Evolução da sociedade (Alvim Toffler)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
O CAPITAL INTELECTUAL Thomas Stewart
Contexto da Informação
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA
GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
O GUIA DEFINITIVO DE MARKETING DIGITAL
O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
O Futuro da Competição Grupo D
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
gestão em inteligência competitiva
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
SIM - Sistema de Informações de Marketing
Administração de Marketing I
Tema Gestão do Conhecimento:.
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Profissional de GC / Função de GC
Evolução da Ferramenta Informática no Apoio à Decisão (Sistemas de Apoio à Decisão) Ricardo Melo Emanuel Pimentel Técnicas de Optimização e Decisão.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
A Importância da Informação
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Função da Administração:
A Área de Vendas e a Gestão do Capital Intelectual
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
Sistemas de Informações Gerenciais
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
ERP.
Competitividade Científica para a Era do Conhecimento Era do Conhecimento.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
BENCHMARKING.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
MARKETING I.
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
Uma onda de reorganizações
Gestão do Conhecimento GC
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Gestão de Negócios - Evolução da Sociedade
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Evolução da sociedade (Alvim Toffler) 3ª onda 2ª onda 1ª onda 1650 A 1960 A partir de 1960/1970 Há 10.000 anos Caça e sobrevivência Trabalho do Solo (Agricultura) Fábricas Produção em massa Organizações empresar. Visão futuro Com base no passado Ativos tangíveis Tecnologia de máquinas Economias de escala Mudanças na sociedade nos aspectos técnico, científico e sociais. Organizações em redes Empresa como ser biológico Interação a partir da informação Informação e conhecimento não são escassos e podem ser produzidos a partir do nada Ativos intangíveis

Gestão na era do conhecimento Gestão do Conhecimento X Gestão na era do conhecimento Processo Estratégia

Gestão do conhecimento É o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação do conhecimento, que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos (capital intelectual)do conhecimento de uma organização.

“Transformar o conhecimento em negócio/resultado” Porquê a gestão do conhecimento? Abordagem estratégica/comercial “Transformar o conhecimento em negócio/resultado” (Inovação)

Inteligência comercial Vantagem competitiva Venda na era competitiva Como fazer o conhecimento virar negócio ? Inteligência comercial Vantagem competitiva Venda na era competitiva

Empresa Capital Intelectual é a relação entre o capital humano,estrutural e de relacionamento, que maximiza o potencial da organização para criar VALOR ECONÔMICO Fonte: MKM – Competitiveness Global Strategies Capital Humano competências o que sabemos Empresa Capital de Relacionamento rede de fornecedores conhecimento clientes conhecimento mercado customização personalização valor percebido Capital Estrutural processos sistemas de TI patentes

Transferência do Conhecimento De Socialização: cafezinho e conferência Externalização: escrever um relatório Tácito Explícito Internalização: forma opinião sobre relatório Combinação: compara dois relatórios Para Tácito Explícito

Programas e projetos de GC Inteligência comercial competitiva Páginas amarelas Biblioteca ativa Treinamentos específicos (NEGÓCIO) Benchmarking Comunidades de prática

Inteligência competitiva A ênfase da gestão da informação na ótica do PNQ

Inteligência competitiva Como são identificadas as necessidades de coleta, tratamento, guarda e disponibilização de informações para apoiar as operações e as tomadas de decisão nos diversos níveis da organização ? Como a tecnologia de informação é utilizada para alavancar o negócio e promover a integração da organização com seus clientes, parceiros e fornecedores ? c) Como as informações são disponibilizadas... ?

Inteligência competitiva Resultados Gestão competitiva de vendas Estratégia Vantagem competitiva Inteligência competitiva

Inteligência competitiva Levantamento de necessidades Obtenção da informação Estruturação da informação Análise da informação Disponibilização da informação

Inteligência competitiva Definição de necessidades Entrevista formal com o solicitante Qual a finalidade da informação Definição clara do conteúdo da informação

Inteligência competitiva Captação das informações Revistas, jornais e sites especializados ( mercados, tendências, notícias ) Feiras e eventos ( clientes, concorrência ) Encontros de negócios ( clientes ) Empregados e sistemas internos da empresa Pesquisa junto aos clientes

Inteligência competitiva Estruturação das informações Triagem das informações Catalogação e classificação das informações Estruturação da base de dados com emissão de relatórios Relatórios padronizados Relatórios avulsos Relatórios AD HOC

Inteligência competitiva Análise das informações Principal aspecto da IC. A análise deve sempre relacionar a informação com foco específico nos negócios da empresa

Inteligência competitiva Disponibilização das informações Informações de acordo com definições junto ao usuário Uso de recursos de informática Sigilo e contra informação Retorno do usuário

Inteligência competitiva Vantagem Competitiva (INOVAÇÃO) Produto Preço Promoção Praça Sua empresa concorrência

(vendedores transformados Inteligência competitiva Gestão competitiva de vendas Segmentação Marketing de relacionamento (vendedores transformados em consultores)