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O Estudo da Comunicação

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Apresentação em tema: "O Estudo da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 O Estudo da Comunicação
Do marketing à propaganda

2 Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS?

3 Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS? Desenvolver bons produtos
Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas

4 Mercado Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando
O que? Como? Para quem? Com que freqüência? Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando

5 Comunicação de Marketing
Empresas Informar, persuadir, lembrar os consumidores Direta ou indireta Produtos e marcas.

6 Marketing

7 Marketing Economia estável, balanceada e utópica
Equilíbrio entre produção e consumo 400 carros 400 carros Produção Consumo

8 Marketing Economia de mercado Desequilíbrio
Consumo Capacidade de produção 400 carros 200 carros Produção Consumo

9 Papel do marketing Estimular o mercado Consumo Produção

10 Esforço mercadológico
Marketing Economia de mercado Ampliar mercado, manter ou retrair Objetivos da empresa MARKETING Esforço mercadológico

11 Marketing Fatores que influenciam na produção
Fatores que influenciam no consumo Marketing

12 Marketing Conceitos 1960 (AMA – American Marketing Association):
Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor.

13 Marketing Conceitos 1965 – Ohio State University
Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

14 Marketing Conceitos Philip Kotler
Marketing é um processo social e gerencial pela qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

15 Marketing Escopo de marketing Áreas diversas
Comportamento do consumidor Preço Compras Administração de vendas Gerência de produtos Comunicação mercadológica Marketing comparativo Marketing social Vias de distribuição Pesquisa mercadológica Varejo Atacado Distribuição física RSE Entre outros

16 Marketing = orientador para obtenção de resultados
Sistemas de Marketing 4 P´s 4 A´s 4 C´s Produto Preço PDV Promoção Análise Adaptação Ativação Avaliação Consumidor Custo para o consumidor Comunicação Conveniência

17 Marketing Sistemas de Marketing 4 P´s
Produto: características, desempenho, modelos, tamanhos, embalagem, marca, serviços Praça: atacado, varejo, distribuidor, transporte, armazém Preço: premium, econômico, preço baixo Promoção: mix de comunicação

18 Marketing Preço Distribuição (praça) Marketing Produto Promoção

19 Marketing Promoção Propaganda Promoção de vendas Vendas pessoais
direto Vendas pessoais Promoção Relações Públicas (RP) e assessoria de imprensa Eventos e experiências

20 Promoção Para o consumidor Para a empresa Conhecer o produto
Como e por que é usado Qual tipo de pessoa Quando e onde Quem o fabrica O que a empresa e a marca representam Incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso Para a empresa Conectar sua marca Pessoas Lugares Eventos Marcas Experiências Sensações Objetos Formação do brand equity (valor agregado)

21 Promoção Formas de se criar Brand Equity: Conscientizar sobre a marca
Vincular associações corretas à marca na memória Despertar opiniões ou sentimentos positivos sobre à marca Facilitar conexão entre a marca e o consumidor

22 O que é um BIG MAC? Um sanduíche?

23

24 Promoção COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
Mix de Comunicação de Marketing Construção do valor de marca (Brand Equity): várias ferramentas Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações públicas e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

25 Transmitir valores e significados aos outros
Comunicação Não pode ser visto como fenômeno isolado Parte de um panorama geral Várias formas de se comunicar: Palavra falada Sinais, gestos, imagens Rádio, cinema, etc Transmitir valores e significados aos outros

26 Comunicação Emissor Receptor Você quer sorvete? Meio/Mensagem
Para ter significado, receptor precisa saber interpretá-los Você quer sorvete? Meio/Mensagem Emissor Receptor

27 Comunicação Processo de transmissão de idéias entre indivíduos
Intenções, desejos, sentimentos, conhecimentos, experiências Aumenta capacidade de sobrevivência

28 Comunicação Comunicação de massa Tv Rádio Cinema Jornais Revistas
Quadrinhos Internet

29 Comunicação Comunicação de massa Herbert Blumer: massa
Qualquer profissão e camada social Diversas posições sociais: vocações, níveis culturais, riqueza Grupo anônimo Existe pouca interação ou troca de experiência entre os membros da massa

30 Vender para mais pessoas
Propaganda Moderna Aperfeiçoamento dos meios físicos Aumento da produção industrial: Expansão da empresa Interesse por notícias além da comunidade local Vender para mais pessoas

31 Referências Bibliográficas
COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, p. 19 – 35. SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, p. 1 – 44.


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