Objetivo Objetivo: Identificar a ocorrência e analisar as principais características da medição de desempenho em uma representativa cadeia de suprimentos da indústria automobilística brasileira, a qual utiliza um condomínio industrial;
Justificativa Dinamismo na estrutura competitiva e cooperativa do setor automobilístico; Tendência a criar uma demanda pela medição de desempenho além dos tradicionais; Novos arranjos produtivos, com grau elevado de outsourcing, contratos de longo prazo, acordos integrativos, entre outros;
Justificativa Consequências das mudanças: Aumento das exigências das montadoras e maior concentração dos fornecedores. Consequências das mudanças: Aumento das exigências das montadoras e maior concentração dos fornecedores. Mudanças dos mecanismos de desempenho representam a expansão nas empresas nos estudos internacionais; Mudanças dos mecanismos de desempenho representam a expansão nas empresas nos estudos internacionais;Justificativa Consequências das mudanças: Aumento das exigências das montadoras e maior concentração dos fornecedores. Consequências das mudanças: Aumento das exigências das montadoras e maior concentração dos fornecedores. Mudanças dos mecanismos de desempenho representam a expansão nas empresas nos estudos internacionais; Mudanças dos mecanismos de desempenho representam a expansão nas empresas nos estudos internacionais;
Metodologia Pesquisa bibliográfica; Pesquisa bibliográfica; Entrevistas com executivos; Entrevistas com executivos; Foram estudadas 6 empresas; Foram estudadas 6 empresas; Caráter exploratório e descritivo; Caráter exploratório e descritivo;
Gestão da cadeia de suprimentos O que é cadeia de suprimentos? O que é cadeia de suprimentos? First tier suppliers e second tier suppliers; First tier suppliers e second tier suppliers; Membros primários e membros de apoio ; Membros primários e membros de apoio ; Cadeia interna, imediata e total; Cadeia interna, imediata e total; Estrutura, processo e componentes do SCM; Estrutura, processo e componentes do SCM;
Gestão da cadeia de suprimentos O que é cadeia de SMC? O que é cadeia de SMC? Modelo gerencial contemporâneo; Modelo gerencial contemporâneo; Multifuncionalidade; Multifuncionalidade; Governança na cadeia; Governança na cadeia;
Medição de desempenho em cadeias de suprimentos Avaliação de mérito – Taylor; Avaliação de mérito – Taylor; Sistema de controle de desempenho – Fayol; Sistema de controle de desempenho – Fayol; 1980 a qualidade e satisfação do cliente; 1980 a qualidade e satisfação do cliente; Competição empresarial entre cadeias de suprimentos; Competição empresarial entre cadeias de suprimentos;
Medição de desempenho em cadeias de suprimentos Atendimento ao pedido, satisfação do cliente; lead time, volume de estoque, custo, desempenho dos ativos, tempo do fluxo entre desembolsos e receitas, entre outros; Atendimento ao pedido, satisfação do cliente; lead time, volume de estoque, custo, desempenho dos ativos, tempo do fluxo entre desembolsos e receitas, entre outros; Desvantagens e vantagens da medição de desempenho; Desvantagens e vantagens da medição de desempenho;
Estudo de caso 2009 / / montadora, 2 fornecedores de primeira camada, 2 fornecedores de segunda camada e 1 concessionária; 1 montadora, 2 fornecedores de primeira camada, 2 fornecedores de segunda camada e 1 concessionária;
Montadora 2002 reformulação da planta; 2002 reformulação da planta; Logística com alta complexidade: Logística com alta complexidade: Tipos de fornecedores; Tipos de fornecedores; 4000 componentes por tipo de plataforma; 4000 componentes por tipo de plataforma; Total de componentes com os sistemistas, se não estimasse um total de 40000; Total de componentes com os sistemistas, se não estimasse um total de 40000;Montadora 2002 reformulação da planta; 2002 reformulação da planta; Logística com alta complexidade: Logística com alta complexidade: Tipos de fornecedores; Tipos de fornecedores; 4000 componentes por tipo de plataforma; 4000 componentes por tipo de plataforma; Total de componentes com os sistemistas, se não estimasse um total de 40000; Total de componentes com os sistemistas, se não estimasse um total de 40000;
