UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
Programa aluno pesquisador
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação Ambiental - GPEEA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“Universidade e Escola”
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O Programa PIBID na UFRN
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Odilei Avelino dos Santos
PORTIFÓLIO.
Subprojeto: Geografia
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
PORTIFÓLIO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
O movimento do Abinv na Escola
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SEVERINO CABRAL PORTIFÓLIO COORDENADORA: JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO SUPERVISORA: ÉRICKA ARAÚJO SANTOS BOLSISTA: GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS CAMPINA GRANDE - PB DEZEMBRO - 2015

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA PIBID INTRODUÇÃO INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA DAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO (1ª “B”) CONSIDERAÇÕES FINAIS AGRADECIMENTOS

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA A Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral localiza-se na Rua Gláuber A. Guimarães, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande/PB. http://pibidmatematicaufcg.webnode.com/escolas-parceiras-/

LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

O PIBID... O programa tem por objetivo contribuir para a formação inicial de professores de Geografia desenvolvendo reflexões teóricas e ações que assegurem uma base sólida para a construção de uma prática pedagógica autônoma e sintonizada com as atuais necessidades do ensino desta disciplina, além da busca pela dinamização das aulas de Geografia através da atuação dos bolsistas com intervenções de acordo com o conteúdo do livro didático ministrado pelo professor regente, levando para sala de aula novas alternativas didático pedagógicas objetivando a desconstrução do conceito de Geografia pelos discentes, onde a maioria define como sendo uma disciplina voltada para o conhecimento de generalidades sobre os aspectos físicos e humanos sem utilidade prática em seu cotidiano.

INTRODUÇÃO A EEEM Severino Cabral está entre as escolas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - neste ano de 2015. A instituição se localiza na cidade de Campina Grande PB, no bairro de Bodocongó. Por causa de período em greves, paralisações, falta de merenda, problemas estruturais (vazão de esgoto e falta de energia elétrica), a instituição tem funcionado com limitações a mais no ano em questão, dificultando o desenvolvimento de algumas ações do PIBID na escola.

INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA TURMA DA 1ª “B” Fonte: Geneva H. de M. Santos, 2015.

27/02/2015 ( 01 aula ) Dinâmica “Quanto tempo eu tenho?”, onde os alunos, em círculo, deveriam passar um objeto ao som de uma música e, à medida que esta parava, quem estivesse com ele deveria responder uma pergunta. O tempo que se tinha para responder era o queimar de um fósforo. Para finalizar, distribuiu-se balas. Anexo

02/06/2015 ( 02 aulas ) Apresentação à turma de músicas e cordéis sobre Dinâmica Climática e sua Interferência Humana envolvendo questões como: seca, água, gestão política e poluição. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. 05/06/2015 ( 01 aula) Construção de músicas e cordéis. Anexo

16/06/2015 ( 02 aulas ) Apresentação à turma das músicas e cordéis produzidos pelos alunos para acompanhar o que eles vinham compreendendo sobre as aulas relativas à Dinânica climática e sua Interferência Humana . Anexo

11/08/2015 ( 02 aulas ) Uso de texto complementar construído por um conjunto de trechos do artigo “A problemática dos resíduos sólidos urbanos e os instrumentos de gestão do meio ambiente na cidade de Campina Grande/PB” de Pereira (2009), que fora utilizado em uma aula sobre impactos ambientais com o intuito de causar reflexão e discussão em sala. Uma tentativa de agregar mais conhecimentos aos alunos. Disponível em: https://geopibiduepb.wordpress.com/2015/10/05/texto-utilizado-numa-aula-sobre-impactos-ambientais/

01/09/2015 ( 02 aulas ) Com o objetivo de incentivar a turma à pesquisa e à discussão dentro das temáticas de Impactos Ambientais e Sustentabilidade, e ampliar a troca de conhecimentos, os alunos foram organizados em seis grupos para promover debates, nos quais cada equipe ficou responsável de pesquisar e apresentar sobre sub-temas pré-definidos pelos mesmos para gerar discussões. Antes do final de todas as apresentações, ocorreu o sorteio dos sub-temas, onde nenhum grupo poderia receber o assunto que já tivesse apresentado, na finalidade de, em pouco tempo (cerca de uma semana), cada equipe produzir um relatório com base nas apresentações dos colegas. A idéia de fazer o sorteio com os temas já apresentados – requisitando o material produzido (relatório) num curto prazo – estimulou para que os grupos prestessem atenção e participassem, de fato, às mesas redondas uns dos outros.Mesas redondas com as sub-temáticas “Impactos ambientais do solo” e “Impactos ambientais da água”.

08/09/ 2015 ( 02 aulas ) Mesa redonda com a sub-temática “Sustentabilidade da água”. 15/09/2015 ( 02 aulas ) Mesas redondas com as sub-temáticas “Impactos ambientais no ar” e "Impactos Ambientais na Caatinga" 18/09/2015 ( 01 aula ) Mesa redonda sobre”Impactos ambientais no Cerrado”. Anexo

28/10/2015 ( 02 aulas ) Aula sobre “Rochas”, ministrada pela bolsista. Disponível em: https://geopibiduepb.wordpress.com/2015/12/01/aula-sobre-rochas-ministrada-pela-bolsista-pibid-1a-b-escola-severino-cabral/

10/11/2015 à 17/11/2015 Produção de cartas topográficas e de maquetes de altitude das proximidades da escola para alcançar a análise e compreensão da turma sobre as variações de relevo no bairro onde moram. Anexo

27/11/2015 ( 02 aulas ) Dinâmica "Jogo de percurso: RETROSPECTIVA GEOGRAFIA 2015, onde os alunos foram divididos em grupos, de acordo com a demanda que quis participar. Cada grupo jogou o dado uma vez para determinar quem iniciaria, pois, deveria ser a equipe que acertasse uma pontuação maior. A partir disto, as peças relativas a cada grupo deveriam ser movidas de acordo com as subsequentes pontuações obtidas no dado. Em alguns pontos discriminados havia o desafio de responder às perguntas elaboradas com auxílio de dicas feitas pela bolsista. Em caso de resposta errada, a peça deveria voltar duas casas. Ao fim do percurso, o grupo que chegasse primeiro ganharia uma caixa de bis. Fora distribuído pirulitos de "prêmio de consolação". Anexo

CONSIDERAÇÕES FINAIS Com base nas experiências vivenciadas no PIBID pela bolsista, possibilitou-se uma maior aproximação com o seu iminente campo de atuação. O programa tem um papel de grande importância e contribuição, pois facilita a união da teoria à prática, colaborando na construção de formação de docentes e de uma Geografia funcional nas escolas.

AGRADECIMENTOS As autoras agradecem o apoio concedido, mediante bolsas, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID; à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, por viabilizar a existência de tais iniciativas; e à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, que acolheu os participantes deste subprojeto.