RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

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PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV Estagiário: JOHNANTAN PEREIRA GONSALVES Prof. (a). Formadora: IVANIA MARIA DE SOUSA CARVALHO RAFAEL TUTOR (a): SÔNIA REGINA SENA DE SOUZA Curso de Licenciatura em Matemática

ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA 3

Introdução O Estágio Supervisionado IV foi realizado visando à regência do acadêmico dentro de sala de aula, bem como colocar em prática o projeto de intervenção “MATEMÁTICA EM CONTEXTO: APLICAÇÕES PRÁTICAS NO DIA A DIA DO EDUCANDO”, descrito no relatório do Estágio Supervisionado III, etapa pré-requisito para elaboração do estágio em descrição, projeto esse que passou por modificações e recebeu o nome de “MATCOT – A Matemática no Cotidiano”, em especial visando à prática docente e o ensino-aprendizagem do professor regente com seus alunos. O mesmo também serviu para que o acadêmico pudesse se familiarizar com a rotina dentro de sala de aula, para prosseguir com sua futura formação escolhida. Em suma, será retratada aqui a importância do estagio na formação acadêmica do profissional da educação e a influência que o mesmo trará em relação à sua profissionalização, visando também descrever a realidade da Instituição, do professor e do aluno, cada passo observado e anotado pelo acadêmico. Por fim, tem-se que o papel do professor, observado na etapa anterior do estágio, contribuiu bastante para a aprendizagem do aluno-estagiário e que tais observações foram úteis para o desenvolvimento de sua regência na etapa atual do estagiário e também para as atribuições profissionais do futuro professor.

Observação/Regência No período em questão, o professor iria realizar o plano do 4º período de seus discentes, onde o mesmo iria fomentar sobre a Geometria Plana e Espacial, contemplando o ensino básico estudado pelos alunos no ano anterior, ressaltando nas próximas aulas os assuntos sobre os diferentes tipos de triângulos, lados e ângulos, e as fórmulas de calcular a área da superfície de algumas figuras planas como círculo, setor e coroa circular. Um fato interessante é que todo o ensino ministrado na Instituição é voltado para realização de provas externas como vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), talvez seja por isso uma das dificuldades enfrentada pelos alunos, que seria a interpretação das ‘gigantescas’ questões contextualizadas que esse exame cobra, mas mesmo assim o professor, sempre preocupado com os discentes, explicava de maneira prática e clara essa contextualização. Durante os planejamentos, nós refletíamos sobre tal didática e procurávamos metodologias diferenciadas para repassar e explicar tais conteúdos para os alunos. As práticas educacionais em sala de aula, como definições, classificações e descrições não foram esquecidas pela escola. Pelo contrário, elas continuam a existir, porém em uma nova roupagem, fazendo que a construção do conhecimento seja o ponto de partida para a formação de jovens cada vez mais protagonistas e autores da própria história.

Observação/Regência Minha regência foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2015, na turma da 2ª série do Ensino Médio no curso Técnico em Edificações e durante pude perceber que tudo o que foi estudado na prática de ensino não funcionam tão bem. Isso acontece porque ainda não conhecemos a realidade dos discentes, porém depois de certo tempo fui conhecendo a turma e descobrindo suas dificuldades e potencialidades.

CONCLUSÃO Apesar de todos os desafios encontrados nesta etapa, acredito que a mesma foi realizada satisfatoriamente, uma vez que tentei ministrar as aulas de uma maneira totalmente proveitosas e tenho certeza que o conteúdo foi repassado de forma clara e coerente. Agora é importante salientar que apesar de muitos alunos não se interessarem pelo aprendizado, o convívio com eles só aumentou em mim a vontade continuar lecionando. Sei que as dificuldades são muitas, mas o que motiva a continuar é saber contorná-las. Ademais, ressalto aqui que esse trabalho foi de fundamental importância e relevância para minha vida pessoal e profissional, baseando-me pelas experiências vivenciadas dentro da sala, me proporcionou de forma significativa conhecimentos para que possa está utilizando sempre na minha prática docente com o intuito de aperfeiçoá-la.

Localização da escola A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa está situada na Rua Kleber Pessoa Navarro Veras, S/N, Cidade Com Deus, Camocim, no estado do Ceará, com CEP 62400-000, Telefone: (88) 3621 – 1626, inscrita no CNPJ 01638331/0005-48, Censo escolar nº 23002590 e endereço eletrônico: monsexpedito@escola.ce.gov.br.

BREVE HISTÓRIA DA ESCOLA. A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, foi implantada no ano de 2009, atualmente oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Enfermagem, Edificações, Logística, Comercio, Eletromecânica e Hospedagem, todos com carga horária para três anos e em tempo integral. Os referidos cursos têm a oportunidade de acolher jovens estudantes, residentes em bairros localizados no entorno da escola e sua grande maioria, oriundos de população de baixa renda.

Modalidade de Ensino/N de Alunos Atualmente, a escola conta com 12 turmas, nas três séries do Ensino Médio Integrado, e a quantidade de aluno por turma está descrita na tabela abaixo: SÉRIE CURSO TÉCNICO QUANTIDADE DE ALUNOS 1º EDIFICAÇÕES 45 ELETROMECÂNICA 46 ENFERMAGEM LOGÍSTICA 2º COMÉRICO 41 44 3º 42 43 37 HOSPEDAGEM TOTAL - 519

Espaço físico da escola A escola atualmente possui 12 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 auditório com capacidade para 200 pessoas, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de línguas, 01 laboratório de matemática, 01laboratório de química, 01 laboratório de física, 01 laboratório de biologia, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 diretoria, 01 coordenação pedagógica, 01 refeitório com varias mesas e cadeiras, onde são realizadas as refeições diárias, 01 ginásio poliesportivo coberto com dois vestiários, sendo um masculino e outro feminino, 01 anfiteatro, onde são realizadas as apresentações culturais, 02 salas especiais para aulas práticas do eixo profissional, 05 banheiros com divisórias para homens e mulheres e 01 estacionamento.

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire)

Deve dar-lhes atenção e cuidar para que eles aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas (LIBÂNEO, 1994, p. 250)