UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Ciclo de vida e organização do projeto
Gerenciamento de Projetos PMI/PMBok
Gerenciamento de Projetos
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
GESTÃO DE PROJETOS 1 Conceitos Básicos.
Gerenciamento de Projetos
Planejamento do gerenciamento de riscos
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Termo de abertura Termo de abertura – Project charter
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Gestão da Inovação Tecnológica
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerência de Projetos (continuação)
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Gerenciamento de Integração.
Elaboração e Análise de Projetos
EAD 615 – Gerenciamento de Projetos
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Treinamento de Ms-Project
Profº Adilson Lima Administração Gestão de Projetos Profº Adilson Lima
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerência de Projetos.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Planejamento da Informação Gestão Cotidiana x Gestão por Projetos
INTRODUÇÃO PROJETOS X PROCESSOS
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 5.
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Integração.
ADMINISTRAÇÃO Prof. WAGNER RABELLO JR.
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Certificação e Auditoria
Organizational Project Management Maturity Model
Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
Gerência e Desenv de Projetos – Cláudio Martins 1 Gerência de Projetos Cláudio Roberto Martins Processos da gerência de projetos.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Detalhamento de Projetos

Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Revisão.
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Gestão de Projetos Tecnológicos Flávia Vancim Aula 5.
Transcrição da apresentação:

UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS

Projetos Projetos são frequentemente implementados como meios de realizar o plano estratégico da organização. Serviços continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros são contínuos e repetitivos, os projetos são temporários e únicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas características destinadas – um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos. Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Para muitas organizações, projetos são o meio de responder a requisitos que não podem ser atendidos através dos limites normais de operação da organização.

Gerência de Projetos Gerência de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. O Gerenciamento do Projeto é acompanhado através do uso de processos tal como: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. A equipe do projeto gerencia o trabalho do projeto e o trabalho tipicamente envolve: - Demandas concorrentes: escopo, tempo, risco e qualidade. - Partes envolvidas com diferentes necessidades e expectativas. -Identificação de requerimentos.

Gerência de Projetos O termo gerência de projetos é algumas vezes usado para descrever uma abordagem organizacional para gerenciamento dos processos operacionais contínuos. A maior parte do conhecimento necessário para gerenciar projetos é quase específico da disciplina gerência de projetos. Entretanto, o Guia dos Conhecimentos sobre a Administração de Projetos (Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK), na verdade perpassa outras disciplinas de gerência. A administração geral engloba o planejamento, a organização, a alocação de pessoas, a execução e o controle das atividades de uma empresa em funcionamento. Áreas de aplicação são categorias de projetos que tem elementos comuns, mas que não estarão presentes, necessariamente, em todos os projetos.

Programa, Projeto e Subprojeto Administração de Projetos Programa  é um conjunto de projetos Subprojeto  é uma parte de um projeto de grande porte PROGRAMA Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Subprojeto 1 Subprojeto 2Subprojeto 3 Subprojeto 4

Certos tipos de empreendimentos são fortemente relacionados com projetos. Existe frequentemente, uma hierarquia de plano estratégico, programas, projetos e subprojetos, nos quais o programa consiste de alguns projetos associados que irão contribuir para a realização do plano estratégico. Estes tipos de empreendimentos são descritos abaixo: Programas. Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria.

Exemplos O “Programa avião XYZ” inclui o(s) projeto(s) de design e desenvolvimento da aeronave assim como os serviços continuados de fabricação e suporte do veículo no campo. Muitas empresas eletrônicas têm “gerentes de programa” que são responsáveis tanto pelo desenvolvimento das versões de um produto individual (que são projetos) quanto pela coordenação, ao longo do tempo, dessas diversas versões do produto (que são serviços continuados). Os programas podem também envolver uma série de tarefas repetitivas ou cíclicas, como por exemplo: Nos serviços de água, luz e esgoto é comum se falar em “programa de construção” anual, significando uma operação continuada regular, que envolve muitos projetos.

Muitas organizações sem fins lucrativos têm um “programa de coleta de fundos”. Esse esforço continuado para se obter suporte financeiro, frequentemente envolve uma série de projetos discretos tais como campanhas de captação de membros e leilões. A publicação de um jornal ou revista é também um programa – o periódico propriamente dito é um esforço continuado, mas a geração de cada exemplar individual é um projeto.

Projetos Os projetos são desenvolvidos em todos os níveis da organização. Eles podem envolver uma pessoa ou milhares delas. Podem durar poucas semanas ou mais de cinco anos. Os projetos podem envolver uma unidade isolada da organização ou atravessar as fronteiras organizacionais, como ocorre com consórcios e parcerias. Os projetos são críticos para a realização da estratégia de negócios da organização por que projetos são os meios pelos quais as estratégias são implementadas.

Subprojetos Subprojetos. Os projetos são muitas vezes divididos em componentes mais gerenciáveis ou subprojetos. Subprojetos são frequentemente contratados de outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Exemplos de subprojetos incluem: Subprojetos baseados em um processo do projeto, tal como uma simples fase. Subprojetos de acordo com o perfil do recurso humano requerido, tais como a instalação de acessórios hidráulicos ou elétricos em um projeto de construção. Subprojetos envolvendo tecnologias tais como testes automáticos de programas de computadores em um projeto de desenvolvimento de software. Subprojetos são tipicamente referenciados como projetos e gerenciados como tal.

Complexidade em Projetos Complexidade  É mensurada pela quantidade de variáveis a serem administradas durante o projeto. - Multidisciplinaridade; - Duração; - Número de pessoas;- Número de organizações; - Dispersão da equipe (distanciamento das pessoas); - Diversidade e volume das informações a serem processadas - Condições a serem observadas (risco e segurança) Administração de Projetos Projeto de observação astronômica múltipla Projeto de organizar os Jogos Olímpicos Complexidade menor Complexidade maior

Incerteza x Complexidade Projetos monodisciplina- res de pesquisa (poucas variáveis e grande incerteza) Administração de Projetos Complexidade + Grandes Projetos multi- disciplinares de P & D (muitas variáveis e grande incerteza) Visita do Papa, Jogos Olímpicos (muitas variáveis e pouca incerteza) Pequenos projetos de engenharia, organização de um congresso (poucas variáveis e pouca incerteza) Incerteza