10 a 12/11/15 LEMBRETES SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. (Oriundos da avaliação da Cgcre pela IAAC) Mauricio Araujo Soares Dicla/Cgcre/Inmetro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Validação e Verificação do APPCC
AUDITORIA.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
VOCÊ DEVERÁ COMPREENDER:
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade – ENOAC 08 de junho de 2009 NIE- CGCRE TRATAMENTO DE NÃO- CONFORMIDADES DETECTADAS DURANTE PROCESSOS.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Uso do Símbolo da Acreditação (NIE-CGCRE-009 e NIT-DICLA-031)
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Maria Angelica de Oliveira Coutinho
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Workshop com os Organismos de Certificação
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
4º Estudo de Caso (Dquim – Inmetro) Isabel Cristina Serta Fraga
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Tipos de Programas para Ensaio de Proficiência:  Programas de comparação de medição: O artefato.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
R-01 A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO ELEMENTAR CONSULTORIA EM QUALIDADE A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
10 a 12/11/15 O papel de avaliadores e especialistas nas avaliações Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da.
METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO NIT-DICLA-029
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Amostra Representativa do escopo Gloria Maria Pereira da Silva Chefe da Nualc.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Luis Francisco Marcon Ribeiro Gestor de Acreditação Cgcre/Dicla/Nualc
Divisão de Acreditação de Laboratórios
METODOLOGIA DE TRABALHO
Mário Henrique de Moura
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Acomodações e Condições Ambientais NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
4.4 Implementação e Operação
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Workshop para Inspetores BPL Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2015 Lidiane Martins de Albuquerque - Gestora de Acreditação DICLA - Divisão de Acreditação.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

10 a 12/11/15 LEMBRETES SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. (Oriundos da avaliação da Cgcre pela IAAC) Mauricio Araujo Soares Dicla/Cgcre/Inmetro

10 a 12/11/15 Aspectos positivos na avaliação da IAAC a respeito de atividades de EP O pessoal da Cgcre e as equipes de avaliação demonstraram conhecimento a respeito de ensaios de proficiência e de sua avaliação. A política e os procedimentos da Cgcre atendem os requisitos da IAAC (ISO/IEC 17011, ILAC P9 e IAAC MD 002) Todas as equipes de avaliação avaliaram de maneira adequada os requisitos a respeito de atividades de ensaios de proficiência. PARABÉNS A TODOS !!!!! 2/11

10 a 12/11/15 Pontos de melhoria a respeito da avaliação de atividades de EP 1) Assegurar que o recebimento do FOR-Cgcre-008 2) Aprimorar controle sobre ações corretivas 3/11

10 a 12/11/15 Ações de melhoria a respeito da avaliação de atividades de EP Várias ações, por exemplo: s aos laboratórios ações para controlar o recebimento do For-Cgcre-008 até 15/02 sanção no caso de não entrega do FOR-Cgcre-008 treinamentos internos, revisão de controles internos da Dicla melhoria na forma de controle das ações corretivas outras Ações com respeito aos avaliadores 4/11

10 a 12/11/15 Ações de melhoria a respeito da avaliação de atividades de EP Ações com respeito aos avaliadores: Enviado aos avaliadores em 22/10/15. Revisão da a NIT-Dicla-029 para que o líder assegure o recebimento da documentação do OAC antes da avaliação. (já abordado na apresentação da Patrícia.). A NIT revisada será emitida em breve. Relembrar aos avaliadores a respeito das sanções previstas na NIT- Dicla-031 Anexo 2, itens 2.18 e 2.19 sobre resultados insatisfatórios e ações corretivas em atividade de ensaios de proficiência, obrigatórias ou nas quais o laboratório participa por sua própria iniciativa com o propósito de garantia da qualidade. 5/11

10 a 12/11/15 Atividades de EP por iniciativa do Laboratório São mecanismos do laboratório para garantir a qualidade de seus resultados ISO/IEC 17025, cláusula Requisitos estabelecidos pela ILAC – ILAC P9 NIT-DICLA-026: Plano de Atividades de EP, com frequência mínima e abrangendo escopo (NIT-DICLA-026, seção 9) Seleção de provedores pelo laboratório (NIT-Dicla-026 seção 10) Requisitos para tomar ações – ISO/IEC e Mecanismo de controle da Cgcre – verificação pelos avaliadores durante as avaliações e relato no RAV. 6/11

10 a 12/11/15 Situação que leva à sanção - NIT-DICLA-031 Anexo : Continuar prestando o serviço como OAC acreditado sem tomar ações corretivas necessárias ou sem demonstrar ações corretivas eficazes a respeito de atividade de ensaios de proficiência, obrigatórias ou nas quais participou por sua própria iniciativa.. Sanções 1ª ocorrência - Advertência. Nota: Como parte do tratamento da não conformidade o OAC deve, além de implementar ação corretiva, interromper a realização dos serviços. 2ª ocorrência - Suspensão parcial para os serviços afetados até a confirmação das evidências das ações requeridas na cláusula deste regulamento. Redução do intervalo entre reavaliações 3ª ocorrência -Redução da acreditação para os serviços afetados. Cancelamento, caso todos os serviços sejam excluídos do escopo 7/11

10 a 12/11/15 Atividades de EP obrigatórias (NIT-DICLA-026, item 11) São um mecanismo da Cgcre para avaliar o laboratório !! (ISO/IEC clausula 7.15) 11.1 Independentemente de haver cumprido a quantidade e frequência mínimas de participação em atividades de EP, os laboratórios acreditados ou postulantes à acreditação devem, obrigatoriamente, participar das atividades de EP selecionadas pela Cgcre. Exemplos de atividades de EP obrigatórias: 11.2 Auditorias de medição 11.3 Comparações de CT definidas como obrigatórias (publicados no site da acreditação, nos planos de trabalho da CT) 11.4 Outras atividades de EP determinadas pela Cgcre, realizadas pelas organizações citadas em NIT-Dicla-026 itens 10.1.a até 10.1.f. (exemplos: EP da IAAC, APLAC, EA, EP realizados pela Dicep/Dimci/Inmetro, etc.) 8/11

10 a 12/11/15 Atividades de EP obrigatórias (NIT-DICLA-026, item 11) São um mecanismo da Cgcre para avaliar o laboratório !! (ISO/IEC clausula 7.15) Requisitos para tomar ação corretiva – NIT-DICLA-026 – item 12 – prazo de 90 dias para evidenciar ações à Cgcre Mecanismo de controle da Cgcre – controle interno da entrega das ações, avaliação das ações pelos avaliadores, verificação pelos avaliadores durante as avaliações e relato no RAV. 9/11

10 a 12/11/15 Situação que leva à sanção - NIT-DICLA-031 Anexo : Resultados insatisfatórios em duas atividades de ensaio de proficiência obrigatórias subsequentes, organizadas ou selecionadas pela Cgcre, para um mesmo serviço ou para serviços nos quais é utilizado o mesmo método. Sanções 1ª ocorrência - Suspensão parcial para os serviços afetados até a confirmação das evidências das ações requeridas na cláusula deste regulamento. 2ª ocorrência - Redução da acreditação para os serviços afetados. Cancelamento, caso todos os serviços sejam excluídos do escopo. 10/11

10 a 12/11/15 Obrigado. Mauricio Araujo Soares 11/11