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Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

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Apresentação em tema: "Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc. Tel: e

2 Introdução Recursos Tipos Escassos Limitados Tecnológicos Humanos
de Capital ($) Materiais Patrimoniais Leia: MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renata C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3 ed. Rev. São Paulo: Saraiva, Bibliografia Básica do plano de ensino

3 O que é Recurso “ é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza” (MARTINS & ALT; 2009, p. 5) Fatores de Produção Recursos Clássicos: Natureza, Capital e trabalho. O que está faltando ? “TECNOLOGIA”

4 Funções importantes na área
Gestão de compras Administração de Materiais Administração Patrimonial Logística

5 É um centro de despesa ou de Lucro?
Gestão de Compras Gestão da aquisição ou função de compras É um centro de despesa ou de Lucro? Participação na Receita Bruta: 50% a 80% (compra de insumos para produtos) Melhor produtividade na função = melhora significativa no lucro.

6 Do Sistema Tradicional ao Moderno
Necessidade de adequação aos sistemas just-in-time Procurement - pesquisa e desenvolvimento de relacionamentos comerciais com os fornecedores - Qualificação e suporte técnico - Negociação de preços com os fornecedores

7 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos
MATRIZ O escritório central acessa todos os sistemas de dados da matriz utilizando serviços de telecomunicações, como os oferecidos pela Embratel. CLIENTESAcessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento.

8 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos
TRANSPORTADORAS A fim de agilizar a comunicação, a empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneiode cargas e notas fiscais. LIGAÇÕES ÀDISTÂNCIA Servidores mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores.

9 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos
VENDEDORES Munidos de notebooks equipados com modem, os vendedores conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes. UNIDADES DE VENDAS E REPRESENTANTES Acessam todo o sistema da matriz via Renpac.

10 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos
FÁBRICAS As várias unidades ligam-se à matriz para ter acesso a correio eletrônico e compartilhar de dados gerenciais e financeiros, como resultados, pedidos e faturamento. FORNECEDORES Estão todos ligados à empresa. Utilizando o padrão EDI, têm acesso a várias informações, como os pedidos de compras.

11 Função Compras Influência em relação à imagem institucional da empresa
Objetivos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo Tecnologias cada vez mais sofisticadas: EDI (electronic data interchange) , internet, cartões de crédito, leilões Interação com as demais áreas da empresa

12 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Jurídico - Entradas: contratos assinados, pareceres sobre processos de compra, assessoria jurídica; - Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores.

13 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Informática Entradas: informações sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, ,intranets, extranets, softwares de compras; Saídas: informações sobre fornecedores, cópias de solicitações de compras e de pedidos de compra, cópias de contratos de fornecimento de serviços.

14 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Marketing e Vendas - Entrada: condições do mercado de compradores, novos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias de produtos e processos. - Saídas: custos de promoções, condições do mercado fornecedor.

15 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Contabilidade e Finanças Entrada: custos das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento. Saídas: orçamentos de compras, compromissos de pagamentos, custos dos itens comprados, informações para subsidiar estudos da relação benefícios sobre custos.

16 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Engenharia de Produto e de Processos Entradas: especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, solicitações de levantamentos preliminares sobre fornecedores e preços; Saídas: informações sobre fornecedores, preços e condições de fornecimento.

17 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Fabricação ou Produção - Entradas:necessidades de materiais e/ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis; - Saídas:prazos de entrega dos pedidos, recebimentos previstos.

18 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa
Qualidade Entrada:informações sobre qualidade, especificações de produtos a serem comprados Saídas: histórico sobre a qualidade dos fornecimentos.

19 Novas Formas de Comprar
Compras globalizadas (global sourcing) – Mercado global. Ex. Grupo Pão de açúcar: falta de produtos caiu de 25% para 4%. b)EDI facilita a transmissão de dados eletronicamente Vantagens: rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações;redução dos custos; e sedimentação do conceito de parcerias.

20 c) E-commerce “ O e-commerce envolve a realização de uma ampla variedade de processos empresariais para apoiar a compra e a venda eletrônicas de bens e serviços” (O`BRIEN; 2009, p. 244) Vantagens do EDI em relação ao e-commerce –Maior segurança nas comunicações e parceiros; –Dispõe de um formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; –Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações Leia: O`BRIEN, James. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

21 Vantagens do e-commerce em relação ao EDI
–Investimento inicial em tecnologia é bem mais baixo –Atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos –Pode ser operada praticamente em tempo real –Permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina –Maior flexibilidade nos tipos de transações

22 Cont. novas formas de comprar
d) Cartões de Crédito, Cartão empresa ou cartão empresarial. Compra de MP e Materiais auxiliares entre empresas. Vantagens: Diminuição no número de transações financeiras, cheques e maior controle e) Leilões Empresa disponibiliza via internet ou editais suas necessidades de compras Informar que a seleção do fornecedor será por meio de leilão público Fornecedores farão suas ofertas de preços e prazos de entrega. Cabe ao comprador fazer a melhor oferta. Vantagens: Transparência no processo de compras

23 Estratégias de Aquisição: Verticalização
Tentar ou Produzir internamente tudo o que for necessário. Vantagens - Independência de terceiros –Maiores lucros –Maior autonomia –Domínio sobre tecnologia própria Desvantagens - Maior investimento –Menos flexibilidade –Perda de foco

24 Estratégias de Aquisição: Horizontalização
Comprar de terceiros o máximo possível dos itens necessários Vantagens: –Redução de custos –Maior flexibilidade e eficiência –Incorporação de novas tecnologias –Foco no negócio principal da empresa Desvantagens: –Menor controle tecnológico –Deixa de auferir o lucro do fornecedor

25 Comprar versus Fabricar
Binômio clássico Análise Financeira: Custo-benefício e VPL. Conceito de Custo Total: CT = CF + CV x q •CT = custo total •CF = custo fixo •CV = custo variável •q = quantidade envolvida

26 Exemplos Empresa veloz Empresa de limpeza

27 Locação (Arrendamento Mercantil) ou comprar
Desvantagens: O arrendatário não pode depreciar o bem; devolução do bem ao fim do arrendamento (se o contrato o exigir); ter de obter aprovação do arrendatário para introduzir modificações no bem arrendado; Não poder usar o valor residual que normalmente o bem terá ao término do contrato. Vantagens: Mais fácil fazer um leasing do que conseguir empréstimo; Não exige grande desembolso inicial; Risco de obsolescência do arrendador; Os pagamentos efetuados são dedutíveis como despesa do exercício, com reflexos no lucro tributável.

28 Ferramentas de análises
Fluxo de Caixa Descontado CAE – Matemática Financeira

29 “Ninguém é subornado por acidente”
Ética em Compras “Quando o presente tem um maior valor, maior será a obrigação de retribuir” “Ninguém é subornado por acidente”

30 Cont. Ética em compras “Lembranças”, “presentes”, “brindes”, “comissão”, “ agrados” O que fazer ????? Fixar limites Legal e moral Por exemplo: Código de conduta ética Legislação específica para o setor público Códigos de ética de compras

31 Diretrizes Éticas Desencorajar o recebimento de presentes de fornecedores Definir valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras Informar os funcionários sobre o impacto dos materiais promocionais de valor mais elevado e o sentimento de obrigação que ele acaba criando Pagamento bilateral para os almoços de negócios. Manuseio de informações

32 Cont. Exemplos de código de ética
Exemplo: Código de ética da MIT


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