Profª Camila Taquetti.  Uso da pesquisa inferior às suas possibilidade;  Baixa atitude investigativa dos AS;  Lacunas no processo de conhecimento dos.

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Transcrição da apresentação:

Profª Camila Taquetti

 Uso da pesquisa inferior às suas possibilidade;  Baixa atitude investigativa dos AS;  Lacunas no processo de conhecimento dos dados obtidos na prática: visita domiciliar e institucional; atendimento social, grupos etc.  Temos a informação, mas não sabemos o significado que os sujeitos atribuem a isso;  Tais informações não geram avanços na prática

 Construção de conhecimento sobre  Como os sujeitos pensam sua problemática?  Que significados atribuem às suas experiências?  Como vivem suas vidas?  Nesta pesquisa o informante é o sujeito oculto (usuários, até profissionais)  Ultrapassar a visão do pesquisador sobre o problema;  Analisar o que pensam os participantes a respeito do problema;

 Contato direto com o sujeito da pesquisa, entender os fatos a partir da sua interpretação;  Instrumentos de coleta de dados: questionários, formulários, documentos institucionais, mas, sobretudo a narrativa oral, a fala, a observação participante;

 Reconhecimento da singularidade do sujeito;  Reconhecimento da importância de se reconhecer a experiência social do sujeito  Reconhecimento de que conhecer o modo de vida do sujeito pressupõe o conhecimento de sua experiência social (experiência social expressa sua cultura)

 Maior preocupação é com a aproximação dos significados, vivências, e não medidas estatísticas da realidade  Não se trabalha com amostras aleatórias, mas sim com o grupo, do qual muitas vezes compomos;

 Somos parte dela, sem neutralidade;  Permite nos expressarmos como sujeitos políticos;  É um exercício político, pois não´há distância de uma opção política

 MARTNELLI, Maria L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em serviço social. In: MARTINELLI, Maria Lucia (Org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.