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INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

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Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA"— Transcrição da apresentação:

1

2 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

3 PARTE I - CONTEXTUALIZAÇÃO
As transformações tecnológicas. O Processo de Globalização.

4 As transformações tecnológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO As transformações tecnológicas 1268 – Roger Bacon inventou as primeiras lentes de cristal para corrigir distorções da vista; A invenção da imprensa por Gutenberg foi uma das invenções mais poderosas, a imprensa permitiu que o conhecimento fosse divulgado em todos os níveis da sociedade;

5 As transformações tecnológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO As transformações tecnológicas 1736 – James Watt inventou o motor a vapor e entre 1765 e 1776 transformou-o em um provedor econômico de energia, dando inicio à Revolução Industrial; 1776 – Aperfeiçoamento do motor a vapor por James Watt;

6 As transformações tecnológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO As transformações tecnológicas Alexander Graham Bell, inventou o telefone iniciando uma das maiores revoluções no setor econômico da era industrial, percussor da revolução nas telecomunicações. 1879 – Thomas Alva Edison, inventou a evolucionária lâmpada elétrica de filamento ( uma simples inovação hoje onipresente que mudou os rumos do desenvolvimento da humanidade);

7 As transformações tecnológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO As transformações tecnológicas 1906 – Em outubro, o brasileiro Santos Dumont faz seu primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar, inventa o meio de transporte que revolucionou o mundo moderno “O AVIÃO”. 1946 – É construído do primeiro computador com 1,5 de altura e 24m de comprimento denominado ENIAC. 1947 – a televisão invade os lares;

8 As transformações tecnológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO As transformações tecnológicas 1957 – A antiga União Soviética lança o Sputnik1 –Primeiro Satélite Artificial; 1969 – É criado um sistema de comunicação por computador ligado em uma rede denominada Web Wilde Word, que revolucionou o mundo – a Internet. 1977 – Steven Jobs e Stephen Wozniak apresentam o primeiro computador pessoas, chamado Apple – Microcomputador.

9 CONTEXTUALIZAÇÃO E, ...ainda estamos claramente no meio dessas
transformações, se a história servir de guia, ela não estará concluída até 2020. ...Ninguém nascido em 1990 poderá imaginar o mundo em que seus avós seus avós ou seus pais nasceram. DRUCKER ,1994.

10 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
O processo de GLOBALIZAÇÃO e de PROSPECÇÃO DE TENDÊNCIAS nasceu com a necessidade de troca de produtos, conhecimento de novos mundos e troca de informações.

11 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem (assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).

12 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Em 1865 a notícia da morte de Abraham Lincoln levou 13 dias para atravessar o Atlântico e chegar à Europa.

13 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Em 1997 a notícia da queda da Bolsa de Valores de Hong Kong levou 13 segundos para cair feito um raio sobre São Paulo, Nova York, Tel Aviv, Buenos Aires e Frankfurt. “Eis o efeito da globalização” Rossi, Clóvis. Editorial-Folha de São Paulo.

14 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso.

15 CONTEXTUALIZAÇÃO E O MUNDO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO...

16 PARTE II – A ERA DA INFORMAÇÃO
E DO CONHECIMENTO 1. Sociedade da informação 2. Sociedade do conhecimento

17 Sociedade da Informação
“Informação e conhecimento são, essencialmente, criações humanas e nunca seremos capazes de administra-los se não levarmos em conta que as pessoas desempenham, neste caso, um papel fundamental.” (Davenport & Prusar, 1992)

18 Sociedade da Informação
CONCEITO DE INFORMAÇÃO Informação é todo dado acerca de um determinado assunto, de interesse de uma ou mais pessoas, que possa ser interpretado ou tenha significado para o receptor. Fonte: Aurélio, 1998

19 Sociedade da Informação
CONCEITO DE INFORMAÇÃO Informação é um dado ou um conjunto de dados que transformados, auxiliam na redução de incertezas, ou seja, é o conhecimento que propicia a tomada de decisão.

20 Desenvolvimento Tecnológico – Ondas evolutivas
Sociedade da Informação Desenvolvimento Tecnológico – Ondas evolutivas de ALVIN TOLFER 5ª ONDA: Conhecimento, Inteligência 4ª ONDA: Gestão de pessoas 20aa. - Humanware 3ª ONDA: Informática 30aa Informação, Ideias Criativas - Software 2ª ONDA: Industrial 120aa. – Capital $ - Hardware 1ª ONDA: Agrícola aa. – Família, terra

21 Sociedade da Informação
A “SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO” é um produto das grandes transformações ocorridas no século e que evoluíram significativamente para o século XXI com o crescimento e o fortalecimento das redes de telecomunicações, computadores pessoais. Vivemos numa sociedade virtual com informações em tempo real.

