LEITURA:CONSTRUÇÃODESENTIDOS Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin
AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS CENTRADAS NA LEITURA
IDEB Í Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Identificar redes de ensino municipais e escolas que apresentam fragilidades no: - fluxo escolar: retenção e evasão - desempenho nas avaliações: Língua portuguesa Língua portuguesa Matemática Matemática
PISA Programa de educação da OCDE OCD E Organização p/ Cooperação e Desenvolvimento Econômico -. patrocinado por um consórcio de instituições de países desenvolvidos Missão: ajudar governos-membros a desenvolver políticas nas áreas econômicas e sociais.
Era da Informação Era do Conhecimento - Analisar a relevância - Organizar e ordenar a informação a informação - Situar no contexto - - SIGNIFICATIVO - RELACIONAL - “ConhecimentoS” – plural/quantidade plural/quantidade - Fragmentado, em fatias fatias - Excesso de especialização especialização - Dimensão particular Dimensão global Edgar Morin -Entrevista publicada no jornal O ESTADO DE S.PAULO, 4 de fevereiro de 2001
LER Pressupõe habilidades cognitivas
PAES, José Paulo. Olha o bicho. Ed.Ática
LER LER CONSTRUIR CONSTRUIR SENTIDOS PARA O TEXTO SENTIDOS PARA O TEXTO
LEITURA Metacompetência.chave para novas aprendizagens.deve ser desenvolvida (solidariamente) por todas as áreas de estudo por todas as áreas de estudo
César Coll A lectura en la sociedad de la información. São Paulo, 31 de agosto de LEITURA. PRINCIPAL INSTRUMENTO DE ACESSO AO CONHECIMENTO CONHECIMENTO. “ A LEITURA É A CHAVE DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.” NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.” Juan Antonio Millán Juan Antonio Millán
Contextualizar Capacidade de estabelecer relações entre dados ou idéias Produzir inferências
PRINCIPAIS HABILIDADES DESENVOLVIDAS. Mobilizar conhecimentos prévios. Mobilizar conhecimentos prévios. Reconhecer códigos e imagens. Reconhecer códigos e imagens. Levantar de dados. Levantar de dados. Estabelecer relações. Estabelecer relações. Contextualizar. Contextualizar. Produzir deduções e inferências. Produzir deduções e inferências. Posicionar-se. Posicionar-se. Reelaborar e/ou reordenar o que folido. Reelaborar e/ou reordenar o que folido