CONTRATO PSICOLÓGICO DE TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
As pessoas fazendo a diferença em tempos de crise
Principais características da Abordagem Comportamental
Principais características da Escola de Relações Humanas
Comportamento Organizacional
Comprometimento.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Professora Andréia Oliveira Vicente
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Visão Transversal de TGA: Evolução dos Conceitos de “Homem”, “Organização” e “Meio Ambiente” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006, Cap. 9) Evolução do Conceito de.
ILDH – Coaching Individual e Grupal
Formação Profissional IV
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Teoria do Desenvolvimento organizacional
TRABALHO EM EQUIPE I.
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
PROCESSO SELETIVO.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Organização – conceitos introdutórios
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Compreendendo Equipes de Trabalho
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Variáveis Básicas do D.O.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Somos todos seres sociais
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

CONTRATO PSICOLÓGICO DE TRABALHO Expectativas e Contrato Psicológico de Trabalho FRANCA, A.C.L., Comportamento organizacional: conceitos e práticas, 2008 CONTRATO PSICOLÓGICO DE TRABALHO

conceito Contrato Psicológico de Trabalho é um conceito psicossocial que ocorre sempre que se constroem vínculos, em que entra em jogo a satisfação de necessidades de duas ou mais partes. No Contrato entre uma pessoa e uma empresa os aspectos desenvolvidos são as habilidades, a performance e as características pessoais, o sistema, a políticas e os serviços organizacionais. Os seus agentes são: A PESSOA FÍSICA (EMPREGADO) E A PESSOA JURÍDICA (E EMPRESA)

Entendimento entre empregado e empresa Resultados Compromisso responsável Ajuste de interesse Previsivibilidade A COMPREENSÃO PODE SER OBSERVADO A PARTIR DA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS COM O MODELO DO CONTRATO.

Os interesses podem ser comuns ou conflitantes; O contrato como vínculo psicossocial surge a partir de necessidades individuais e coletivas, que espera-se que sejam satisfeitas pela conjugação de peculiaridades da tarefa com o contexto organizacional;

“A ideia de um contrato psicológico denota que há um conjunto não explícito de expectativas, atuando em todos os momentos, entre todos os membros de uma organização e os diversos dirigentes; e outras pessoas dessa organização (...) Muitas dessas expectativas são implícitas e envolvem o senso de dignidade e valor da pessoa...”(Schein, 1982)

Existe um lado pouco revelado do contrato psicológico – As pessoas têm expectativas durante o seu trabalho. A relação é permeada pela cultura da empresa e pelo perfil do empregado.

PESSOA EMPRESA Predisposições Físicas História de Vida Características afetivas e Emocionais Ambiente Cultural e Geográfico Vínculos Familiares e Sociais Normas Tecnologia Liderança e Poder Valores Produtos / Serviços Clientes / Fornecedores Mercado Pacto: Competências/metas e tarefas/relações formais/relações informais

RESGATAR E AMPLIAR PERCEPÇÕES Essencial para GESTÃO DE PESSOAS: Finalidades: Conhecer as expectativas em relação ao trabalho em uma determinada organização Aumentar o número de informações sobre as características recíprocas do trabalho Criar vínculos positivos entre a pessoa e a empresa que a contrato Negociar para alinhar expectativas Delimitar de forma clara os papéis e funções Desenvolver ações e programas para aperfeiçoar as condições de administração dos conflitos e frustrações

O mapeamento do contrato psicológico gera: Conhecimento mais eficiente da cultura organizacional; Aculturação mais rápida e menos tensa; Melhoria no desempenho profissional; Mais receptividade a mudanças; Diminuição das especulações, dúvidas e sensações de ameaças; Facilitação do projeto de vida no trabalho do empregado com relação à empresa e vice-versa; Fortalecimento do autoconceito e da imagem da empresa

O contrato de trabalho é contínuo e mutável; e tem como co-fator a interiorização, por parte da pessoa contratada, das normas e procedimentos da empresa e sua reprodução e recriação na atividade diária. A EMPRESA- Profissionais de recrutamento e seleção, técnicos do treinamento e do departamento de pessoal, chefia imediata e todos aqueles que decidem, avaliam e estimulam, em nome da empresa, o comportamento do empregado Na legitimação do contrato psicológico, entram em jogo aspectos racionais, emocionais e situacionais.

Desdobramentos do contrato psicológico CARACTERÍSTICAS BÁSICAS Extensão pessoal-empresarial dos contratos; O tipo de envolvimento pessoa-empresa; A qualidade e a fonte de informações; A natureza da função e sua respectiva demanda psicológica; A realidade nas expectativas e nos acertos; A eficácia das formas de comunicação; O espaço para a recriação e singularização das funções; Os padrões de confidencialidade e ética; O nível de flexibilidade e de adaptação necessário para o trabalho; O desempenho Funcional.