22 Sociedade do Conhecimento
CONCEITO DE CONHECIMENTO Discernimento, critério, apreciação; Consciência de si mesmo; acordo; A apropriação do objeto pelo pensamento, como quer que se conceba essa apropriação: como definição, como percepção clara, apreensão completa, análise, etc. Fonte: Aurélio Séc.XXI – eletrônico.

23 Sociedade do Conhecimento
CONCEITO DE CONHECIMENTO Argumentos e explicações que interpretam um conjunto de informações. Trata-se de conceitos e raciocínios lógicos essencialmente abstratos que interligam e dão significado a fatos concretos. Envolve hipóteses, teses, teorias e leis.

24 Sociedade do Conhecimento
CONCEITO DE CONHECIMENTO O processo de construção de conhecimento envolve dados, que representam a "matéria-prima" bruta, a partir da qual as operações lógicas criam informações e, finalmente, estas últimas são interpretadas para gerar conhecimento.

25 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
PARTE III – INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Conceitos Inteligência Competitiva no ambiente dos negócios O Sistema de Inteligência competitiva Transformando informação em inteligência para negócios - As principais técnicas de Inteligência Competitiva

26 Inteligência Competitiva
Definição de Inteligência Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade. 2. Qualidade ou capacidade de compreender e adaptar-se facilmente; capacidade, penetração, agudeza, perspicácia. 3. Maneira de entender ou interpretar; interpretação Fonte: Aurélio Séc.XXI – eletrônico.

27 Inteligência Competitiva
Definição de Inteligência Inteligência é o processo de coleta, análise e disseminação éticas de informação acurada, relevante, específica, atualizada visionária e viável relacionadas ao ambiente de negócios, da concorrência e da empresa. (Society of Competitive Inteligence Professionals-SCIP)

28 análise e disseminação, com vistas a exploração
Inteligência Competitiva DEFINIÇÕES    “A Inteligência Competitiva pode ser entendida como o conjunto de ações sistematizadas de busca, análise e disseminação, com vistas a exploração das informações úteis aos tomadores de decisão das organizações. (MARTINET, 1998).

29 Inteligência Competitiva
DEFINIÇÕES Inteligência Competitiva é um processo sistemático de coleta e análise de informações sobre a atividade dos concorrentes e tendências gerais do ambiente econômico, social, tecnológico, científico, mercadológico e regulatório, para ajudar na conquista dos objetivos institucionais na empresa pública ou privada (NIC/UnB, 1999).

30 Inteligência Competitiva
DEFINIÇÕES Inteligência Competitiva é um processo informacional proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. É um processo sistemático que visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o conhecimento gerado. (ABRAIC, 2003).

31 Inteligência Competitiva no Ambiente dos Negócios
Decide Inteligência Organiza Analisa Conhecimento Informação Dados

32 Inteligência Competitiva no Ambiente dos Negócios
Dissemina Distribui Inteligência competitiva Transforma em conhecimento Ambiente Externo Produz dado Ambiente Interno Armazena Transforma Em Informação Coleta formata Seleciona Organiza avalia

33 Inteligência Competitiva no Ambiente dos Negócios
Gestão da Informação e do conhecimento e o processo de Inteligência Competitiva Gestão da Informação Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva

34 Inteligência Competitiva
O SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Identifica necessidades; Cria base de dados de conhecimento; Transforma informações em inteligência; Apoia decisões estratégicas.

35 O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
NA EMPRESA Criar bases de dados referenciais sobre o assunto Identificar a necessidade de Informação Armazenar nos repositórios adequados Definir Métodos de Análise Mapear os ambientes interno e externo Identificar analistas/experts Pesquisar material sobre o assunto Definir Estratégias de coleta/busca

36 Inteligência Competitiva
VANTAGENS COMPETITIVAS Feed Foward Vantagem Competitiva Velocidade Empresa Poder Flexibilidade Configuração plástica Redes de Informação Disseminação Informação Feed back

37 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
TRANSFORMANDO INFORMAÇÃO EM INTELIGÊNCIA Planejamento Estratégico Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva Gestão da Informação Decisão Estratégica

38 As principais técnicas de Inteligência
Competitiva 1. Análise de Cenários 2. O modelo das 5 forças 3. Matriz SWOT 4. Benchmarking 5. Balanced Scorecard

39 1.Análise de Cenário Apresentar uma imagem positiva de futuros prováveis, em horizonte de tempos diversos; Descrever diferentes tipos de mundo e não apenas os diferentes eventos do mundo;

40 1.Análise de Cenário Analisar as principais forças de desenvolvimento futuro e estabelecer relações entre elas; Focar os fatores de risco. Definir metas, coletar informações, desenvolver teorias, identificar hipóteses, refinar, refinar, refinar....

