METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
“A LEI da MOTIVAÇÃO”. “A LEI da MOTIVAÇÃO” “Filósofo” contemporâneo… “NADA É POSSÍVEL SEM MOTIVAÇÃO” De quem é essa frase? Vladimir Lima “Filósofo”
Essa é minha escola.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação Ambiental - GPEEA
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Os níveis básicos da leitura
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
TÉCNICAS DE ENSINO.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto: Conta que eu conto
Tendência Progressista Libertadora
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Procedimentos de Ensino
Laboratório de Aprendizagem
Introdução à Didática Aula 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Maira Bernardi NUTED/UFRGS
Música.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
CURSO DE GEOGRAFIA DEPGEO/UNIR
Atividade complementar 04
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Introdução à Didática 1.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA GILSON BATISTA ALVES E MARCELENE CUNHA

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes". Rubem Alves

Abordagem conceitual: Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori). Abordagem conceitual:

Algumas reflexões: Diante das realidades da sociedade contemporânea, é imprescindível a nós, educadores, a tomada de consciência de que os alunos têm uma cultura e uma curiosidade que precedem à imposição da escola. Promover a igualdade entre desiguais exige uma visão crítica do educador que busca ampliar não só os conhecimentos de sua área de ensino, mas também toda uma visão de mundo aliada à crença de que a escola precisa considerar os educandos como seres humanos, portanto, seres histórico-sociais.

O aluno no processo educacional é visto como um fator essencial para a construção do conhecimento, e não só como um mero recebedor de conteúdos. A busca pelo saber não está ligado exclusivamente no ato de ouvir, copiar e fazer exercícios, pois neste aspecto metodológico os alunos devem permanecer calados e quietos em suas carteiras, entretanto, é possível realizar vários tipos de propostas que pressupõem a participação ativa do aluno e não se limitar apenas aos aspectos intelectuais ou a memorização de conteúdos julgados como relevantes, segundo Reznike e Ayres (1986 apud CANDAU, 1988, p. 121), “Quando falamos em reavaliação crítica, estamos atendendo não só para o processo em si do ato educativo, mas também para tudo aquilo que os alunos já trazem enquanto vivência, enquanto formação cultural”.

Assim, através dos mais variados meios de construção do conhecimento a tarefa do professor deve ser, não somente passar conteúdo mas sobretudo que os alunos estejam construindo conhecimento, principalmente,ter um olhar crítico do mundo que o cerca.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar: a)      Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem; b)      A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se; c)      As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas); d)     Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível:

Métodos e Técnicas Didáticas Individuais Métodos e Técnicas Didáticas Interativas Métodos e Técnicas Didáticas Individuais Leitura Dirigida Discussão Solução de Problemas Debate Estudo de Casos Estudo em Grupo Pesquisa Diálogo Estudo/Tarefa Dirigida Simpósio Aulas práticas de laboratório Painel Aulas práticas de oficina Phillipps 66 ou 22 Aulas práticas de campo-estudo do meio Comissão Trabalho Individual Entrevista Demonstração de Teorias Mesa Redonda Aulas Expositiva Fórum Seminário Apresentação de Soluções Dramatização