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Relação Treinador-Atleta:

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Apresentação em tema: "Relação Treinador-Atleta:"— Transcrição da apresentação:

1 Relação Treinador-Atleta:
O Coaching e o desenvolvimento pessoal Sidónio Serpa Seminário Internacional de Psicologia do Desporto Florianóplolis, 1-3, Junho, 2010

2 ESTRUTURA DA CONFERÊNCIA
Conceitos e modelos A complexidade da relação treinador-atleta: variáveis dos atletas, treinadores & situationais Coaching: uma abordagem desenvolvimental Coaching: do desporto às empresas Conclusões

3 ORIGEM DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO TREINADOR-ATLETA
Teoria do Grande Homem Teorias do Comportam. Ideal Liderança Organizacional Teorias Contingenciais LÍDER SUBORDINADOS SITUAÇÃO Chelladurai, 1978: MODELO MULTIDIMENSIONAL DE LIDERANÇA NO DESPORTO

4 MODELO MULTIDIMENSIONAL DE LIDERANÇA NO DESPORT0
Adaptado de Chelladurai, 2007 L I D E R A N Ç T S F O M C COMPORTAM. DO LEADER ANTECEDENTES CONSEQUÊNCIAS CARACTERÍSTICAS SITUACIONAIS COMPORTAMENTO REQUERIDO SATISFAÇÃO DOS ATLETAS COMPORTAMENTO REAL CARACTERÍSTICAS DO TREINADOR DESEMPENHO INDIVIDUAL & DA EQUIPA CARACTERÍSTICAS DOS ATLETAS COMPORTAMENTO PREFERIDO

5 LEADERANÇA & CONCEITOS-CHAVE
Tem lugar a nível individual, grupal e organizacional É um processo comportamental É interpessoal (implica interacção humana) Está relacionada com o desempenho Riemer, 2007

6 COMUM A AMBOS OS ACTORES
ESPECIFICIDADE DA RELAÇÃO TREINADOR-ATLETA OBJECTIVO COMUM A AMBOS OS ACTORES RESULTA DA COOPERAÇÃO ENTRE ELES DESPORTIVO ALCANÇADO PELO DESEMPENHO DOS ATLETAS

7 A COMPLEXIDADE DA RELAÇÃO TREINADOR-ATLETA

8 ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DOS ATLETAS
ANTECEDENTES COMPORTAM. DO LEADER CONSEQUÊNCIAS CARACTERÍSTICAS DOS ATLETAS

9 QUESTÃO Como evolui a relação T-A durante a carreira, considerando as modificações dos atletas?

10 FASES DA CARREIRA ESPECIALIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO PRÉ-APOSENTAÇÃO
INICIAÇÃO

11 INVESTIGAÇÃO SOBRE RELAÇÃO T-A DURANTE A CARREIRA DOS ATLETAS
TRAMPOLIM N= 322 (M:150;F:182) Idade: 13-30 Fase : 2ª, 3ª, 4ª “aposentado”: 12% NATAÇÃO N = 157 (M:93;F:64) Idade: 13-31 Fase: 2ª, 3ª, 4ª “aposentado”: 27%

12 INVESTIGAÇÃO SOBRE RELAÇÃO T-A DURANTE A CARREIRA DOS ATLETAS
- CONCLUSÕES GERAIS: A relação é dinâmica ao longo da carreira do atleta Características relacionais: De orientação para o afecto até orientação para a tarefa Poder: de centrada no treinador até equilíbrio entre ambos Afecto: geralmente amigável Baixo nível de conflitos (tipicamente problemas relacionais or exigências exageradas nas tarefas de treino)

13 ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DOS TREINADORES
COMPORTAMENTO DO LÍDER ANTECEDENTES CONSEQUÊNCIAS CARACTERÍSTICAS DO TREINADOR

14 QUESTÃO De que modo as características dos treinadores afectam as emoções dos atletas?

15 Investigação sobre os Comportamentos Ansiogénicos dos Treinadores
INVENTÁRIO DE COMPORTAMENTOS ANSIOGÉNICOS DO TREINADOR – ICAT (Serpa, 1995) 27 itens Escala Likert de 4 pontos 4 dimensões: ANTAGONISMO COMUNICAÇÃO DECISÃO TENSÃO

16 Investigação sobre os Comportamentos Ansiogénicos dos Treinadores
- RESULTADOS Dimensões mais ansiogénicas: comunicação decisão Género dos atletas: Masculino: valores superiores Nível de competição Tendência para aumentar nos níveis superiores

17 Investigação sobre os Comportamentos Ansiogénicos dos Treinadores
- RESULTADOS Relação com as variáveis do treinador: Correlação Positivo com as dimensões da ELD: Autocrático Correlação Negativa com as dimensões da ELD : Instrução Reforço Positivo Suporte Social Democrático

18 Investigação sobre os Comportamentos Ansiogénicos dos Treinadores IMPACTO DOS COMPORTAMENTOS DOS TREINADORES NA ANSIEDADE DOS ATLETAS CONCLUSÕES GERAIS Alguns comportamentos dos treinadores perturbam emocionalmente os seus atletas Os comportamentos ansiogénicos relacionam-se com os estilos de liderança

19 ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS SITUACIONAIS
COMPORTAMENTOS DO LÍDER ANTECEDENTES CONSEQUÊNCIAS CARACTERÍSTICAS SITUACIONAIS

