MÉTODO CIENTÍFICO CORPO DE INFORMAÇÕES HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO RESULTADOS
Passos de uma atividade educativa coletiva 1) IDENTIFICAÇÃO das necessidades observação, entrevista, outros dados 2) PLANEJAMENTO (organização das ações, estudo do conteúdo a ser desenvolvido, preparação do material) e 3) EXECUÇÃO 4)Avaliação
Observação Observador ordinário Observação de um fenômeno ou de uma situação social com objetivos específicos
OBSERVAÇÃO Tipos de observação - observação sem participação - observação com participação passiva Participação moderada participação completa
OBSERVAÇÃO O que observar Em uma situação social: Posto de Saúde Ambiente Atores atividades
Tipos instrumentos utilizados na entrevista não- estruturado Semi-estruturado estruturado
Tipos de perguntas Perguntas abertas Exemplo:Fale-me sobre a sua doença Perguntas focadas Onde buscou ajuda? Perguntas fechadas Qual sua idade?
Tipo de perguntas que devem ser evitadas Perguntas dirigidas Agora vc já está se sentindo melhor não é mesmo? Perguntas compostas Fale-me de seu marido, sobre seus filhos e também do seu trabalho
ENTREVISTA Tipos de entrevista com relação aos instrumentos -individual -grupal
ENTREVISTA Planejamento da entrevista -a finalidade da entrevista -a escolha dos informantes o agendamento da entrevista:local, data e horário Entrevista por telefone Registros planejar um tempo e local para fazer anotações pós entrevista
ENTREVISTA Realização da entrevista -a explicação com garantias de sigilo, anonimato e consentimento -a postura do investigador: postura de aprendiz;manter atitude de escuta e interesse,respeito com relações ao agendamento,em relação aos valores, opiniões,ambiente e condições do entrevistado -
ENTREVISTA -Observar a expressão corporal do entrevistado: entonação, expressões faciais e corporais ao responder as perguntas. -disponibilidade para conversa pós entrevista
Para saber mais BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. SPRADLEY,J. Participant Observation. Florida: Holt, Rivelant and Winston, 1980 . TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Pesquisa convergente-assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2004. p. 80-85. TRIVINÕS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em ciências sócias: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p.160-63.
ENTREVISTA A- com uma pessoa experiente da família 1-Lembra de um problema de saúde que aconteceu na família? 2-O que foi feito para cuidar/ tratar desse problema de saúde? 3-Onde buscaram ajuda/recurso? 4- Que lições a familia aprendeu sobre esta experiencia?
ENTREVISTA B- Com uma pessoa que teve alguma experiência de doença 1-Lembre de um problema de saúde que teve? 2-O que fez para cuidar/ tratar desse problema de saúde? 3-Onde buscou ajuda? 4-Que lições você tirou desta experiência? REGISTRO:Descrever detalhadamente as respostas. Comentar as facilidades e dificuldades encontradas em todo o processo da entrevista