PCN e PNLD.

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PCN e PNLD

PCN – Ciências – orientações didáticas As orientações didáticas especificadas no PCN (Parâmetro Curricular Nacional) de ciência, destacam fatores a serem considerados na intervenção no processo de ensino e aprendizagem: Problematização; Busca de informações em fontes variadas (observação, experimentação, leitura de textos informativos); Sistematização de conhecimentos; Projetos (definição do tema, escolha do problema, conteúdos e atividades necessários ao tratamento do problema, intenções educativas ou objetivos, fechamento do projeto, avaliação.) Observa-se que tais fatores se relacionam com “método científico”

Guia do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) de 2013 – critérios de avaliação dos livros No Guia do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) de 2013, são explicitados princípios de avaliação para a análise dos livros didáticos. Um desses itens considera a metodologia científica como um critério de avaliação na disciplina de ciência. Na disciplina de matemática, o termo não aparece de forma clara, mas pode ser reconhecido nas etapas do encaminhamento didático que fomenta os processos de ensino e aprendizagem.

Esses guias podem ser obtidos nos links: PCNs – Ensino Fundamental – Ciência PCNs - Ensino Fundamental - Matemática http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf   PNLD – Ciência – 2013 www.fnde.gov.br/index.../85-guia-pnld-2013?...1366%3Aciencias PNLD - Matemática - 2013 http://ufpe.academia.edu/dilsoncavalcanti/Papers/1657653/GUIA_PNLD_2013_-_MATEMATICA

PCN CIÊNCIAS Anos Iniciais

Página 77

Páginas 77 e 78

Páginas 78, 79, 80, 81.

Página 82

Páginas 82, 83, 84

Página 83.

PCN MATEMÁTICA

PNLD CIÊNCIAS

PNLD MATEMÁTICA