Extensão Rural Eliseu Alves e Elisio Contini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Macroeconomia e o Setor Agrícola
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Análise das cinco forças de Porter
MAX WEBER E O DESENVOLVIMENTO RURAL
A Indústria Australiana de Vinho
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Preços de transferência interna
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Fundamentos de Economia
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Assessor de Política Agrícola da FETAESC
JOGO DE ESCOLHAS Liberdade Igualdade
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Justificações de Interesse Público
Características das estruturas do mercado da EE
Organização política o segmento agropecuário
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
CONSTRUINDO O SISAN NO SUL DO BRASIL
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Fundamentos de economia
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Enfermidade psicológica da
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Regulação e Antitruste
Fundamentos de Extensão Rural
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
À procura de soluções para o desenvolvimento
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Agricultura portuguesa
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
I Encontro de Pesquisadores do Rural Potiguar – Desenvolvimento e Reforma Agrária Paulo Sidney Gomes.
Mercado Futuro.
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Canais de Distribuição
POLÍTICAS PARA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO NO CENÁRIO DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA.
Diferentes Visões da Concorrência
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010.
Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional Posicionamento.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
QUEM SOMOS  Entidade Representativa dos Gestores da CAIXA.  23 anos – criada em  25 Mil Gestores.  31 Associações.  Entidade Representativa.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Extensão Rural Eliseu Alves e Elisio Contini Difusão de tecnologia 4,4 mi estabelecimentos/produção (2006) 500 mil=87% VBP(11,4% propriedades = vendas, autoconsumo) 3,9 mi = 13% VBP(88,6% propriedades). 2,9 mi = 3,3% do VBP >Concentração = tecnologia. Difundiu desigual, à margem moderna Muitos produziram muito pouco, poucos produziram > parte “imensa concentração da produção aliada a uma imensa pobreza”

Extensão Rural Tecnologia é a base do sucesso do agro brasileiro 3,9 mi marginalizados da moderna agricultura (é o problema da difusão de tecnologia) Difusão de Tecnologia equivaler à Extensão Rural? Políticas públicas equivocadas! As imperfeições de mercado marginalizam milhões de agricultores! Pequena produção vende a preços inferiores à grande produção... ...e compra os insumos por preços muito mais elevados $ produto/$ insumo = desfavorável aos pequenos produtores! Tecnologia vinculada a compra de insumos = não lucrativa! Não é adotada!!!

Extensão Rural Concepções: Estoque de conhecimentos nas gavetas. Não difundia! Programa de Extensão Rural? EUA. ACAR! Bem assistidos... Incorporar tecnologias. Capaz de aprender! Falhas na comunicação, métodos e processos = Não difusão!!! Tecnologia gerada é lucrativa! Independentemente das condições de mercado Liberdade de escolha do produtor é ilimitada

Extensão Rural Visão neoclássica, alternativas à marca da E. R. Tecnologia lucrativa se difunde MAS deixa à margem muitos produt. A tecnologia que não se difundiu não é lucrativa! Produtores fazem escolhas erradas MAS não permanecem, são eliminadas! A eliminação de tecnologias que foram adotadas, não lucrativas, é opção de decisão do produtor $produto/$insumo(estável no tempo)Emergem tecnologias lucrativas Escolha do produtor, perder ou falir? Liberdade de escolha não é ilimitada! Estoque de tecnologia em uso é em função da lucratividade!!

Extensão Rural Imperfeições de mercado Responsáveis pelos milhões de marginalizados e ineficiência da E.R. Eliminam ou reduzem a lucratividade da tecnologia Afetam mais intensamente a pequena produção Variáveis que aceleram ou retardam a adoção de tecnologias: Relação $ produto/ $ insumo Lucratividade da tecnologia (condição necessária para adoção) Aversão a risco Idade do tomador de decisão Propensão a se associar Conhecimento coletivo

Extensão Rural Priorizar ações: Relevante: eliminar as imperfeições de mercado Difusão de tecnologias não ocorrerá entre aqueles que são vítimas das imperfeições de mercado. ANATER deverá ter área pertinente. Ações de E.R. são importantes para: eliminar imperfeições de mercado e difusão de tecnologias Imperfeições de mercado: resultam numa relação desfavorável à pequena produção Tecnologia dependente de compra de insumos torna-se não lucrativa Não adotam tecnologias que fazem a terra produzir mais (saída para escapar da pobreza, via agricultura) Pequenos vendem a preços menores que os grandes produtores

Extensão Rural Compram insumos a preços mais elevados Pequeno volume de compras e de vendas. >custo de transportes No caminho há oligopólio, monopólio... SUL: lutar contra as imperfeições. Lideranças rurais/urbanas, prefeituras, governos... favorecer e fortalecer a pequena produção Outras imperfeições: arrendamentos, crédito fundiário, exportações, qualidade da escola rural, irrigação, meio ambiente, regulamentos... Políticas públicas- Excluídos: focar nas imperfeições de mercado. Usar forças da comunidade, prefeituras, associações, cooperativas... Ações ajustadas aos propósitos das políticas públicas. Incluídos: 500mil ultrapassaram as imperfeições: exportações, custo Brasil, P&D pública/privada, educação, seguro rural, infraestrutura...