Transtorno de Humor e Violência JAIME LASEVITZ. * As evidências científicas atuais não autorizam afirmar que a presença de transtorno humor aumenta o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

É na clareza da mente que explode a cultura de um novo processo E o que é meu direito eu exijo, não peço Com a intensidade de quem quer viver e optar.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Determinantes do suicídio Algumas considerações sobre o RISCO.
O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos Direitos Humanos Roseli de Sousa Costa Supervisora da Centra Judicial do Idoso - TJDFT.
Responsabilização do Menor Infrator. Hoje a restrição da liberdade é de, no máximo, três anos, o que incentiva a prática criminosa; A redução da maioridade.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
CONCEITOS IMPORTANTES
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
O ser humano natureza ou cultura?
Violência doméstica e familiar contra a mulher 2015 SENADO FEDERAL Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Lilian Faim Bueno AUTISMO.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
ESTUDO TRANSVERSAL.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa Capítulo I – Dos Crimes contra Vida 3. Infanticídio.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
TEORIAS, MODELOS DE POLICIAMENTO E CULTURA POLICIAL
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
EXPOSITOR FABIANO CONTARATO DELEGADO DE POLÍCIA, PROFESSOR DE DIREITO E DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (DETRAN-ES)
Considerações Iniciais “ Wilhelm Reich, psicólogo alemão, afirmava, no início do século passado, que não existe mérito no fato de a Psicologia explicar.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Noticenter – Tarcísio Queiroz Cerqueira Pirataria de software O material.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Segurança pública e Violência
CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. o "Direito subjetivo” – “ter um direito” Questões: o Que significa ter um.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
Faculdade de tecnologia e ciências
Profª Filomena Coser Marinho
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
MINISTÉRIO DA SAÚDE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUS/BRASIL 2004.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E SAÚDE Aline Freitas.
Indicadores de Saúde Conceito
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
TEM MULHER QUE GOSTA #sóquen ão. CONCEITO Tem Mulher que Gosta #sóquenão é uma campanha de comunicação que tem por preceito básico a CONSCIENTIZAÇÃO sobre.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Transtorno de Humor e Violência JAIME LASEVITZ

* As evidências científicas atuais não autorizam afirmar que a presença de transtorno humor aumenta o risco para a prática de comportamentos violentos ( e, em particular, do homicídio), com a exceção presumível das formas psicóticas. De qualquer forma, esse risco (se de fato existe) é desprezível, principalmente se comparado ao abuso de drogas, transtorno de personalidade anti-social e em menor estância à esquizofrenia.

Homicídio-Suicídio: Designa um homicídio seguido por um suicídio de seu perpetrador em um espaço máximo de uma semana.

Epidemiologia: A comparação de taxas de incidência entre diversos países demonstra uma relativa constância em aproximadamente 0,2 a 0,4 incidentes por 100 mil habitantes/ano. Na Inglaterra e em Gales, no período de 1988 a 1992 o HS representou 3% dos assassinatos de homens adultos, 11% das mulheres, 19% das crianças. Nos EUA estima-se que ocorram cerca de mil a 1500 casos de HS por ano. No Brasil não há dados confiáveis.

Tipos de homicídio- suicídio: Podem ser classificados genericamente por: 1) HS por ciúme- Constitui a modalidade mais comum, sendo nos EUA compreendem aproximadamente 50 a 75% de todos os casos. Tipicamente homens entre anos de idade que torna-se ciente ou tem fortes suspeitas da infidelidade se sua esposa, namorada ou amante. O homem geralmente tem alguns anos a mais de idade em relação a sua parceira. Relacionamentos conflituosos. Recusa da mulher aceitar uma tentativa de reconciliação por parte de ex-parceiro. Quando a mulher é a executora do crime, na maioria das vezes, é por uma tentativa de autodefesa. Vítima de abusos crônicos. Sentimentos fortes de ciúmes com natureza delirante. Ausência de doenças diagnosticáveis. Instinto proprietário dos homens.

2) H S marital relacionado ao declínio da saúde- Incluem homens idosos e com saúde declinante que se sentem cada vez mais incapazes de cuidar de esposas idosas e doentes que dependem deles. Muitas vezes redigem cartas e testamentos. Uso de sufocação por gás de cozinha ou ingestão excessiva de medicações.

3) Filicídio-suicídio: Abuso infantil fatal tem como vítimas crianças de até 3 anos de idade com autores seus familiares. Negligência parental – social, e extra-familiar geralmente e tem como vítimas crianças com mais de 12 anos. A Rua como um meio sabidamente hostil com risco aumentado de abusos e de morte. Menos de 24 horas de vida é considerado de neonaticídios. Filicídios “altruísticos” que correspondem a quase metade dos casos. Um dos pais esta firmemente decidido pelo suicídio e decide “não se separar” de seus filhos. Outra variante desta classificação é de poupar a vítima de sofrimentos reais ou imaginários como acontece na eutanásia.

