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Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Centro de ensino superior do amapá ceap Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
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PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica para se ensinar o esporte propriamente dito e, paralelamente, quando se ensina esporte, ensinar mais do que esporte. Ensinar pelo esporte – o esporte como meio para desenvolvimento de competências, comportamentos, atitudes, valores.
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CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA • Processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva começa com o jogo, “jogar para aprender”, isto é, o jogo possui elementos que nos faz aprender. • Depois passa para “aprender jogando”, isto é, durante o jogo se melhora as habilidades.
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DESAFIOS AOS PROFESSORES
• Elaborar estratégias para atingir objetivos, sendo que vai se deparar com turmas heterogêneas. • Quais os parâmetros constitutivos de uma adequada aprendizagem tática e motora?
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PONTOS COMUNS NOS ESPORTIVOS COLETIVOS
• Bola; • Espaço ou campo de jogo; • Objetivo do jogo (gol/ponto); • Atenção aos colegas e adversários / público; • Arbitragem e regras do jogo; • O parâmetro “Situacional” (quando e como realizar um ação). (BAYER, 1986; GRAÇA ; OLIVEIRA, 1995; GRECO, 1995; GRECO; BENDA, 1998 e 2006; GRECO; SILVA, 2008).
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CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES COLETIVOS
CAMPO O CAMPO É COMUM ÀS EQUIPES INVASÃO UMA EQUIPE INVADE O CAMPO DA OUTRA Ñ-INVASÃO O CAMPO É DIVIDIDO ENTRE AS EQUIPES
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CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS COLETIVOS
SIMULTANEIDADE ADOÇÃO DE OBJETIVO IMPREVISIBILIDADE PRESENÇA DE REGRAS MOVIMENTO IMEDIATISMO
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PROPOSTA METODOLÓGICA DO JOGOS
Aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático do jogo. Aprendizagem motora, experiências variadas proporcionadas pelo jogo, centradas no desenvolvimento das capacidades motoras. Treinamento tático-técnico, efetiva-se na prática esportiva.
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APRENDIZAGEM TÁTICA - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Capacidades táticas básicas; (ataque/defesa) Jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; (Quem? Quando? Como? marcar/desmarcar) Estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos).
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QUANDO INICIAR A APRENDIZAGEM TÁTICA
• Idade sugerida /12 finalidade a compreensão da lógica do jogo (KRÖGER; ROTH, 2002). Continuidade anos. aplicação no esporte de rendimento.
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CAPACIDADES TÁTICAS BÁSICAS
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JOGOS DE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE TÁTICA
• Tarefas que tenham muita dinâmica, uma grande variabilidade de situações (táticas), uma alternância constante da atenção-percepção- decisão. Aproximem-se do esporte formal, exige “pensar rápido”, resolver situações sob pressões temporais ou espaciais, ou ambas. • Situações de oposição e colaboração simultâneas, com ou sem invasão do campo da equipe adversária, de forma a oportunizar diferentes experiências motoras, reforçando o processo de aprendizagem motora. Com o aumento gradativo de participantes, a variabilidade técnica e a diversidade de decisões (diferentes formas de marcar ponto).
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NO JOGO É POSSÍVEL MODIFICAR
Espaço do jogo (largura + profundidade); Tamanho do campo (maior ou menor); Complexidade (número de jogadores); Combinações técnicas (tipos de passes permitidos); Número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); Tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); Opções de comportamento tático.
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VAMOS PRATICAR? Turma mista com 30 alunos de (6-8 anos);
Turma mista com 30 alunos (8-10 anos);
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APRENDIZAGEM MOTORA - ACÕES DO JOGO
• São parâmetros constitutivos do movimento necessários para a realização das técnicas específicas dos esportes com bola (passe, chute, lançamento, dentre outras). • Pré-requisitos gerais direcionados a problemas motores específicos dos esportes que facilitam a aprendizagem das técnicas específicas dos esportes.
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QUANDO INICIAR APRENDIZAGEM MOTORA
a) Capacidades coordenativas 4-12 gerais 12... Específicas b) Habilidades técnicas habilidades fundamentais (6/8 ...anos) habilidades técnicas (8-10anos)
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ESTRUTURA DO JOGOS PARA COORDENAÇÃO
+ = Treinar Coordenação Habilidade fundamental (correr, saltar, lançar, driblar,…) Condicionantes de pressão (tempo, precisão, organização, sequencia, variabilidade, carga)
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PARAMETROS DE JOGOS PARA COORDENAÇÃO
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APRENDIZAGEM MOTORA ESTRUTURA DA AULA
1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = após 12 anos
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DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO
Alto nível de treinabilidade Base para as habilidades e técnicas específicas dos esportes. Pré-requisito de diferentes movimentos com amplitude e generalização variada.
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HABILIDADES TÉCNICAS Complementar o processo de aprendizagem motora desenvolvendo as habilidades técnicas PARALELAMENTE às capacidades coordenativas. É importante trabalhar mãos, pés e bastões/raquetes, o mesmo exercício com as três opções de realização e direcionados para um dos parâmetros.
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PARAMETROS DE JOGOS PARA HABILIDADES TÉCNICAS
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SITUAÇÃO PROBLEMA Indique os parâmetros de pressão (capacidades coordenativas) e habilidade técnicas presentes nas tarefas: a) Mini-futsal (sem goleiro);
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POR HOJE!!!
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