Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Regras de ouro da Educação Física
Metodologia e Didáctica
BASQUETEBOL.
Dicas de como orientar seus estudos
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Docente: Paula Reis de Miranda.
Ajude – me!!.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Transferência de aprendizagem
Observação da sala de aula
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Técnicas dos alunos de sucesso
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Gestão por Competências
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ESTUDO DA APRENDIZAGEM
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
RECURSOS AUDIOVISUAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Organizando o Ambiente da aprendizagem motora
Situação de Aprendizagem
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Como elaborar um plano de aula
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Métodos de treinamento
PEI – Programa Educacional Individualizado
1ª Formação de Professores Coordenadores
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Professor Dr. Renato Vaz
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação Global Recreativo Situacional com processos cognitivos

Metodologia de Ensino Método Analítico Sintético: Caracteriza-se pelo ensino aprendizagem treinamento realizado em partes, em etapas, com exercícios que apresentam a divisão dos gestos, das técnicas, da ação motora em seus mínimos componentes.

Metodologia de Ensino Global de Confrontação: Caracteriza-se por jogar o jogo adulto, com suas regras e formas. È a maneira de se aprender o jogo. Neste caso o jogo não deve ser dividido em etapas ou tarefas.

Metodologia de Ensino Global Recreativo: Caracteriza-se pela prática constante do jogo e sua construção através da seriação por partes de diferentes aspectos do jogo: por exemplo: técnica,a tática, regras.

Metodologia de Ensino Global Recreativo: A utilização de pequenos jogos (mini jogos) permite que em algumas aulas possamos realizar as correções e aperfeiçoamentos dos gestos técnicos.

Metodologia de Ensino Situacional com processos cognitivos: Caracteriza-se pela utilização de situações de jogo através da prática, em suas diferentes estruturas funcionais, permitindo ao aluno otimizar sua aprendizagem e posterior treinamento.

Didática de um aula - Evite o uso de apito para correções, procure se comunicar com todo o grupo em tom de voz alto e claro. Mas sem ser agressivo. Apito apenas para sinalizar. - Durante a aula não se sente ou fique parado.Caminhando você sempre encontra alguém que pre4cisa de apoio, ajuda, passe perto do aluno e faça-o perceber que ele merece atenção especial.

Didática de uma aula Faça observações individuais, isto ajuda á combater a timidez da criança aumentando a confiança dela em você. - Antes de começar a atividade estabeleça objetivos e avalie ao final como foi o processo com o grupo.O que melhorou e o que precisa ser melhorado.

Didática de uma aula - Durante a atividade coletiva, divida com todos os alunos as suas orientações. Ao parar a aula para dar alguma instrução se esforce para que todos prestem atenção.Desta forma você evita a necessidade de explicar de novo e garante a execução dentro dos combinados.

Didática de um aula Elabore atividades em que o maior número de crianças participe de uma só vez. Evite filas muito grandes. Combata a exclusão. Evite participar dos exercícios. Observe e intervenha. Monte grupos homogêneos. Isto evita as famosas panelinhas. (circuitos) Grupos montados por afinidade.

Didática de uma aula - Divida o tempo de maneira equilibrada nas atividades, para que ninguém jogue mais do que ninguém, eduque os alunos á igualdade de direitos, incentive o senso crítico. Ouça opiniões e as incentive. Controle e jamais permita a agressividade dos alunos, penalize dentro dos combinados estabelecidos com as crianças.

Didática de uma aula Reforce o positivo:” você consegue”, “você está melhorando muito”, “ não desista”,” viu , você conseguiu”. Controle o tempo de aula reservando intervalos para beber água e descansar. Repetição, está é a chave da estabilização dos movimentos, enfatize na aula seguinte.

Didática de uma aula Oriente sobre a adequação do calçado. Oriente sobre higiene e alimentação. Se informe sobre o rendimento em sala de aula. Devemos mostrar que nos importamos. Cobre pontualidade, responsabilidade, respeito, limites, combinados, convívio com a comunidade escolar: colegas de outras séries, professores, funcionários da escola, porteiros , cantineiros.

Metodologia de Ensino Graduação: Importante graduar os conteúdos de aula: Do fácil para o difícil Do simples para o complexo Do conhecido para o desconhecido

Metodologia de Ensino Comunicação: Importante utilizar várias formas e recursos nas aulas: Explicação oral, desenhos, vídeos, quadro magnético, etc. Atribuir grande preocupação com a voz, certificando-se que todos estão vendo e ouvindo o que está sendo dito.

Metodologia de Ensino Repetição e variação: - Repetir para gravar. - Variar para motivar. Maximização dos espaços e participação : - Utilização do número total de alunos. - Dividir o espaço em setores. - Construir circuitos e atividades individuais.

Metodologia de Ensino Ludicidade e Motivação: Desafios, geram maior motivação. Evite filas monótonas. Favoreçam atividades que desenvolvam o prazer de jogar. Organização do material: Planeje atividades de acordo com material disponível, o espaço e número de alunos. Use materiais alternativos.

Metodologia de Ensino Explicar, demonstrar, orientar , corrigir: - Demonstrar á uma distância adequada pois se pequena não permite visão total do movimento se muito distantes geram perdas de detalhes. - Relacionar a demonstração com tarefas específicas de observação, ou seja dirigir a atenção á um ou dois pontos que sejam fáceis de se reconhecer. ( ponta do pé).

Metodologia de Ensino Demonstração: Permita que a demonstração seja feita lentamente para acentuar as estruturas a serem observadas. Se houver necessidade repita a demonstração.