Curso InternacionalPOLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS Avaliação de programas em Chile Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

A Experiência da Admi-nistração Municipal de Franca-SP (Gestão )
Bem-vindos!.
SIGA Sistema de Informações Orçamentárias Gerenciais Avançadas
Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila,
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Assistência Farmacêutica no SUS.
Curso InternacionalPOLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS Avaliação de programas em Chile Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias.
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Avaliação e Relatório de Desempenho de Programas na Austrália Mark Nizette Departamento de Finanças e Administração Outubro de 2001.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PROGRAMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DO APARELHO DO ESTADO EUROBRASIL 2000 Janeiro, 2005.
Resultados e Ações Pré-Certificação
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SEUS PRINCIPAIS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
CONTINUANDO....
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Administração Financeira & Orçamentária
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
REUNIÃO DE TRABALHO – BRASÍLIA 5 DE ABRIL DE 2005 APRECIAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL E FORMA DE CRIAR CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES.
Flavia Elias RJ, 09 de novembro de 06
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Administração de Produção – Conteúdo Programático:
Currículo por Competências e Habilidades.
1 O Programa de Qualidade e o Processo de Avaliação da USP Hélio Nogueira da Cruz Presidente da CPA GEFIM - Setembro/2003.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
João Pedro Azevedo Banco Mundial. Colômbia Sinergia/SIGOB México CONEVAL Estados Unidos PART.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Terceiro Seminário REDEPRO Evoluindo no modelo Fábrica de Software Dezembro 2005.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Reunião Inicial – Elaboração do PDTI
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
GRUPOS PRATA E DOURADO Cenário Externo: -Mundo globalizado, competitivo impõe a necessidade de internacionalização; -Há restrições típicas das instituições.
Planejamento Financeiro
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
Modelo de processos para la industria de software.
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Aula 2 – Planejamento Financeiro Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Curso Internacional “POLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS” Brasilia, 25 ao 28 de julho de 2006 Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Curso Internacional “POLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS” AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Pesquisa Bibliográfica
ENCONTRO DE PLANEJAMENTO - PT e PA 11 de Julho Omer Pohlmann Filho Coordenador Geral da RBMLQ-I PLANEJAMENTO (SET-OUT-NOV-DEZ 2012 E 2013)
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Planejamento Estratégico Fundamentos no Orçamento Participativo.
Transcrição da apresentação:

Curso InternacionalPOLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS Avaliação de programas em Chile Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias y Gestión Pública ILPES/CEPAL

Avaliação de programas em Chile É um dos instrumentos de gestão por resultados aplicados em Chile Se iniciou em 1997 Protocolo de acordo com o Congresso Metodologia: MML Até 2005 se avaliaram 172 programas

Envolvidos Instituição responsável do Programa Avaliadores externos Comitê Interministerial Ministério de Planejamento Ministério Secretária da Presidência Ministério de Fazenda Direção de Orçamentos – M. de Fazenda Congresso Nacional

Metodologia Preparação de informação sobre o programa Elaboração da MML do programa Seleção de avaliadores (3) Revisão e modificação da MML Cálculo de indicadores Relatórios de avaliação dos avaliadores Comentários aos relatórios Relatorio final comentado ao Congresso Compromissos institucionais

Impacto da avaliação de programas Efeitos Percentagem dos programas avaliados Ajustes menores24 % Modificações importantes em componentes ou processos 34 % Redesenho do programa24 % Relocalização institucional5 % Termo do programa9 % Fuente: DIPRES. Período

Outras avaliaçãos Avaliação de Impacto (2001) Avaliação em profundidade Módulo de impacto Avaliação institucionais Avaliação compreensiva do gasto (2002)

Modulo de impacto

En profundidad

Compromissos institucionais Fuente: DIPRES. Período