNCIA (DOCENTE E DISCENTE). ADMITIR/DEMITIR DOCENTES. GERENCIAR O CURSO (ADIMPLÊNCIA). ADMINISTRAR: EVASÃO, INADIMPLÊNCIA E OCIOSIDADE.

COORDENADOR GESTOR FUNÇÕES ACADÊMICAS: PROJETO PEDAGÓGICO – LIDERAR A CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E REVISÃO. INCORPORAR NOVAS TECNOLOGIAS. PARTICIPAR DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO. ATIVIDADES COMPLEMENTARES, DE EXTENSÃO, DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MONITORIA (IMPLEMENTAR). ESTÁGIOS (ACOMPANHAR COM O SUPERVISOR).

COORDENADOR GESTOR FUNÇÕES INSTITUCIONAIS: ADMINISTRAR A RELAÇÃO CURSO-IES- MANTENEDORA. ENADE. REUNIR EX-ALUNOS. EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS. CONSELHOS PROFISSIONAIS. RECONHECIMENTO DO CURSO. RELACIONAR-SE COM A COMUNIDADE.

COORDENADOR EMPREENDEDOR É OUSADO. NÃO TEM MEDO DE ERRAR. É AUTOCONFIANTE. É MUITO PERSISTENTE. INSPIRA OS OUTROS. TEM INICIATIVA. SENTE-SE DENTRO DO MERCADO. ADORA O QUE FAZ. É INTUITIVO E ANALÍTICO. SABE VENDER SUA IDÉIA A UM “PADRINHO”.

VOCÊ TEM PERFIL DE EMPREENDEDOR? 1. TENHO UMA VISÃO CLARA DE COMO FAZER E NÃO APENAS DO OBJETIVO FINAL. 2. EU NÃO ESPERO NINGUÉM ME DAR UM SINAL OU PERMISSÃO. JÁ ESTOU FAZENDO AQUILO EM QUE ACREDITO. 3. CORRO RISCOS MODERADOS, SOU OTIMISTA, MAS NÃO PERCO A NOÇÃO DA REALIDADE. 4. NADA PODE ME FAZER MUDAR DE IDÉIA. EU REALMENTE ACREDITO NO MEU SONHO.

VOCÊ TEM PERFIL DE EMPREENDEDOR? 5. VEJO OS OBSTÁCULOS CLARAMENTE E PLANEJO MANEIRAS DE ULTRAPASSÁ-LOS. 6. USO TODA LIBERDADE QUE TENHO PARA AGIR DE FORMA INOVADORA. 7. INSPIRO OS OUTROS A AJUDAR, MESMO QUANDO NÃO É RESPONSABILIDADE DELES. 8. SOU CONFIÁVEL E HONESTO. 9. MESMO QUANDO QUEBRO AS REGRAS, TENHO O OBJETIVO DE ATENDER AOS INTERESSES DA IES E DE SEUS CLIENTES.

SUA IES É EMPREENDEDORA? 1. A VISÃO E AS ESTRATÉGIAS DA IES SÃO CLARAS PARA MIM. 2. A IES VALORIZA O BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS ARRISCADOS E IMPREVISÍVEIS. 3. CONHEÇO UM BOM NÚMERO DE EMPREENDEDORES QUE CONSEGUIRAM SOBREVIVER E PROSPERAR NA IES. 4. OS EXECUTIVOS DA IES TÊM HABILIDADE, MOTIVAÇÃO E CORAGEM PARA SE RESPONSABILIZAR POR INICIATIVAS EMPREENDEDORAS. 5. AS EQUIPES DE TRABALHO TÊM LIBERDADE PARA TOMAR DECISÕES SOBRE SEUS PROJETOS E AGIR SEM TER QUE PEDIR PERMISSÃO.

SUA IES É EMPREENDEDORA? 6. EU POSSO DESVIAR MINHA ATENÇÃO DE TAREFAS ROTINEIRAS E USAR, PELO MENOS, 10% DE MEU TEMPO PARA EXPLORAR NOVAS IDÉIAS QUE ACREDITO SEREM PROMISSORAS. 7. MEU SUPERIOR (REITOR, VICE-REITOR, PRÓ-REITOR, DIRETOR) SE PREOCUPA COM O QUE VAI ACONTECER NO FUTURO – E NÃO APENAS COM O QUE VAI ACONTECER DAQUI A UM ANO. 8. EU TENHO INFLUÊNCIA NA SELEÇÃO DE MINHA EQUIPE DE TRABALHO – PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. 9. OS LÍDERES EMPREENDEDORES – E, PELO MENOS, METADE DE SUA EQUIPE – COSTUMAM TRABALHAR NUM PROJETO DESDE SUA CONCEPÇÃO ATÉ SUA TOTAL IMPLEMENTAÇÃO. 10. EU SINTO QUE A UNIDADE DE NEGÓCIO – O CURSO – QUE DIRIJO E A IES – COMO UM TODO – FUNCIONAM COMO UMA COMUNIDADE.

