Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007| Administração.

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Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007| Administração

Capítulo 7 Planejamento

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO Planejamento envolve: escolher um destino avaliar rotas alternativas determinar o curso específico para alcançar o destino escolhido Capítulo 7 Planejamento

A ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO Planejamento estratégico Prazo: usualmente longo, acima de cinco anos Questão básica: em que ramo estamos? Devemos ampliar ou reduzir nossas atividades? Processo: provavelmente envolve diversos altos executivos Complexidade: muitas variáveis, porque o ambiente externo e interno precisam ser avaliados Grau de estruturação: estrutura muito pequena ou estrutura desenvolvida especificamente para cada organização Resultados: uma declaração genérica que define por escrito os acordos obtidos no processo de planejamento Capítulo 7 Planejamento

Planejamento tático Prazo: comumente de um a cinco anos Questão básica: quais são os principais componentes de nosso negócio? Existem áreas específicas de concentração ao longo desse tempo de duração? Processo: precisam ser envolvidos os altos executivos que participaram na formulação do plano estratégico; além desses, também são convocados os gerentes de divisão ou altos funcionários de linha responsáveis pela organização Complexidade: existem menos variáveis do que no planejamento estratégico, uma vez que a missão foi formulada Grau de estruturação: existe alguma estrutura, em termos de políticas e recursos atuais da organização Resultados: conhecido por muitos nomes (por exemplo, diretrizes estratégicas, plano tático, alvos de oportunidade, plano qüinqüenal) Capítulo 7 Planejamento

As diretrizes escritas dos Resultados geralmente abrangem pelo menos as seguintes áreas : áreas básicas do negócio metas financeiras oportunidades de mercado organização administrativa instalações físicas definição de prazo para a próxima revisão Capítulo 7 Planejamento

Planejamento operacional Prazo: geralmente um ano ou menos; pode ser mensal Questão básica: quais tarefas específicas precisam ser realizadas para se conseguir os resultados estabelecidos no plano tático? Processo: comumente encabeçado pelos altos gerentes de divisão que participaram do processo de planejamento tático Complexidade: geralmente se incluem variáveis mais específicas no plano operacional Grau de estruturação: dos três níveis de planejamento, esse é o mais estruturado porque tendem a existir nas organizações sistemas de planejamento de negócios Resultados: o plano operacional leva em conta:  hipóteses para o período  mudanças internas que precisam ser feitas  produção e cronogramas  Responsabilidades  orçamento Capítulo 7 Planejamento

A FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO No nível institucional executadas pelo órgão responsável pelo planejamento na empresa garante que dados e análises sejam disponibilizados de forma oportuna Capítulo 7 Planejamento

No nível gerencial cada gerente precisa ser capaz de prever e estimar tempo, pessoal, capital e matéria-prima necessários à produção dos bens e/ou serviços pelos quais ele é responsável ferramentas de planejamento:  técnicas de programação de cronogramas  método do caminho crítico de análise de eventos e períodos de tempo  o método PERT (project evaluation and review technique)  administração de projetos Capítulo 7 Planejamento

O MÉTODO PARA O PLANEJAMENTO o processo de planejamento também precisa ser planejado os dados e as análises tanto do ambiente externo quanto do interno são componentes importantes do processo de planejamento tarefas típicas de assessoria:  coletar e analisar dados  documentar os resultados das reuniões  desenvolver agendas ágeis e acuradas na preparação das reuniões do comitê de planejamento Capítulo 7 Planejamento

O PROCESSO DO PLANEJAMENTO E SEUS RESULTADOS o comitê de planejamento examina e discuti dados e análises dos ambientes externos e internos e chega a formulações em cada um dos três níveis de planejamento Capítulo 7 Planejamento

UM CONTINUUM o planejamento prossegue no sentido de analisar a missão, avaliar riscos e oportunidades no ambiente e rever ações específicas para cada ano Capítulo 7 Planejamento