Fornecedores Fornecedor A: Sistemista 40 funcionários Grupo alemão; Peças e sistemas para carroceria, chassis e motores; No brasil 22 subsidiárias;Fornecedores Fornecedor A: Sistemista 40 funcionários Grupo alemão; Peças e sistemas para carroceria, chassis e motores; No brasil 22 subsidiárias;
Fornecedores Fornecedor B: Fechaduras mecânicas e eletrônicas; Mais de 200 designers trabalham na Alemanha, Coreia e EUA; Fornece diretamente para a montadora em questão;
Fornecedores Fornecedor C: Manufatura de tubos, engenharia mecânica e distribuição; Módulos completos, chassis, motores e peças para carroceria; Brasil em 1999;
Fornecedores Fornecedor D: Nacional Estampados, ferramentas de corte e repuxo ao fornecedor B;
Concessionária São Paulo e Minas; Grupo tem 6 concessionárias;
Avaliação - Montadora Avaliação dos fornecedores de forma multifuncional; Logística responsável por: Facilidade dos fluxos de informações; Tipo de embalagem; Transporte e armazenagem; Nível no atendimento;
Avaliação - Montadora Engenharia: Desenvolvimento de produto e processo; Qualidade; Qualidade: Garantia da qualidade; Conformidade do produto;
Avaliação - Montadora Finanças: Saúde financeira; Compras / Comercial: Estuda e monitora os relacionamentos;
Avaliação - Fornecedores Fornecedor A: Reclamação do cliente; Parada de linha do cliente; Sistema rigoroso; Considera a avaliação da montadora;
Avaliação - Fornecedores Fornecedor B: Considera que a montadora controla qualidade e desempenho das entregas;
Avaliação - Fornecedores Fornecedor C: Avaliado pela montadora a qualidade e desempenho das entregas; Avaliações mensais e semestrais;
Avaliação - Fornecedores Fornecedor D: Reprogramação da produção; Exigências do fornecedor B: especificações, quantidade e tipo de peça;
Avaliação - Jusante Montadora e Concessionária: Atender a demanda final; Área comercial responsável por São Paulo capital e ABC paulista; Legislação brasileira; Relacionamento integrado; Suporte através do back office e front office;
Avaliação - Jusante Principais indicadores: Vendas; Atendimento ao cliente; Rentabilidade; SIQ – Sistema de informação da qualidade;
Análise da Cadeia Não identificada uma sistemática única e integrada; Montante: Logística e Qualidade => políticas de abastecimento; Jusante: Comercial e vendas => Concessionárias A montadora direciona todo o processo;
Análise da Cadeia A montadora direciona todo o processo; KPI (Key performance indicators); Cripple;
Análise da Cadeia Sistema de medição semelhante ao Balanced Scorecard; Barreiras para a implementação; Concessionárias tem mais condições para identificar as necessidades dos clientes;
Análise da Cadeia Montadora mensuram apenas os elos estratégicos; Características de controle fortes; A montadora exerce sua governança e coordenação através de relações com mercado ou elevadas cooperação com sistemistas e concessionárias;
Análise da Cadeia Montadora: core-ring with lead firm; A legitimidade da governança é realizada por meio de uma combinação de sistemas de coerção e de cooperação;
Considerações finais Sugestão de trabalhos futuros: Necessidade de revisão do conceito de medição de desempenho; Identificar os muitos sistemas (desdobramentos) na “cadeia imediata”.
Conclusão Na indústria automobilística, fornecedores e compradores têm formado cadeias de suprimentos, nas quais surgem parcerias e alianças sinérgicas.
Conclusão As estratégias de externalizações (outsourcing), tem mudando a natureza dos relacionamentos interempresariais, que passam de muitos fornecedores competitivos e excludentes para poucos cooperativos e interdependentes.
Conclusão As medidas a montante são fortemente direcionadas para os aspectos operacionais relacionados à qualidade, produção e desempenho das entregas e as medidas a jusante apresentam um caráter mais estratégico e mercadológico.
Pergunta Qual problemática foi abordada pelo artigo acerca da indústria automobilística ?
Resposta Os muitos sistemas de medição de desempenho em cadeias de suprimentos no contexto estratégico, operacional e mercadológico.
OBRIGADO !!!