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O Papel do Vendedor Evolução Histórica

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Apresentação em tema: "O Papel do Vendedor Evolução Histórica"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel do Vendedor Evolução Histórica
Prof. Wagner Andrade

2 O vendedor – A história Desde o momento em que o homem, na busca de alimentos para sobreviver, abandonou as cavernas na pré-história, surgiu a necessidade de troca de mercadorias. O próprio Adão em um momento bíblico ¨comprou¨ a maçã para atender a uma possível necessidade

3 O vendedor – A história A venda é uma das mais antigas atividades do mundo – registros dessa atividade entre anos antes de Cristo pelos mercadores mesopotâmicos. É considerada a profissão mais antiga do mundo – Tão antiga quanto a outra.

4 O vendedor – A história Avançando no tempo, encontramos no séc. X, no cenário, europeu, uma classe de comerciantes profissionais constituída, em grande parte, por vagabundos e ladrões ( os temidos raubitters). Santo Tomás de Aquino em 1269, escrevia: ¨Ora, já o objetivo dos comerciantes é especialmente voltado para o enriquecimento, a avidez é despertada nos corações dos cidadãos que se dedicam ao comércio...¨

5 ¨ Não convém que aquele que vende lenha seja companheiro na cerveja.¨
O vendedor – A história Como se observa, talvez tenha nascido naquela época certo preconceito contra o vendedor, reforçado em 1523, quando pela primeira vez se mencionou em inglês a palavra salesman(vendedor), numa citação marginalizante: ¨ Não convém que aquele que vende lenha seja companheiro na cerveja.¨

6 O Vendedor – A história O termo em inglês marketing provém do latim mercari, que significa trocar ou transacionar. A civilização egípcia sobressaiu-se na arte comercial, mas foram os fenícios que fizeram do comércio a própria razão de ser de suas atividades. No mundo ocidental, o comércio foi sempre um dos pontos de apóio da economia comunitária.

7 O vendedor – A história A economia é separada em duas fases distintas:
A fase pré-capitalista (antes da Revolução Industrial) A fase capitalista ( da Revolução Industrial até os nossos dias). E a nova fase viria incumbir-se de revalorizar o papel do vendedor como desencadeador da venda de mercadorias excedentes da produção em massa.

8 O vendedor – A história do Brasil
O comércio, no Brasil, foi nos primórdios históricos de responsabilidade dos vendedores ambulantes, mercadores que percorriam ruelas e estradas para vender objetos manufaturados, tecidos a metro, jóias, miudezas, armarinhos, quinquilharias e especiarias.

9 O vendedor – Como era chamado?
Barateiro Bombeiro Bufarinheiro Canastreiro Caneludo Carcamano Contrabandista Cometa Gringo Italiano Mascate Matraca Miçangueiro Pano de linho Pombeiro Quitandeiro e Turco de prestação

10 O vendedor – A Colônia e o Império
O mascate praticamente sustentou a vida comercial brasileira nos períodos da Colônia e do Império.

11 O vendedor – Século XX A partir do século XX e, principalmente, após a Primeira Guerra Mundial, configura-se na sociedade brasileira o papel de caixeiro-viajante, mais tarde chamado apenas de viajante. Era o surgimento do vendedor viajante, que leva ao interior do país mercadorias de poucas fábricas surgidas com a Revolução Industrial.

12 O vendedor na sociedade
Para o hoteleiro – um bom freguês. Para o patrão – um malandro. Para mãe – um sofredor. Para sogra – um turista Para o gerente – um alfinete no mapa de vendas. Para o supervisor – uma quota a ser coberta. Para esposa – um eterno namorado Para as moçoilas – um galante.

13 No entanto ele precisa... Ter a resistência de Hercules para enfrentar sol e chuva A arte de Maquiavel para convencer os clientes O tato de um diplomata A eloqüência de um orador O encanto de um galanteador A agilidade de um matemático

14 O vendedor hoje Em uma empresa voltada para o mercado, deverá ser polivalente para agregar também em suas funções: O papel de Gerente de Território. Deve ser impermeável aos insultos e às queixas, à indiferença, à cólera, ao desprezo, e ao efeito dos aperitivos que toma em companhia de um cliente. Tem de ser capaz de vender todos os dias, entreter alguns clientes durante a noite, dirigir pela madrugada e estar na empresa as 8:00h com disposição de atleta. Tem de ser entendido de futebol e nos carteados, contar boas anedotas, ser homem de negócios, bem informado, , agradável companheiro de mesa e atencioso ouvinte de histórias tristes e anedotas pesadas.

15 Bem quisera que: Seus produtos fossem ainda melhores e mais bem aceitos Seus preços menores Sua comissão mais elevada Sua zona menor Seus concorrentes mais leais Sua mercadoria entregue a tempo Seu chefe simpático Sua propaganda mais eficiente e Seus clientes mais humanos

16 Vendedor consultor O vendedor hoje deixou de ser um tirador de pedidos e passou a ser um agente desencadeador de negócios. E o homem de vendas deve estar preparado para fazer marketing, para integrar em suas ações um papel de generalista que negocie, venda, faça promoção, preste serviços ao cliente e proponha soluções a seus problemas.


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