41 O risco envolve duas característica:
Análise de Risco O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade; O risco envolve duas característica: Incerteza Impacto

42 Análise de Risco Como analisamos os Riscos?
O que pode ocorrer de errado ? Quais são as causas básicas dos eventos indesejados ? Quais são as frequências de ocorrência dos acidentes ? Quais são as consequências ? Os riscos são toleráveis ?

43 Quadro Demonstrativo das 5 Forças de Michael Porter
2. O modelo das 5 forças NOVOS ENTRANTES Poder de Negociação dos Fornecedores Ameaça de Novos Concorrentes Concorrentes RIVALIDADE CLIENTES FORNECEDORES Poder de Negociação dos Clientes Ameaça de Substitutos SUBSTITUTOS Quadro Demonstrativo das 5 Forças de Michael Porter

44 3. Matriz SWOT FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS OPORTUNIDADES ESTRATÉGIAS
ESTRATÉGIAS Potencialidades Fragilidades  Oportunidades Ameaças AMEAÇAS OPORTUNIDADES

45 SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES
4. Benchmarking SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES comparar Buscar excelência avaliar Promover mudanças identificar incorporar comparar

46 4. Benchmarking Planejamento Análise Desenvolvimento Revisão Melhoria

47 4. Benchmarking Empresa Gestão Função Processos Melhores práticas
Aplicação

48 5. BALANCED SCORECARD FERRAMENTA ESTRATÉGICA
Missão Balanced Scorecard Objetivos Medidas de Desempenho Estratégia

49 5. BALANCED SCORECARD FERRAMENTA ESTRATÉGICA

50 5. BALANCED SCORECARD Feedback Estratégico Operacionais Ações e
Avaliação Estratégica Feedback Estratégico Balanced Scorecard Organizacionais Desenv. Pessoal Operacionais Ações e Oportunidades Avaliação de Desempenho Individual Iniciativa de Negócios Iniciativa de Negócios Metas Individuais Acompanhar Desempenho Recompensa

51 5. BALANCED SCORECARD Missão Visão Clientes Metas Estratégia
Mapa Estratégico Objetivos Indicadores Alvos Iniciativas Clientes PERSPECTIVAS ÁREAS de FOCO

52 5. BALANCED SCORECARD Indicadores Resultados Saídas Missão Atividade
Planejamento Plano Estratégico Resultados Saídas Missão Atividade Orçamento Orçamento Estratégico Iniciativas

53 PARTE IV – DIFUNDINDO A INTELIGÊNCIA
COMPETITIVA 1. Fontes de Informação em Inteligência Competitiva 2. O processo de coleta e disseminação 3. Mudanças e Transformações no Mercado de Trabalho 4. O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva

54 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
TIPOLOGIA DA INFORMAÇÃO Primária : original, direto da fonte (autor) que a produziu; Secundária : aquela que já passou por algum tipo de Transformação. Ex. resumo, abstract, sinopse. Terceária : coletânea de outras publicações, referências bibliográficas, bibliografia.

55 1. FONTES DE INFORMAÇÃO Formais: patentes, diretórios, bases de dados, internet, clipping, livros, publicações em geral; Informais : clientes, fornecedores, concorrentes, feiras e Exposições, missões e viagens de estudos, congressos, Seminários, clubes, candidatos a empregos, estudantes, estagiários, prestadores de serviços, redes pessoais.

56 2. O PROCESSO DE COLETA DA INFORMAÇÃO
INFORMAL: entrevistas, pesquisas, observação, engenharia reversa, benchmarking, intranet, etc. FORMAL: livros, revistas, internet, bases de dados, Publicações especializadas, patentes etc.

57 2. O PROCESSO DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Boletins de notícias, Perfis de oportunidades, Resultado de pesquisas e diagnósticos; Briefings; Intranet.

58 Mudanças e Transformações no
Mercado de Trabalho INFOEMPRESÁRIO: Palavra nova para descrever uma nova geração de empresários. Pessoa coleta, organiza e dissemina informações, como empreendimento comercial ou como serviço de valor.

