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MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.

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Apresentação em tema: "MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça."— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça

2 MUDANÇA Significa a passagem de um estado para outro diferente. Implica transformação, perturbação, interrupção, ruptura.

3 MUDANÇA

4 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho (Bruno-Faria 2000)

5 PODER JUDICIÁRIO SINDICATO FORNECEDORES MP SOCIEDADE OAB CNJ AMMA

6 Alguns conceitos básicos
Organização Grupo de pessoas que se reúne em busca de um objetivo comum. Cultura organizacional Expressa o modo de vida, o sistema de crenças e valores e a forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização.

7 É preciso desenvolver uma NOVA VISÃO
Cultura Empresarial É preciso desenvolver uma NOVA VISÃO adequada à realidade deste início do Século XXI!!

8 Como e porque se processa uma mudança em uma organização?
Mercados globalizados A informação viaja numa velocidade espantosa O cliente a cada dia exige mais Alterações significativas nos hábitos das pessoas; Essa exigência se reflete em “imposições” sobre o comportamento das organizações;

9 Principais etapas de um Projeto de Mudança:
Descongelamento; Mudança; Recongelamento.

10 Como agir em um Projeto de Mudança?
Preparar o terreno; Ouvir a opinião do pessoal; Modificar o comportamento da Liderança.

11 O Líder tem um papel fundamental na Gestão de Mudanças

12 Planejamento e execução da mudança
Por que mudar? Qual nosso estado presente? Qual será o nosso estado futuro? Ação para a mudança Gerenciando a transição da mudança

13 Sintomas da necessidade da mudança
Repetição incessante dos mesmos problemas Tentativas repetidas de produtividade Baixo nível de moral entre colaboradores Alta rotatividade de pessoal

14 Acompanhamento e Avaliação das Mudanças
Determinar se os benefícios e as melhorias foram alcançados; Indicar a existência de problemas potenciais resultantes das transformações; Manter o controle sobre o projeto das mudanças dentro do cronograma, do orçamento e do prazo; Fornecer feedback para os stakeholders, mantendo-os sempre informados das mudanças.

15 Como nasce um paradigma?
Modelo, padrão, exemplo Como nasce um paradigma?

16 Resistência a Mudança Falta de convicção de sua necessidade
Desconforto com a necessidade Desconforto com as surpresas do desconhecido Relutâncias em lidar com situações desfavoráveis Falta de confiança no agente da mudança Medo de fracasso Outros

17 Como gerenciar a mudança e a resistência?
Ambiente de aprendizagem Nível de ansiedade adequado Confiança e respeito mútuo

18 Forças impulsionadoras e restritivas
Desejo de ficar Vontade de manter o status quo Velhas Idéias Conservantismo Conformismo com o presente Presente ou passado Desejo de mudar Vontade de melhorar Novas Idéias Criatividade Inovação Inconformismo com o presente Futuro

19 Reflexão “NÃO EXISTE NADA MAIS DIFÍCIL DE ASSUMIR, MAIS ARRISCADO DE DIRIGIR OU MAIS INCERTO QUANTO AO SUCESSO DO QUE A INTRODUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM DAS COISAS”. O Príncipe, Maquiavel


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