Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedrohenrique Rodriques Alterado mais de 10 anos atrás
2
DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PARTICIPATIVO
INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO Júlia Eugênia Gonçalves
3
INFORMAÇÃO ESTA APRESENTAÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL EM
CONTATOS: Júlia Eugênia Gonçalves
4
PREMISSAS Instituição vista como“aprendente” porque é composta
por pessoas que vivenciam situações de aprendizagem. Referências: Hugo Assmann; Pierre Furter; Peter Senge.
5
PREMISSAS Instituição vista como um sistema
aberto, que mantém relações com outros sistemas e sobrevive porque aprende. A aprendizagem organizacional está intimamente relacionada com sua capacidade de mudar e inovar.
6
DRUCKER Na pintura não vemos linhas e pontos, mas a configuração.
Não ouvimos sons isolados numa canção, mas a melodia. Na organização podemos olhar o mundo e a nós mesmos.
7
PREMISSAS CIRCULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. INFORMAÇÃO; CONHECIMENTO; SABER. CURIOSIDADE; CRIATIVIDADE; INOVAÇÃO. ENVOLVIMENTO/ CRENÇAS E VALORES. A instituição também desenvolve uma modalidade de aprendizagem: maneira pela qual as diversas pessoas que a compõem se relacionam com o conhecimento e se posicionam como aprendentes e ensinantes.
8
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVO:
MODELO DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVO: Busca conciliar a competência de um consultor externo e a implicação da própria instituição neste processo de auto-conhecimento; Engajamento de membros da instituição no processo diagnóstico; Composição de equipe que seja representativa do conjunto da comunidade e que assuma a responsabilidade de participar do processo de avaliação institucional.
9
PASSOS: Formação da equipe responsável;
Identificação dos incômodos e formulação das perguntas iniciais; Levantamento de informações e das hipóteses de trabalho; Aplicação dos intrumentos; Análise das informações; Elaboração das conclusões.
10
FORMATO Dois encontros de dois dias de duração cada um:
No primeiro encontro são aplicados os instrumentos que servirão para complementar o levantamento de informações; No segundo é feita a análise das informações e são elaboradas as conclusões.
11
INVESTIGAÇÃO ESTRATÉGIAS GRUPAIS; ESTILO DA LIDERANÇA;
CIRCULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES; DESEMPENHO DOS DIVERSOS ATORES; QUEIXAS; NÍVEL DE COMPETIÇÃO/COOPERAÇÃO; SISTEMA DE VALORES.
12
INSTRUMENTOS Jogos; Dinâmicas de grupo;
Teste Projetivo Psicopedagógico Par Educativo. Todos seguidos da aplicação do C.A.V. = Ciclo de Aprendizagem Vivencial: sentimentos; processos; transcendência.
13
JOGOS : MANCALA; TATETI TRIDIMENSIONAL; QUEM É QUEM ? QUATRO CORES;
TANGRAM; JOGO DO EXÁGONO; TORRE DE HANÓI; VERITECK; JOGO DOS GOLFINHOS.
14
JOGO DE EXÁGONO DAR... RECEBER... PASSAR... TROCAR... A FALTA...
O DEPERDÍCIO ORGANIZAÇÃO/ REORGANIZAÇÃO
15
JOGO DOS GOLFINHOS Características da liderança; estruturas grupais; cooperação;resolução de problemas em grupo; flexibilidade mental; diversificação de pontos de vista.
16
DINÂMICAS DE GRUPO JANELA DE JOHARI : dar e receber feedback; percepção do eu e do grupo MATRIZ FOFA: análise do ambiente interno e externo JOGOS COOPERATIVOS
17
TESTE PROJETIVO PSICOPEDAGÓGICO
O PAR EDUCATIVO : Investiga os vínculos com a aprendizagem a partir da relação aprendente/ ensinante/conhecimento.
18
CONCLUSÃO Realizar um diagnóstico institucional é empreender um caminho de pesquisa em busca do conhecimento sobre a situação real em que se encontra a instituição, que poderá identificar tanto seus pontos fortes como os fracos, reforçando os primeiros ou corrigindo os segundos e encontrando um caminho de mudança. Júlia Eugênia Gonçalves
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.