Filicidas agudamente psicóticos- sob influencia de alucinações, epilepsia ou delirium, Filicídios de crianças não desejadas Filicídios acidentais- síndrome da criança espancada. Filicídios por vingança de um cônjuge. Neonaticídio - Mais comum com as mulheres. Em comparação com as filicidas são mulheres mais jovens, separadas e quase nunca portadoras de quadro psicótico. Criança não era desejada, principalmente por ser ilegítima. Nunca ocorre o suicídio da mãe. Entre os infanticidas apenas 2,3% das mães e 10,5% dos pais cometem suicídio.

Familicídio-Suicídio: Neste tipo de HS um pai de família mata todos os membros da família. Dentre as causas podem ocorrer por dificuldades financeiras, suspeitas de infidelidade de parceira, crença delirante que todos os membros da família estariam melhor se morressem. Pode ser em quadros depressivos graves psicóticos ou não. Quando cometido por uma mulher os outros membros da família, incluindo o marido são poupados.

HS extra-familiar. Muitas vezes os perpetradores são indivíduos com transtorno de personalidade grave ou ideação paranoide, que creem terem sido prejudicados por terceiros.

Prevenção do HS Este fenômeno é a via final comum para fenômenos sociais, psicológicos e psicopatológicos muito diversos. Isto torna difícil uma formulação de um conjunto único de medidas preventivas. Entretanto uma medida viável é a restrição ao acesso às armas de fogo que poderia fazer que situações de litígio pudessem ser resolvidos de formas menos cruentas. Também medidas de proteção legal de mulheres vítimas de seus parceiros (semanas ou meses após separação conjugal). Detecção precoce e tratamento de quadros depressivos em populações de risco ( por exemplo puérperas, idosos).

SUICÍDIO EM INSTITUIÇÕES CARCERÁRIAS. O risco de um prisioneiro de cometer suicídio é muitas vezes maior que a população geral. EUA – população geral 11,2 por 100 mil. população carcerária 114 por 100 mil. Prisioneiros são uma população com alta incidência de transtornos mentais, em especial transtornos de personalidade e de abuso de drogas, submetidos a estresses físicos e mentais e com pouco acesso a serviços de saúde. Obrigação do estado devolver os cidadãos em boas condições mentais para a sociedade. Não há estudos no Brasil

Estudo Anglo-Saxão. Jails para quem está aguardando julgamento e para os que tem pena menor que 1 ano. Prision para aqueles com penas maiores de 1 ano. Idade- Média nos 30 anos de idade, parece refletir a média da população carcerária como um todo. Sexo – Grande maioria é de homens, também pode refletir o predomínio masculino nesta população. Raça- Preponderância dos brancos Estado civil- Não casados

Características clínicas das vítimas: Transtornos Mentais- Correspondem ao maior preditor do suicídio -90% em especial transtorno do humor, abuso de álcool e esquizofrenia. Tentativas prévias de suicídio - como na população geral. Avaliação médica anterior- 69% tinham sido vistos anteriormente por médicos. Apenas 15 % dos casos foram detectados. Também como na população geral.

Cronologia do suicídio- Ocorre entre a meia noite e às 6:00 horas da manhã. Os primeiros dias de detenção nas Jails parece ser o período mais crítico- Sério momento psicossocial; estavam fazendo uso abusivo de álcool e drogas antes de serem detidos; por não serem criminosos profissionais estão profundamente envergonhados por estarem sendo presos pela primeira vez.

Métodos de suicídio Em mais de 90% dos casos é por enforcamento. Há um efeito contágio – idéias sobre a prática de suicídio podem ser disseminadas. Características criminológicas do suicida: Não há consenso se são pessoas que cometeram delitos violentos ou não. É possível que penas prolongadas estejam relacionadas.

Prevenção de suicídio em populações carcerárias: Diagnóstico de transtornos mentais, história médica de tentativas anteriores de suicídio. Avaliar de modo atento principalmente as primeiras 24 horas de detenção. Treinamento de policiais e agentes carcerários. Minimizar a sensação de isolamento por parte dos detentos. Eliminar da estrutura da cela elementos que favoreçam a consecução do suicídio: Vestimentas que não possam ser rasgadas, utensílios domésticos de plástico, proibição de utensílios domésticos com fios longos, medicações sob a forma líquida.