SUA IES É EMPREENDEDORA? 11. EU GASTO MAIS DE 10% DO MEU TEMPO AJUDANDO PESSOAS DE OUTROS SETORES DA IES A FAZEREM COISAS QUE NÃO SÃO DE MINHA RESPONSABILIDADE. 12. AS DECISÕES NESTA IES SÃO BASEADAS MAIS NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DO QUE EM INTERESSES PARTICULARES OU POLÍTICAS INTERNAS. 13. EQUIPES INOVADORAS COSTUMAM TER ACESSO A SERVIÇOS INTERNOS NA IES, COMO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO, CURSOS DE ATUALIZAÇÃO, TREINAMENTO ETC. 14. A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA IES SERVE PARA ENCORAJAR A INOVAÇÃO. 15. POR MAIS DOLORIDO QUE SEJA, AS PESSOAS AQUI FALAM A VERDADE E NÃO, NECESSARIAMENTE, O QUE OS OUTROS QUEREM OUVIR.

SUA IES É EMPREENDEDORA? 16. QUANDO OS COORDENADORES TOMAM DECISÕES, DEMONSTRAM UMA PREOCUPAÇÃO LEGÍTIMA COM O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE ACADÊMICA – ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. 17. QUANDO OS COORDENADORES TOMAM UMA DECISÃO, LEVAM MUITO A SÉRIO AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SOCIAIS. 18. NÓS – OS COORDENADORES – SOMOS BONS EM FAZER TENTATIVAS EM PEQUENA ESCALA PARA DESCOBRIR O QUE REALMENTE FUNCIONA.

COORDENADOR COMO LÍDER VISÃO ORIENTADORA PAIXÃO INTEGRIDADE CONFIANÇA CURIOSIDADE OUSADIA CARACTERÍSTICAS:

COORDENADOR COMO LÍDER AÇÕES ESPERADAS: REUNIÕES COM PROFESSORES ANTES DO INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO. REUNIÕES COM DOCENTES E DISCENTES NO 1º DIA DE AULA. LEVANTAMENTO DOS REGISTROS ACADÊMICOS DOS DISCENTES. LEVANTAMENTO COM OS DOCENTES DAS DIFICULDADES/FACILIDADES NAS AULAS. REUNIÕES COM REPRESENTANTES DE RH DA REGIÃO (PÚBLICO E PRIVADO). REUNIÕES COM REPRESENTANTES ESTUDANTIS E LÍDERES DE CURSOS.

COORDENADOR COMO LÍDER AÇÕES ESPERADAS: 7. AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO (DOCENTE E DISCENTE; QUANTITATIVO E QUALITATIVO). 8. LIDERAR A REVISÃO PERIÓDICA DO PP DO CURSO. 9. REVISAR OS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS E ADMINISTRATIVOS DO CURSO. 10. REVER OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO. 11. OFERTAR CURSOS SEQÜENCIAIS EXTRACURRICULARES. 12. AVALIAR OS CONTEÚDOS MINISTRADOS NO PERÍODO, AO FINAL DE CADA SEMESTRE.

O COORDENADOR E O COLEGIADO DE CURSO ESTUDO SOBRE O NÚMERO DE VAGAS E EVASÃO DO CURSO AUTORIZAR APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ELABORAR HORÁRIOS DE AULA ADEQUADOS DECIDIR SOBRE QUESTÕES DE MATRÍCULA, TRANCAMENTO E CANCELAMENTO ORIENTAÇÃO A ALUNOS NORMAS DE ESTÁGIOS E MONITORIA

O COORDENADOR E O COLEGIADO DE CURSO ESTUDO E AVALIAÇÃO CURRICULAR DIRETRIZES E CONTROLE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CONTROLE DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CONTABILIZAÇÃO ACADÊMICA E CURRICULAR

O COORDENADOR E SEUS COLABORADORES O QUE ESPERO DE MEUS COLABORADORES: COMPROMETIMENTO COM METAS E OBJETIVOS DO CURSO E DA IES. ENVOLVIMENTO EM PROJETOS DE PESQUISA E PUBLICAÇÃO DE SEUS RESULTADOS. FOCO NO ALUNO, EXCELÊNCIA NO ENSINO. FLEXIBILIDADE. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. COMPROMETIMENTO ÉTICO. ATITUDES POSITIVAS. PERMANENTE CAPACITAÇÃO.

O COORDENADOR E SUA IES O QUE ESPERO DE MINHA IES: VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO. RECURSOS COMPATÍVEIS COM O GRAU DE RESPONSABILIDADE. INVESTIMENTOS EM CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. DESAFIOS. SER OUVIDO. COMPROMISSO COM A GARANTIA DE QUALIDADE NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO.

1. NÃO PODE LIMITAR-SE ÀS ATRIBUIÇÕES BUROCRÁTICAS. CONCLUSÕES 1. NÃO PODE LIMITAR-SE ÀS ATRIBUIÇÕES BUROCRÁTICAS. 2. DEVE DESENVOLVER MECANISMOS QUE INCREMENTEM A COMPETITIVIDADE DO CURSO. 3. TRANSFORMAR O CURSO EM “COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM CONTINUADA”. 4. SER POLÍTICO. 5. SER GERENTE. 6. SER ACADÊMICO. 7. FOCAR NO ENGRANDECIMENTO INSTITUCIONAL.

COORDENADOR: UM MAESTRO

COORDENADOR: UM LEGADO