Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos
2
O que as escolas precisam aprender para...
3
...enfrentar os desafios do Século XXI?
4
A Escola se mantém fossilizada
5
Num mundo que não para de mudar
6
Século XX Século XXI
7
Século XX Século XXI
8
A escola como conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no Século XVIII.
9
Revolução Industrial Revolução Francesa Estados Modernos Independência Americana
10
MÃO DE OBRA
11
Revolução Tecnológica
12
Refletir sobre o processo produtivo
13
Ensino por competências e habilidades?
O que fazer? Ensino por conteúdo? ou Ensino por competências e habilidades?
14
COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?
15
PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X
ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO
16
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER
17
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
18
COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?
19
O processo de aprendizagem ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.
20
COMO SE DÁ O PENSAMENTO?
21
PROCESSO COGNITIVO PASSA POR SEIS DOMÍNIOS
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO OU JULGAMENTO OPERAÇÕES DO PENSAMENTO
22
TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR)
Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento
23
Apresentar o que precisa ser conhecido
CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido
24
Entender o significado da informação
COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação
25
Uso da informação em situações concretas
APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas
26
Examinar a informação em suas partes
ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes
27
Integrar as partes em um todo
SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo
28
CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.
29
COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.
30
PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto “A abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos”.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.