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Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras

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Apresentação em tema: "Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras"— Transcrição da apresentação:

1 Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras

2 Estratégias inovadoras aplicadas a estruturas curriculares tradicionais
Texto Lea Anastasiou Estratégias – caracterização: Descrição Operações de pensamento (predominantes) Dinâmica da atividade Avaliação

3 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para grandes grupos
Ajudando seus estudantes a aprender: Utilizar exemplos concretos para ilustrar princípios abstratos Distribuir handouts dos slides com espaço para anotações Programar pausas na aula para dar tempo para que os alunos façam anotações. Verificar se estão entendendo através de perguntas ou exercícios durante a aula

4 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para grandes grupos
O que é preciso saber antes de planejar a aula: Como a aula se encaixa no curriculum ou no curso O conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto a ser abordado Como o material de sua aula (ou do curso) será disponibilizado Os métodos de ensino que os alunos estão acostumados

5 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para grandes grupos
Pontos importantes: Encorajar os alunos a interagir Concluir com sumário da aula – “take home messages” Avaliação da aula

6 Métodos Inovadores Responsáveis: Gláucia de Melo Reis
José Wilson do Nascimento Corrêa Nathalie de Lourdes Souza Dewulf

7 PBL Problem-Based Learning
O PBL tem como base de inspiração “os princípios da Escola Ativa, do Método Científico, de um Ensino Integrado e Integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão”

8 Problematização Na problematização, a relação ação-reflexão-ação transformadora é o eixo básico de orientação do processo. Apoiada nos fundamentos da pedagogia crítica, a problematização tem por meta “o desenvolvimento da consciência crítica (...), e responde à essência de ser da consciência, que é a sua intencionalidade”

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10 Esquema da aplicação do PBL utilizado na Harvard Medical School
Fase I : - Identificação do(s) problema(s) - Formulação de Hipóteses - Solicitação de Dados Adicionais - Identificação de Temas de Aprendizado - Elaboração do Cronograma de Aprendizado Estudo Independente Fase II: - Retorno ao Problema - Crítica e Aplicação das Novas Informações - Redefinição do Problema - Reformulação de Hipóteses - Identificação de novos Temas de Aprendizado - Anotação das Fontes Fase III: - Retorno ao Processo - Síntese do Aprendizado - Avaliação.

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12 Metodologias problematizadoras
Vantagens Retenção de conhecimento a longo prazo. Aprendizado profundo Habilidades genéricas Integração curricular Relações humanas Motivação Abordagem construtivista Desvantagens Tutores que não podem “ensinar” Quantidade de Recursos Humanos Estrutura da faculdade Privação de modelo Sobrecarga de informação

13 Estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Marília
6ª série 5ª série 4ª série 3ª série 2ª série 1ª série Prática Profissional 1 Necessidades de Saúde 1 Prática Profissional 2 Eletivo Unidade Integrada II Unidade Integrada I Habilidades Profissionais 3 Interação Comunitária 3 Ciclo de Vida 2 Ciclo de Vida 1 Habilidades Profissionais 4 Interação Comunitária 4 Apresentações Clínicas 2 Apresentações Clínicas 1 Saúde Materno- Infantil I Emergência e Trauma Saúde do Adulto I Eletivo/férias Saúde Materno- Infantil II Saúde do Adulto II

14 Requisitos para a implantação do PBL
Necessidade de espaço livre na estrutura curricular para o auto-aprendizado do aluno Necessidade, por parte dos docentes, de realizar trabalho integrado e em equipe necessidade de mudança na mentalidade sobre o papel do docente no processo ensino-aprendizagem Revisão do conceito de autonomia departamental Mudança no critério de seleção dos alunos Mudança na forma de avaliação durante o curso Necessidade de formação técnica de recursos humanos para a metodologia PBL Investimentos financeiros em infraestrutura tais como elaboração de casos clínicos Outros recursos instrucionais Reformas e construção para adaptação do ambiente físico, etc

15 “Por que limitar-se a transmitir conhecimentos se os estudantes dispõem para isto, além da imprensa escrita, inventada há mais de 500 anos, outros meios de acesso às informações? Por que não privilegiar discussões em torno de temáticas levantadas junto aos alunos? Por que não prestigiar a aquisição de mentes criativas e inquiridoras, através de debates, de resoluções de problemas extraídos da própria realidade sóciocultural?” Balzan, NC 1999

16 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para pequenos grupos (1)
Problemas associados com pequenos grupos: O professor ministra uma aula sem discussão com alunos O professor fala muito Os alunos não são encorajados a falar; não há discussão entre os alunos; somente respondem às questões formuladas pelo professor.

17 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para pequenos grupos (2)
Problemas associados com pequenos grupos: Os alunos não se preparam para as sessões Um aluno domina ou bloqueia a discussão Os alunos procuram a solução dos problemas sem interesse na discussão propriamente dita.

18 Atividades coletivas Tempestade cerebral Seminários Grupos de oposição /Fórum Projetos (maquetes, entrevistas) Estudo de texto Solução de problemas Mapa conceitual Estudo de caso Painel Oficina Filmes

19 Fishbowls Grupo de discussão Grupo de observação Feedback

20 Cruzamento (Crossover groups)

21 Horsehoe groups Lousa Tutor


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