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Mestrandas em Educação

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Apresentação em tema: "Mestrandas em Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrandas em Educação
Investigação Qualitativa em Educação Uma introdução à Teoria e aos Métodos Cap. IV: Dados Qualitativos Apresentação: Lara Elisa Latância Thaís Nogueira Penido Mestrandas em Educação Autores: Robert Bogdan Sari Biklen

2 Um modo de olhar a Pesquisa...
Sempre é uma coisa delicada intrometer-se, tentar interpretar a interioridade de que vivem ‘os outros’, e trabalhar sobre o avesso das suas representações conscientes, sem ter ao mesmo tempo a certeza de uma verificação possível das afirmações que se fazem. Creio, no entanto, ser conveniente submeter esse jogo ao olhar da pesquisa à maneira do mergulhador que põe no rosto uma máscara transparente para contemplar aquilo que a superfície da água lhe esconde. Esse auxiliar basta para lhe revelar de um só golpe a suntuosidade das profundezas marinhas. (Mayol, 2001, p. 146)

3 O que iremos discutir? - O que são dados? Pontos do Capítulo IV –
Dados Qualitativos - Quais são as fontes de dados utilizadas em uma investigação qualitativa ? - Notas de campo Relatos de dados e exemplos de uma professora que se inicia como pesquisadora - Textos escritos pelos sujeitos - Fotografias - Estatísticas oficiais e outros dados quantitativos - Comentários finais

4 [...] “Os acontecimentos vulgares tornam-se dados quando vistos de um ponto de vista particular – o do investigador” ( pág. 149); O que são Dados? Dados são bases de análises, ou seja, materiais brutos que os investigadores recolhem de onde estão estudando [...] Dão fundamentação a escrita [...] Servem para pensar de forma adequada e profunda aquilo que pretende-se investigar [...] Identificam informações importantes dentro do material encontrado durante o processo de investigação [...] Os dados são as provas e as pistas. (BOGDAN E BIKLEN, 1994)

5 Impressões de um professora iniciando-se como pesquisadora
[...] “Nessa experiência como pesquisadora, percebemos as dificuldades de, principalmente, tornar o “familiar em exótico”. Começar a olhar o processo de ensino e aprendizagem, bem como as interações entre professora e aluno com um olhar, agora não só de professora como também de pesquisadora é, sem dúvida, um grande desafio. Para tanto, é preciso estar atenta aos detalhes, às conversas, às falas de cada um sobre determinado assunto e às ações, voltando os dados para o desenvolvimento da pesquisa. Percebemos, de forma bem clara, que nossos valores e princípios pessoais influenciam tanto no agir como no observar de qualquer pesquisador e, também, na análise de todo o processo.” (MORAES, 2008, pg. 16)

6 Quais são as fontes de dados?
- Transcrições de entrevistas - Notas de campo de observações Dados que o pesquisador cria Diários Fotografias Documentos Oficiais - Artigos de Jornais Dados que os outros criam e que o investigador encontra e se apropria Os estudos qualitativos geralmente utilizam-se de uma variedade de fontes de dados.

7 A coleta de dados realizada por MORAES, 1998:
“A coleta de dados foi realizada através: do diário de campo, das sondagens completas contendo todos os conteúdos trabalhados durante o programa de alfabetização, da sondagem simplificada – feita bimestralmente – e, por último, do questionário dirigido aos pais dos alunos.”(p.20)

8 Notas de campo ... - É considerada a fonte de dados mais importante na pesquisa qualitativa; - Consiste na observação e anotação por parte do investigador de tudo o que se vê, ouve, experiencia e pensa, durante a visita de campo; Idéias Estratégias Reflexões Palpites Consiste no registro de

9 Notas de Campo ( Cont.) ... - Auxiliam o investigador a acompanhar o desenvolvimento do projeto e visualizar como a investigação foi afetada pelos dados recolhidos; Servem ainda como complemento a outros métodos de recolha de dados. Ex. Só com as entrevistas gravadas, não é possível registrar as impressões causadas pelo ambiente. Sua análise mais complexa, permite ao pesquisador refletir como caminha sua pesquisa e os próximos passos a serem realizados para a obtenção dos objetivos.

10 Registro das Notas de Campo por MORAES, 1998:
Após os registros feitos no diário, estes eram transcritos no computador e enviados ao orientador. Após todo o diário ser lido, fizemos (orientanda e orientador) a avaliação das atividades - o que foi produtivo? O que não deu certo? – para, a partir daí, planejar novas situações de ensino e aprendizagem. (p. 20)

11 Os conteúdos das Notas de Campo podem ser ...
Relatos dos sujeitos; Reconstruções de diálogos; Descrição do espaço físico; Relatos de acontecimentos particulares; Descrição de atividades; - Comportamento do observador. - DESCRITIVOS Análise através de locais, Pessoas ações e conversas. Captação de uma fatia de vida - REFLEXIVOS Análise partindo mais do ponto de vista do investigador, suas ideias e preocupações Reflexões sobre análises; Reflexões sobre o método; Reflexões sobre conflitos étnicos; Reflexões sobre os próprios pontos de vista - Pontos de clarificação. ;

12 Sobre as Notas de Campo Reflexivas...
“ É importante compreender que os investigadores qualitativos não são ingênuos. Eles sabem que nunca podem atingir um nível de compreensão e reflexão que possa resultar notas puras, isto é, notas que não reflitam a influência do observador.” (BOGDAN E BIKLEN, 1994, pg. 167) ;

