FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS

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Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A Importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor na educação infantil. Autora: Bianca Gusmão e Natanaelly da Silva INTRODUÇÃO Este trabalho visa realizar um estudo sobre o tema “A importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor na educação infantil”, pois através da mesma é possível desenvolver no indivíduo capacidades afetivas, cognitivas e motoras, de acordo com o RCNEI. “O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.” (RCNEI, 1998) Desta forma, esta pesquisa tem como finalidade apontar a importância da motricidade e sua ligação no desenvolvimento ensino-aprendizagem na infância. Com a função também de compreender os movimentos como a linguagem do corpo, de modo que o aluno desenvolva a expressão por meio dela, levando o indivíduo a um desenvolvimento global. A psicomotricidade está ligada com todas as etapas do desenvolvimento do ser humano seja ela a infância, adolescência, vida adulta ou na velhice. RESULTADO Os resultados obtidos foram bastante relevantes para o entendimento do aluno sobre o próprio corpo, que o mesmo é o nosso espaço particular e com ele, podemos nos mover, sentir, agir, perceber e descobrir novos espaços. A psicomotricidade auxilia esse espaço particular em desenvolvimento, que é o corpo infantil, a se desenvolver por completo. É através de estímulos afetivos, cognitivos e motor que se adquire o desenvolvimento pleno do seu universo corporal, segundo o RCNEI. “O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.” (RCNEI, 1998) Visto que a ciência que a estuda tem como finalidade pesquisar o comportamento do movimento humano, unindo em si as áreas pedagógicas e de saúde, portanto é de extrema importância que o professor que atua na área da educação infantil, seja consciente que a criança atua no mundo por meio do movimento, conheça a fundo o desenvolvimento motor e suas fases. Dessa forma, o aluno pode ter mais facilidade na criação de atividades baseadas nos conceito da mesma, gerando currículos e projetos em que elas manipulem seu corpo como ferramenta para explorar, criar, sentir, agir, brincar, imaginar e aprender.   MATERIAL E MÉTODOS Os materiais utilizados foram: pneus, cones, caixa e bola. O método utilizado foi um circuito, onde a criança tinha que pular dentro dos pneus e logo em seguida passar pelos cones fazendo os sentidos direita e esquerda, e por fim, tendo passado pelos cones, estando parada, arremesar a bola dentro da caixa. Feito isto, pegar a bola dentro da caixa e fazer o percuso novamente no sentido inverso. Através desta atividade psicomotora é possível desenvolver de forma lúdica a lateralidade, equilíbrio, agilidade, percepção dentre outros aspectos. É muito importante que o professor atuante nas séries inciais da educação, trabalhe a parte motora da criança, visando assim um melhor desenvolvimento intelectual. DISCUSSÃO O corpo infantil se encontra em um estágio de constante desenvolvimento, tudo que se vive é um aprendizado, e é pelo corpo que a criança vai descobrindo o mundo, explora, experimenta sensações e expressa-se percebendo o que a cerca e o que ela própria pode intervir nas suas ações. É conhecendo a si mesmo e nas relações com os outros, através das ações que exerce sobre o ambiente em que vive, que a criança constrói o seu conhecimento. Entretanto é importante que o professor compreenda o movimento infantil como ferramenta de aprendizagem, podendo assim adequar a criança a um ambiente que proporcione o desenvolvimento das potências sensorio-motor da mesma, de maneira pedagógica, lúdica e saudável. Bibliografia BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil.. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 1998.   SILVA, Daniele Araújo. A importância da psicomotricidade na educação infantil. Brasília, 2013. Disponível em www.repositorio.uniceub.br. Acesso em 09 set. 205