COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Esta é a escola onde trabalho
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
OS TRÊS PORQUINHOS.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Situação de Aprendizagem
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Apresentação Período: 04 a 09 de 2013;
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PROJETO OS ANIMAIS.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
PROJETO LUZ E ESPERANÇA
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Creche Municipal Oscar Lobato Supervisora bolsista: Ana Claudia Ribeiro Gomes Bolsista: Ana Carolina dos Santos Amorim FUNDO DO MAR Portfólio da turma Pré I B

2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma do Pré I B, surgiu através da roda de conversa em sala de aula, onde depois das férias o tema de pesquisa do último Projeto de Trabalho veio a ser debatido, gerando um novo tema: Fundo do Mar. 2.2 Questões problematizadoras: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber:  O que tem no mar?  O que é alga?  Como o peixe respira dentro do mar?  Quais animais que vivem no mar eu posso ter em casa?  O que o peixe come?  Tubarão tem dentes? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Creche Municipal Oscar Lobato, na turma do Pré I B da professora Daniela Ribeiro no turno da manhã, sendo que ao todo são 21 crianças, 08 meninas e 13 meninos. FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses:  Tem no mar caranguejos, golfinhos, tubarões, areia, estrelas do mar, baleias, peixes, raias, algas, águas vivas, conchinhas, tartarugas e cobras que dão choque.  É uma coisa verde, que os peixes comem.  Os peixes tem um “nariz”, que fazem com que eles respirem dentro do mar.  Peixe e Tartaruga.  Ração para peixe.  Sim, muitos dentes afiados. 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões. FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem Oral e Escrita: Elaboração da escrita espontânea; ampliação do vocabulário; exploração do nome próprio e géneros textuais diferentes. Raciocínio Lógico e Matemático: Quantidade; cores; raciocínio lógico; formas geométricas; números e medidas. Natureza e Sociedade: Preservação do meio ambiente; animais marinhos; percepção do espaço e estados físicos da água. Corpo e Movimento: Coordenação motora fina; coordenação motora ampla; ampliação da flexibilidade, agilidade concentração, socialização e trabalho em equipe. FOTO DA ATIVIDADE

4. CONCLUSÃO O Projeto de Trabalho se desenvolveu bem ao decorrer do semestre, durante as pesquisas as crianças se interessaram mais sobre as Baleias Jubarte e Orca, ocasionando um trabalho mais voltado para esse assunto. Posso afirmar que trabalhar com o Projeto de Trabalho é muito interessante, é sempre uma grande oportunidade conhecer e vivenciar novos conhecimentos. Percebo quanto se torna mais significativo e prazeroso para o educando este tipo de aprendizagem e o quanto eu como bolsista venho aprendo sempre com os mesmos. Me sinto muito realizada pela forma como as crianças se entusiasmaram pelo tema e participaram da construção do conhecimento da turma. Por fim, podemos afirmar que esse ano de descobertas foi enriquecedor para todos. BIBLIOGRAFIA HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação; os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 ed. São Paulo: Artmed, FOTO DA ATIVIDADE