13 Segundo MORAES, 1998, p. 16: “A observação é chamada de participante porque se admite que o pesquisador tem sempre um grau de interação com a situação estudada, afetando-a e sendo por ela afetado. Isso implica uma atitude de constante vigilância, por parte do pesquisador, para não impor seus pontos de vista, crenças e preconceitos. Antes, vai exigir um esforço deliberado para colocar-se no lugar de outro, e tentar ver e sentir, segundo a ótica, as categorias de pensamento e a lógica do outro”. (MORAES, 1998 apud ANDRÈ, 2005, p )

14 Exemplo de registro de uma nota de campo...
Recomenda-se que na 1ª pagina de cada conjunto de anotações haja um cabeçalho, contendo título, data, hora, local, nome do observador e o número do conjunto. NOTAS DE CAMPO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Data: ____/____/_____ Hora início: ____________ Hora término: ____________ Local: __________________________________________________ Atividade/Situações vivenciada (identificação):__________________

15 Textos escritos pelos sujeitos
Documentos Pessoais - Notas Íntimas Cartas pessoais - Autobiografias Objetivo: ”Obter provas detalhadas de como as situações sociais são vistas pelos seus atores e quais os significados que vários fatores têm para os participantes”. (BOGDAN E BIKLEN, apud ANGEL, 1945, p .178)

16 Textos escritos pelos sujeitos
Documentos Oficiais São documentos de acesso à “perspectiva oficial”. Produção de escritas, ficheiros, memorandos, artigos e minutas. Documentos Internos Informações da cadeia hierárquica das instituições, seus estilos de liderança e de gestão. Comunicação Externa Documentos externos são reveladores sobre seu lugar de produção e seus objetivos, podendo fornecer importantes pistas investigativas. Podem ser divididos em Registros sobre os Estudantes e Ficheiros Pessoais Além da análise desses documentos, o pesquisador deve estar atento ao que eles revelam acerca das pessoas que o produziram.

17 Fotografias Fornecem fortes dados descritivos [...] Dão pistas do que as pessoas valorizam, de suas visões de mundo [...] Fornecem uma visão histórica do meio e do observado [...] Não provam nada de forma conclusiva, mas juntamente com outras fontes de dados podem ser uma pilha crescente de provas. (BOGDAN E BIKLEN, 1994)

18 As Fotografias utilizadas na investigação podem ser separadas em duas categorias:
Encontradas Feitas por outras pessoas Produzidas Feitas pelo próprio investigador Coleções fotográficas feitas por escolas, agências, estudantes, jornais ou departamento de planejamento municipais Recolher informações factuais Conhecer detalhes do local observado - Perceber como as pessoas utilizam os espaços, inclusive fornecendo a câmera para fotografarem livremente

19 Fotografias encontradas

20 Fotografias encontradas

21 Fotografia Questões controversas em sua utilização na pesquisa
Não Adeptos Adeptos Pode causar distanciamento e influenciar na empatia e na relação de confiança entre observador e observado. Excelente fonte para recolher pistas e informações factuais que podem ser utilizadas em conjunto com outras fontes; e estabelecer relações e discussões entre observador e observado

22 Fotografia: Questões controversas em sua utilização na pesquisa
É quase inútil como meio de conhecimento objetivo porque distorce aquilo que se diz iluminar. (BOGDAN E BIKLEN, 1994, p. 183) Outro ponto de vista acredita que seja um significativo avanço por permitir alcançar determinados aspectos que não seriam atingidos de outra forma. (BOGDAN E BIKLEN, 1994, p. 183 e 184) Embora as fotos forneçam informações factuais, é importante compreender que [...] foram tiradas com um objetivo ou ponto de vista particular. (BOGDAN E BIKLEN, 1994, p. 185) Para compreendê-las é fundamental conhecer e tentar entender o contexto histórico em que foram produzidas. As fotografias não são respostas, mas ferramentas para chegar às respostas. (p. 191)

23 Fotografia: Questões controversas em sua utilização na pesquisa
“Se a imagem é lugar de articulações, ela é também lugar de conflitos: nela se cruzam autores, uma sociedade, um momento histórico, uma técnica, o objeto da representação e tantos outros olhares dedicados a ela ao longo do tempo e, assim, outras sociedades etc., coisas que não são necessariamente solidárias entre si na produção de sentido comum.” (ENTLHER, 2012, p.133)

24 Estatísticas Oficiais e outros dados quantitativos
Os dados quantitativos também podem auxiliar os pesquisadores qualitativos em suas investigações.

25 Estatísticas Oficiais e outros dados quantitativos (Cont.)
O que o investigador qualitativo pensa e faz com os dados quantitativos? - Fornecem informações descritivas; - Análises e comparações entre as estatísticas oficiais e os relatos dos sujeitos; - Sugerem tendências e novos caminhos a explorar; - Não devem ser utilizados para provar, mas para explorar as implicações da pesquisa.

26 Comentários Finais ... Os Dados numa pesquisa podem tomar várias formas ... [...] Dados não são apenas aquilo que se recolhe no discurso de um estudo, mas a maneira como as coisas aparecem quando abordadas com um espírito de investigação[...] Os detalhes específicos são pistas úteis para a compreensão do mundo dos sujeitos . (BOGDAN E BIKLEN, 1994) “Chega-se a um ponto em que se tem dados suficientes para realizar aquilo que nos propusemos e a explicação do porquê permanece vazia. É essa a altura de dizer adeus e de passar para a análise dos dados” (BOGDAN E BIKLEN, 1994, p. 201)

27 Referências BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Dados Qualitativos. In BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, P CERTEAU, Michel; GIARD, Luce e MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2. Morar, cozinhar. Petrópolis – RJ: Vozes, ENTHER, Ronaldo in SAMAIN, Etionne, org. Como passam as imagens – Campinas, SP: editora da UNICAMP, MORAES, P. J de. A alfabetização a partir das palavras geradoras. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. UNICAMP, 2008.


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