59 Criatividade; Conectividade; Interatividade; Flexibilidade;
4. O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva CARACTERÍSTICAS Agilidade/Velocidade; Criatividade; Conectividade; Interatividade; Flexibilidade;

60 O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva
COMPETÊNCIAS Ética Interpessoal Estratégica Técnica

61 O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva
MUDANÇAS Usar a Lógica Preservar a segurança Operar com números e palavras Trabalhar Usar a intuição Experimentar/explorar Trabalhar com música e artes Colaborar/contribuir

62 O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva
PERFIL Empregado Corporativo Gerente Grupo Estável Mão-de-obra Empreendedor Cooperativo Líder Equipes multifuncionais Cérebro-de-obra

63 Principais Funções do Analista de I.C.
O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva Principais Funções do Analista de I.C. Identificar necessidade de informações; Definir fontes de dados; Coletar informações; Selecionar/filtrar;

64 Principais Funções do Analista de I.C.
O profissional da Informação no Trabalho de inteligência Competitiva Principais Funções do Analista de I.C. Validar; Armazenar e recuperar; Adquirir e/ou desenvolver fontes de dados/informações; Tratar; Avaliar.

65 CÓDIGO DE ÉTICA - ABRAIC
1. Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade Preservar sua dignidade, prerrogativas e independência profissional Esforçar-se continuamente para aumentar o reconhecimento e o respeito à profissão Cumprir as leis aplicáveis, tanto no País quanto no exterior.

66 CÓDIGO DE ÉTICA- ABRAIC
5. Manter sigilo sobre o que souber, em função de sua atividade profissional Evitar envolver-se em conflitos de interesse no cumprimento de seus deveres Assegurar as condições mínimas para o desempenho ético-profissional Emitir opinião, dar parecer e sugerir medidas somente depois de estar seguro das informações produzidas e da confiabilidade dos dados obtidos.

67 CÓDIGO DE ÉTICA- ABRAIC
5. Manter sigilo sobre o que souber, em função de sua atividade profissional Evitar envolver-se em conflitos de interesse no cumprimento de seus deveres Assegurar as condições mínimas para o desempenho ético-profissional Emitir opinião, dar parecer e sugerir medidas somente depois de estar seguro das informações produzidas e da confiabilidade dos dados obtidos.

68 Competição A competitividade de uma empresa está relacionada com a capacidade que a organização tem de formular e implementar estratégias que lhe permitam conservar uma posição sustentável no mercado Vantagem competitiva decorre da capacidade da empresa gerar valor para seus clientes através de seus produtos Organizações modernas precisam avaliar continuamente as informações vindas do ambiente empresarial para aproveitar as oportunidades que lhes são colocadas e contornarem ameaças identificadas Queremos transformar informações em conhecimento empresarial

69 Competição As organizações procuram manter informações pertinentes a suas estratégias dentro de suas companhias. No entanto, boa parte das informações vindas do ambiente empresarial é ou torna-se pública Fuga de informações: Informações consideradas sigilosas escapam para o ambiente através das interações da empresa ou de seus funcionários com outros elementos do mercado. Inteligência Competitiva trata da coleta e análise destas informações. O ambiente onde estas informações podem ser encontradas é bastante complexo.

70 Complexidade do Ambiente Empresarial
Econômico Legal Tecnológico Sociocultural Político Governamental ... MERCADO Consumidores Intermediários Concorrentes Fornecedores EMPRESA Produção Finanças Comercial Recursos Humanos Marketing Direção Donos ou acionistas

71 Definições sobre Informação
Dados Qualquer elemento (aspecto, fato, medida etc.) representativo, disponível e coletável na realidade; “fatos no estado bruto”, conforme Platão; Informação Qualquer construção derivada da composição de dados, que seja significativa no reconhecimento, compreensão e/ou modelagem da realidade; Inteligência Apreensão, compreensão, adaptação e/ou percepção da realidade, suportada por processamento de informação; Conhecimento Conjunto de conceitos, noções, ideias, mecanismos e conexões/associações, utilizado na abordagem da realidade, definido e construído a partir dos produtos gerados pela inteligência.

72 + Valor da Informação = SABEDORIA SÍNTESE CONHECIMENTO CONVICÇÃO
INTELIGÊNCIA INFERÊNCIA INFORMAÇÕES CONTEXTO DADOS Aumento de Valor Dimensão do Volume + =

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