A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof.
William Pelissari

2 Inovação está apenas na moda, ou trata-se da ponta de um iceberg?
Imagens Inovação está apenas na moda, ou trata-se da ponta de um iceberg?

3 Do Conhecimento à Criatividade
No lugar da Economia do Conhecimento está se surgindo a Economia da Criatividade... Tecnologia, informação e recursos não são mais garantias de vantagens competitivas. Com a globalização, vantagens podem ser exportadas ou importadas (empresa está no Brasil e usa mão de obra da China para prover serviços para os USA) Mais importante do que melhorar continuamente passa a ser reinventar continuamente o produto! Fonte: Business Week, Agosto 2006

4 As empresas na era do conhecimento
Quando todos escolhem a mesma estratégia o resultado é um só... Briga por Preço, ou seja, Comoditização

5 As empresas na era do conhecimento
Então, como explicar o sucesso tão diferenciado de empresas como Apple, 3M, Embraer e IBM? Elas Inovam continuamente

6 Como a inovação ajuda as empresas?
Mantendo um portfolio de ofertas que garanta a continuidade do fluxo de receitas para a empresa PRETENDIDA Pioneiras Curva de Maturidade de Kotler Em crescimento Ofertas Rentáveis Maduras Declinantes ATUAL SITUAÇÃO

7 As empresas Inovadoras
Buscam a continua reconstrução do mercado Desprezam estruturas e fronteiras de mercado Não existem setores não atraentes Buscam demanda potencial, latente e inexplorada

8 Mitos sobre inovação 1. Inovação é sobre tecnologia
O que fez a Apple e o Wall-Mart grandes empresas ? " Muito da inovação de hoje em dia, diz menos respeito a um produto ou tecnologia específica, diz mais respeito a um modelo de negócio totalmente diferente.” Gary Hammel

9 Inovação é sobre Tecnologia
Dois tipos de inovação: Qual delas é mais genial? Fonte: Época Negócios, maio 2007

10 Inovação é sobre Tecnologia
Dois tipos de inovação: Não se inventam iPods, todos os dias... Fonte: Época Negócios, maio 2007

11 Inovação é sobre Tecnologia
Dois tipos de inovação: Sem dúvida o Steve Jobs é um gênio, mas os resultados do caipira Sam Walton são +impressionantes!!! Fonte: Época Negócios, maio 2007

12 Inovação é principalmente sobre modelos de negócios
A sacada genial do Sam Walton, ou ainda, inovação para meros mortais... É preciso conhecer a cadeia de valor, nos mínimos detalhes para entender os gargalos de cada elo Em seguida pensar, disciplinadamente, sobre como eliminar esses gargalos Depois traçar uma estratégia e metas de inovação Gestão das metas Fonte: Época Negócios, maio 2007

13 Âmbito da Criatividade
Criatividade x Inovação Colaboração Âmbito da Criatividade Âmbito da Inovação Fazer Dizer Pensar Sentir Ser Individual A base da Inovação é a colaboração!

14 Mitos sobre inovação 2. Inovação e os resultados advindos dela são simplesmente aleatórios e imprevisíveis A inovação segue padrões Os resultados são fruto do valor percebido pelo cliente Inovações podem ser suportadas por metodologia que permitem avaliar (antecipar) qual será o valor percebido pelo cliente

15 Mitos sobre inovação 3. Você não pode ensinar as pessoas a serem mais inovadoras A inovação NÃO requer um gênio criativo, mas apenas aproveitamento de idéias criativas, fruto do conhecimento (lembre-se do Sam Walton) A Inovação segue padrões Qualquer um pode aprender caminhos específicos para proceder apropriadamente.

16 O que é Inovação? Inovação é a aplicação prática de uma idéia...
A aplicação prática de uma idéia depende de sua aceitação pelo mercado... A aceitação depende da percepção de valor

17 O que é Inovação? INOVAÇÃO É VALOR

18 Picasso e a nota de 1 dólar
O que é Valor? Valor é Preço? X Picasso e a nota de 1 dólar Ou seja, valor é percepção pura!!! Fonte: José Carlos Teixeira Moreira Consultor Empresarial de Marketing Industrial

19 Para obter Inovações de Valor é preciso...
Cultura Estrutura Processos Isso nem sempre é fácil, pois a maioria das empresas têm discurso de inovação, sem priorizar o tema de fato ... Mexer com temas complexos!

20 Cultura de Inovação Começa do topo É “top-down”
Executivos seniores devem certificar-se que a inovação se torne uma prática padrão pela organização. Todos os funcionários, do topo até em baixo, devem se interessar e estarem abertos para a inovação, não por eles próprios, mas pela empresa

21 Cultura de Inovação Principais valores da Inovação:
Idéias são procuradas Oportunidades são desenvolvidas Riscos são medidos Sucesso e a falha são recompensados Iniciativas são suportadas Experiências são realizadas Comercialização é organizada Aprendizagem é conseguida

22 Estrutura e Processos PROJETOS PIPELINE DE INOVAÇÃO P1
COMITÊ DE INOVAÇÃO Banco de Sugestões CANAL WEB SUGESTÕES DE CAMPO PARCEIROS CLIENTES OUTROS PIPELINE DE INOVAÇÃO P1 P2 P3 PROJETOS GRUPOS DE INOVAÇÃO IDÉIAS INOVAÇÃO LÍDERES DE GRUPO NDP ou NDS Gestor Campanha Inovação Banco de Idéias MEMBROS MULTIDISCIPLINARES

23 Metodologia de fomento à Inovação
Definir a estratégia de inovação (Pontual para uma UN ou Corporativa) Estruturar os grupos de trabalho de inovação Capacitar os grupos de trabalho de inovação Implementar metodologia e processos de inovação Disseminar a cultura de Inovação pela Empresa Treinar todos os funcionários para a Inovação

24 Metodologia de fomento à Inovação
Implementação da Inovação Serviço de consultoria para: Suportar o plano de implementação Participar dos grupos de trabalho Campanha de Inovação Programa de envolvimento e motivação coletiva Implementação do processo R A Capacitação para Inovação Programa de treinamento V Estratégia, Estruturação e Processos Workshop e Consultoria para: Formulação da Estratégia de Inovação Mapeamento das ofertas atuais Definição dos caminhos e necessidades de Inovação Estruturação das equipes de trabalho Formulação e adequação dos processos para Inovação Elaboração do plano de implementação O N I Seminário Executivo Conceitos, metodologia e exercício prático de criatividade e inovação Destinado ao corpo executivo da empresa

25 “A inovação deve passar a ser o valor máximo das empresas, substituindo a qualidade - que deve ser algo dado como certo.” Gary Hamel


Carregar ppt "Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google