CONTROLADORIA Professora: Adolfo R. Alarcón Pizzorno. MS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Ciclo de vida e organização do projeto
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Consultoria Empresarial
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
A Qualidade na Estrutura Organizacional
Contabilidade Sistemas de Informação
Teoria Neoclássica da Administração
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Projeto - O Empreendedor Comercial
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
Práticas de Apoio à Gestão

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Tipologia da Informação “As organizações dependem de informações de naturezas diversas para alcançar seus objetivos” Adriana Beal Classificação quanto.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
Revisão 2 b.
Fundamentos da estrutura organizacional
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Função da Administração:
O QUE É UM SISTEMA.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Planejamento Financeiro Orçamentário
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Estrutura Organizacional
Transformando estratégia em ação
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão da Tecnologia da Informação
Centralização e Descentralização
Sistemas de Informações Gerenciais
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Aula 1: Funções da Administração
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

CONTROLADORIA Professora: Adolfo R. Alarcón Pizzorno. MS

EMPRESA É um grupamento humano hierarquizado que põe em ação meios intelectuais, físicos e financeiros, para extrair, transformar, transportar e distribuir riquezas ou produzir serviços, conforme objetivos definidos por uma direção, individual ou de colegiado, fazendo intervir em diversos graus, motivação de benefício e de utilidade social” (Pierre Lauzel)

EMPRESA Satisfação do cliente Retorno sobre ativos Participação de mercado A satisfação do cliente é importante para se conseguir manter melhores retornos sobre ativos e participação de mercado.

Sistema pode ser conceituado como conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para atingir um objetivo ou resultado SISTEMA

SISTEMA ABERTO - EMPRESA sistema aberto, se empenha em intercâmbios com o meio (clientes, fornecedores, financeiras, entidades, governamentais, sociedade, acionistas e concorrentes),

SUBSISTEMAS EMPRESARIAIS Subsistema institucional; Subsistema organizacional ou formal; Subsistema de gestão; Subsistema de informação; Subsistema físico-operacional; Subsistema sócio-psico-cultural

SUBSISTEMA INSTITUCIONAL Uma empresa nasce da necessidade ou do desejo de um ou mais indivíduos que têm expectativas a serem atingidas e que por isso se dispõem a investir em um empreendimento.

SUBSISTEMA ORGANIZACIONAL OU FORMAL É à forma de como a empresa está organizada nos diversos aspectos, como: Agrupamento de atividades; Tipo de estrutura utilizada (vertical ou horizontal) Amplitude administrativa (centralizada ou descentralizada) Grau de delegação de poder e atribuição de responsabilidade

SUBSISTEMA DE GESTÃO O subsistema de gestão é caracterizado pelo processo de planejamento, execução e controle que perfaz o processo decisório de uma empresa

SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO Esse subsistema coleta e processa dados, gerando informações que atendam às necessidades de seus usuários.

SUBSISTEMA FÍSICO- OPERACIONAL Esse subsistema constitui-se no conjunto de elementos fiscos necessários à operacionalização, ou seja: o que e como fazer para que a empresa opere

SUBSISTEMA SÓCIO-PSICO- CULTURAL Refere-se ao conjunto de pessoas que formam a empresa em todos os seus escalões, com todas as variáveis associadas aos indivíduos de forma isolada e em grupos