Extensão Rural Eliseu Alves e Elisio Contini Difusão de tecnologia 4,4 mi estabelecimentos/produção (2006) 500 mil=87% VBP(11,4% propriedades = vendas, autoconsumo) 3,9 mi = 13% VBP(88,6% propriedades). 2,9 mi = 3,3% do VBP >Concentração = tecnologia. Difundiu desigual, à margem moderna Muitos produziram muito pouco, poucos produziram > parte “imensa concentração da produção aliada a uma imensa pobreza”
Extensão Rural Tecnologia é a base do sucesso do agro brasileiro 3,9 mi marginalizados da moderna agricultura (é o problema da difusão de tecnologia) Difusão de Tecnologia equivaler à Extensão Rural? Políticas públicas equivocadas! As imperfeições de mercado marginalizam milhões de agricultores! Pequena produção vende a preços inferiores à grande produção... ...e compra os insumos por preços muito mais elevados $ produto/$ insumo = desfavorável aos pequenos produtores! Tecnologia vinculada a compra de insumos = não lucrativa! Não é adotada!!!
Extensão Rural Concepções: Estoque de conhecimentos nas gavetas. Não difundia! Programa de Extensão Rural? EUA. ACAR! Bem assistidos... Incorporar tecnologias. Capaz de aprender! Falhas na comunicação, métodos e processos = Não difusão!!! Tecnologia gerada é lucrativa! Independentemente das condições de mercado Liberdade de escolha do produtor é ilimitada
Extensão Rural Visão neoclássica, alternativas à marca da E. R. Tecnologia lucrativa se difunde MAS deixa à margem muitos produt. A tecnologia que não se difundiu não é lucrativa! Produtores fazem escolhas erradas MAS não permanecem, são eliminadas! A eliminação de tecnologias que foram adotadas, não lucrativas, é opção de decisão do produtor $produto/$insumo(estável no tempo)Emergem tecnologias lucrativas Escolha do produtor, perder ou falir? Liberdade de escolha não é ilimitada! Estoque de tecnologia em uso é em função da lucratividade!!
Extensão Rural Imperfeições de mercado Responsáveis pelos milhões de marginalizados e ineficiência da E.R. Eliminam ou reduzem a lucratividade da tecnologia Afetam mais intensamente a pequena produção Variáveis que aceleram ou retardam a adoção de tecnologias: Relação $ produto/ $ insumo Lucratividade da tecnologia (condição necessária para adoção) Aversão a risco Idade do tomador de decisão Propensão a se associar Conhecimento coletivo
Extensão Rural Priorizar ações: Relevante: eliminar as imperfeições de mercado Difusão de tecnologias não ocorrerá entre aqueles que são vítimas das imperfeições de mercado. ANATER deverá ter área pertinente. Ações de E.R. são importantes para: eliminar imperfeições de mercado e difusão de tecnologias Imperfeições de mercado: resultam numa relação desfavorável à pequena produção Tecnologia dependente de compra de insumos torna-se não lucrativa Não adotam tecnologias que fazem a terra produzir mais (saída para escapar da pobreza, via agricultura) Pequenos vendem a preços menores que os grandes produtores
Extensão Rural Compram insumos a preços mais elevados Pequeno volume de compras e de vendas. >custo de transportes No caminho há oligopólio, monopólio... SUL: lutar contra as imperfeições. Lideranças rurais/urbanas, prefeituras, governos... favorecer e fortalecer a pequena produção Outras imperfeições: arrendamentos, crédito fundiário, exportações, qualidade da escola rural, irrigação, meio ambiente, regulamentos... Políticas públicas- Excluídos: focar nas imperfeições de mercado. Usar forças da comunidade, prefeituras, associações, cooperativas... Ações ajustadas aos propósitos das políticas públicas. Incluídos: 500mil ultrapassaram as imperfeições: exportações, custo Brasil, P&D pública/privada, educação, seguro rural, infraestrutura...