TIPOS DE VÍNCULOS Configurações contratuais Autoritário Participativo Aleatório Fútil Essas configurações sofrem influências dos argumentos da vida, das opções existenciais que as pessoas e as organizações buscam.

Argumentos: ENFOQUE ANÁLISE TRANSACIONAL empresas pessoas Sobrevivência A expansão A imagem A rentabilidade Necessidade de sobrevivência Dever social Realização profissional O trabalho como parte da vida Predeterminação social Argumentos: ENFOQUE ANÁLISE TRANSACIONAL

MANUTENÇÃO OU QUEBRA DE VÍNCULOS A continuidade ou quebra do vínculo pessoa-empresa depende da combinação de características técnicas e sociais nos níveis de confronto como a realidade vivida, da mudança ou ratificação das atitudes pessoais, da aceitação dos grupos e de legitimação dos papeis pelo sistema organizacional. Fatores: O conhecimento A atitude O acompanhamento individual O acompanhamento do grupo A institucionalização A comunicação informal pode desarticular ou cristalizar o vínculo. Nível de confiança entre a pessoa e a empresa – fator determinante da forma saudável de manutenção do vínculo. Aspectos extra-empresa – Entidades de classe, convenções coletivas. Importância atribuída a explicitação do vínculo. o nível em que as partes estão dispostas a assumir com transparência.

TIPOS DE EXPECTATIVAS Fatores que contribuem na identificação de semelhanças e diferenças relativas ao contrato de trabalho: Listagem das necessidades individuais (para que a pessoa trabalha naquela empresa?); Relação das necessidades da empresa (o que a empresa espera daquele empregado?); Análise das prioridades para a pessoa e para a empresa; Contraste entre prioridades e necessidades da pessoa e da empresa; Possibilidade de sucesso ou fracasso das expectativas; Ponderação desses dados sobre os estilos de poder e regras grupais;

...continua Eficácia dos incentivos, direitos e deveres; Influência da associações de classe; Nível de profissionalização das práticas de recursos humanos; Equilíbrio e padrões de troca entre pessoas e empresa.

PESSOA E PERSONALIDADE PERSONLIDADE Essência de cada pessoa Característica de expressão, atitudes, comportamentos e escolhas estáveis por um determinado período de tempo na vida de uma pessoa. Envolve a organização integrada das características cognitivas, afetivas, volitivas e físicas e a maneira pela qual se manifesta, diferenciando-se de todas as outras pessoas. Cada pessoa – uma personalidade

SEMELHANÇA ENTRE PESSOAS É PRÓPRIO DA CONDIÇÃO HUMANA E DA SITUAÇÃO DOS SERES HUMANOS. ELES TÊM A CAPACIDADE DE PENSAR E DE EXPRESSAR SEU PENSAMENTO POR MEIO DAS PALAVRAS, GESTOS E OUTRAS EXPRESSÕES.

Diferenças entre pessoas APESAR DE POSSUIREM UMA CONSTITUIÇÃO BIOLÓGICA E, MUITAS VEZES, CULTURAL COMUM, OS SERES HUMANOS VARIAM EM ESTILO E AMPLITUDE AO EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS, SENTIMENTOS OU OUTRAS REAÇÕES

O MODO PARTICULAR DE AGIR E REAGIR DEPENDE DE DOIS FATORES: Fatores hereditários e/ou congênitos Fatores ambientais

Hipócrates (400 A.c) – tipos de temperamento Sanguíneo – Otimista e esperançoso Melancólico – Triste e deprimido Colérico – Irascível Fleumático – Apático Jung (1923) classificou a personalidade nos eixos introversão e extroversão e seus desdobramentos de pensamento, sentimentos, julgamento.

SPRANGER PROPÕE SEIS TIPOS DE PERSONALIDADE RELACIONADOS A VALORES: Teórico Econômico Estético Social Político Religioso McGregor – Teoria X e Teoria Y

Empresa e poder – tipologias de poder Schein Autoritária ilegítima – Coercitiva Autoridade racional-legal – predominantemente utilitária, recompensa financeira Autoridade predominantemente normativa, emprego de associatividade, autoridade baseada no carisma ou no conhecimento Estruturas mistas: Normativo-coercitivo – unidades de combate Utilitário-normativas –Maioria dos sindicatos trabalhadores Utilitário coercitivas – Algumas industrias em fase inicial, algumas empresas agrárias,

TIPOS DE PODER E DE AUTORIDADE E TIPOS DE ENVOLVIMENTO