Estratégia de Promoção
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas Onde estamos e por que estamos aqui? Análise da Situação Fato Principal Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção a. Análise da Situação Cenário de atuação da empresa, elaborado pela agência e confirmado pelo cliente, linearidade; Briefing elaborado pelo marketing do cliente; Comportamento de compra do consumidor ao longo do tempo. Quando compra, frequência, uso, onde compra, necessidades e motivos de compra; Estrutura interna do cliente para produção e distribuição do produto/serviço Distribuição; Concorrentes, produtos substitutos; Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção Análise da Situação 7. Forma de atuação dos concorrentes; 8. Disponibilidade de Pesquisas de Mercado; 9. Campanhas anteriores e resultados; 10. Mercados a serem cobertos pela campanha. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção B. Fato Principal Motivo da realização da campanha para a qual está sendo elaborado o planejamento; Lançamento de Produto; Promoção de serviço; Imagem Institucional; Reforço de Marca; Oportunidade; Penetração de Mercado; Diversificação de Mercado; Novo Público Alvo. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Onde queremos chegar? Público Alvo Objetivos de Comunicação Mercados Prioritários Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção a. Público A quem se destina a campanha. Consumidores Público prioritário e público secundário; Perfil demográfico (classe social, idade, sexo, grau de instrução, rensa familiar etc) Perfil Psicográfico (atitudes, personalidade, aspirações, interesses, hábitos, estilo de vida) Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção a. Público A quem se destina a campanha. 2. Distribuidores Canais de distribuição; Perfis (Demo e Psico) profissionais da distribuição; Estímulos significativos 3. Revendedores/ Lojistas/ PDV Perfis (Demo e Psico) profissionais revenda; Quantos e como são as pessoas que trabalham nas revendas; Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção a. Público A quem se destina a campanha. 4. Influenciadores Formadores de Opinião; Influências na compra. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção b. Objetivos de Comunicação O que se espera do consumidor a partir da exposição à campanha. Maior conhecimento da marca e/ou do produto; Posicionar o produto e/ou serviço; Mudar imagem de marca; Provocar aumento nas vendas; “share of market”; “share of mind”; Fidelização Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas C. Como chegaremos lá? Diferencial Competitivo Diagnóstico Estratégico Posicionamento Estratégia de Comunicação Táticas de Comunicação Plano de Mídia Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. . Como chegaremos lá ? . Análise das Forças e Fraquezas no ambiente interno; . Análise das Ameaças, Problemas e Oportunidades no ambiente externo; Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. . Como chegaremos lá ? Com base nessas informações vamos definir: 1. Posicionamento: (o que dizer?) . Proposição básica, justificativa, imagem desejada, conceito. 2. Definir Público Alvo . Consumidor final, distribuidores, força de vendas, influenciadores. A quem se dirige a campanha. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Táticas de Comunicação: ações, práticas e conceitos que sugerimos para cumprir a estratégia traçada. É o “como” fazer. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? . Propaganda Promocional: elaborando campanhas e peças publicitárias; . Propaganda Institucional: promoção ou patrocínio de eventos culturais, esportivos ou sociais com o objetivo de reforçar a imagem institucional e a marca; . Promoção de Vendas: para o consumidor final ou força de vendas; Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. . Como chegaremos lá ? Táticas de Comunicação . Relações Públicas: feiras, congressos, assessoria de imprensa; . Merchandising: comunicação em ponto de venda, layout de loja; . Marketing Direto: mala direta, telemarketing; . Mídia Digital: banners, SMS, email mkt, blogs, sites. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção Público Tática Objetivos Mecanismo Peças Consumidor final Propaganda Promoção de venda Vendas ou Imagem Veiculação de peças publicitárias Vt, Spot, Anúncio jornal e revista, outdoor RevendedorDistribuidor Vendedor Promoção de Vendas Vendas Bônus e premiações Cartilha explicando a promoção Formador de Opinião Relações Públicas Imagem e Marca Releases, eventos Press releases, stands Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Planejamento de Mídia . Praças da Campanha . Meios de Comunicação de Massa? Justificativa. . Mídia impressa? Justificativa. . Mídia externa? Justificativa. . Mída Alternativa? Justificativa. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Planejamento de Mídia . Objetivos de Mídia Qual será o alcance, a abrangênca, a cobertura proporcionada pela mída escolhida. . Cronograma do plano de mídia Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Planejamento de Mídia . Orçamento de Mídia . Custos de Produção dos materiais (honorários); . Custos de Criação e finalização (internos) . Custo de Veiculação . Descontos negociados . Cronograma de pagamentos Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção . Roteiro de Planejamento de Campanhas Amostras - Blog Tabela do IBOPE Tabela de Preço de Veículo Tabela Sindicato Pedido de Inserção Carlos Freire 2012
. INTERDISCIPLINAR – 2015.2 Estratégia de Promoção Tema será construção de marca da lanchonete 6º andar. Disciplina Estratégia de Promoção Elaborar plano de divulgação institucional para valorização da imagem institucional e de marca. Equipes, as mesmas do Interdisciplinar. Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção Vídeo Crispin Porter Carlos Freire 2012
Estratégia de Promoção Vídeo Crispin Porter Carlos Freire 2012
Questões: Estratégia de Promoção O primeiro passo para a criação de uma campanha é a busca de informações. Quais os objetivos dessa busca? De que forma a comunicação integrada contribuiu para o sucesso da campanha “Truth”? Eles afirmam que: “o objetivo não é estar na mídia, é estar na mente do consumidor.” Explique essa afirmação. Carlos Freire 2012