20 QUESTÃO De que modo as variáveis sócio-culturais influenciam a relação T-A?

21 INVESTIGAÇÃO SOBRE A LIDERANÇA DOS TREINADORES em diferentes culturas
Escala de Liderança no Desporto – ELD (Chelladurai, 1978) Dimensões: Reforço Positivo; Treino-Instrução; Suporte Social; Autocrático; Democrático Versões: Percepção do atleta Preferência do atleta Auto-Percepção do treinador

22 LIDERANÇA EM DIFERENTES SOCIEDADES Ginástica Rítmica Desportiva
Países: Euro-Latinos (Espanha, França, Portugal) Ex-URSS (Bielorússia, Estónia, Eslovénia, Geórgia, Casaquistão, Lituania, Rússia) Anglo-Saxónicos (Austrália, Canadá, Grã-Bretanha) Asiáticos (China) Outros (Bélgica, Brail, Cabo Verde, África do Sul) Participantes: 47 treinadores, 172 ginastas

23 LIDERANÇA EM DIFERENTES SOCIEDADES Ginástica Rítmica Desportiva CONCLUSÕES
Diferentes Sociedades associam-se a diferentes estilos de liderança; As discrepâncias entre auto-percepção dos treinadores e percepção dos atletas diferem segundo as Sociedades As discrepâncias entre preferências e percepção dos atletas diferem segundo as Sociedades CARÁCTER SITUACIONAL DA LIDERANÇA

24 QUESTÃO Percepções de treinadores e atletas em contexto Olímpico:
Existe consonância?

25 Participantes Portugueses nos J.O. de Sydney
Reacções dos atletas à participação Olímpica : Percepções de atletas e treinadores Participantes Portugueses nos J.O. de Sydney 39 atletas 16 treinadores Entrevistas Questionários

26 Percepção dos Constrangimentos durante a participação olímpica
Percepções comuns a atletas e treinadores : Focus social nos atletas Factores de competição Contexto e atmosfera olímpica Expectativas Tipo e nível da preparação específica

27 Percepção dos Constrangimentos durante a participação olímpica
Mencionado apenas pelos atletas: Emoções dos atletas relacionadas com a participação olímpica O significado dos Jogos Olímpicos

28 Estratégias de coping relativas à participação Olímpica
Percepções comuns a atletas e treinadores : Suporte Social (família, amigos...) Controlo de factores externos Preparação psicológica específica (antecipação, skills de auto-regulação...)

29 Estratégias de coping relativas à participação Olímpica
Mencionado apenas pelos atletas: Rotinas de treino Pensamentos racionais Atitudes positivas

30 Reacções dos atletas à participação Olímpica : Percepções de atletas e treinadores
CONCLUSÕES Atletas e treinadores realizam percepções comuns sobre a reacção dos atletas à participação Olímpica; Importantes aspectos fenomenológicos e instrumentais apenas são mencionados pelos atletas; Os treinadores devem dar importância ao que se refere ao “atleta interior” e às oportunidades de comunicação.

31 UMA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
COACHING UMA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

32

33 PROCESSO RELACIONAL DO TREINO
(concepção unidireccional) Conhecimentos Análise Capacidades desportivas Concepção Emissão TREINADOR ATLETA Recepção Execução Sidónio Serpa

34 PROCESSO RELACIONAL DO TREINO (concepção interactiva)
Conhecimentos Experiência Análise Decisão TREINADOR ATLETA Concepção Planeamento Execução Avaliação PROCESSO DESPORTIVO = SISTEMA COLECTIVO Sidónio Serpa

35 COACHING Processo de optimização do potencial do sujeito,
promovendo a tomada de consciência das suas características e da relação com as situações, bem como a auto-responsabilização (Stelter, 2004) COACH (desporto) MANAGER (business/ /empresas)

36 ATLETA & TRABALHADOR DE RECURSO HUMANO A SER HUMANO COM
RECURSOS PESSOAIS PARA ESTIMULAR

37 PRINCÍPIOS DO COACHING
Adaptado de Whitmore, 2002 ATENTO À REALIDADE RESPONSABILIDADE Focus nas capacidades dos subordinados Identificar o objectivo de sonho Identificação do focus atencional (awareness) Promover a auto-estima e a auto-confiança Team building Promover a performance optimizando o desempenho individual/grupal Fomentar a motivação intrínseca Co-participação no estabelecimento de objectivos Promover a autonomia Trabalho em equipa

38 “Mourinho sabe de gestão”
Jornal“A Bola”, Julho/05 Inglaterra: “Mourinho sabe de gestão” - Votado o melhor especialista em Gestão de Pessoal - Seminário organizado em Stamford Bridge: 120 presidentes e chefes-executivos de grandes empresas - Outros professionais votados: - Richard Branson, Virgin Air Lines (Marketing) - Lord Hanson, dono de todo o grande Hampton (melhor negociador em fusão e aquisição de empresas)

39 TREINADORES DESPORTIVOS
BUSINESS COACHING & LIVROS

40 RELAÇÃO TREINADOR-ATLETA LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
Em conclusão... RELAÇÃO TREINADOR-ATLETA 4 1 LIDERANÇA ORGANIZACIONAL Da Relação Treinador-atleta ao Business Coaching BUSINESS COACHING 2 3 TREINO DESPORTIVO (SPORTS COACHING)

41 ESTIMULAR O POTENCIAL PELO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Em conclusão... ENVOLVIMENTO TAREFA RELAÇÃO TREIN.-ATLETA Manager-Subordinado TREINADOR Manager ATLETA Subordinado ESTIMULAR O POTENCIAL PELO DESENVOLVIMENTO PESSOAL

42 O POTENCIAL DE UM ATLETA

43 MUITO OBRIGADO PELA VOSSA AMÁVEL ATENÇÃO !


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