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PublicouIasmin Nolasco Alterado mais de 10 anos atrás
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Análise do Ambiente Empresa “Dirigir uma empresa
Ambiente Interno “Dirigir uma empresa não é vê-la como ela é... mas como ela será.” John Teets
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Análise do Ambiente Interno
Produtos e serviços Atendimento das necessidades dos clientes Empregos O que a organização produz?
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Análise do Ambiente Interno
Qualidade Custo Produtividade Preço Competitividade Como a organização produz?
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Análise do Ambiente Interno
Pessoas Tecnologia Recursos físicos Matéria-prima Com que a organização produz?
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Ambiente Interno Forças Competências distintivas Qualidade do P/S
Grande volume de recursos financeiros Liderança no mercado Estratégias adequadas Muitos talentos Boa imagem no mercado Tecnologia avançada Inovação no produto Custos baixos
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Ambiente Interno Fraquezas Estratégia vacilante Equipamentos obsoletos
Baixa lucratividade Baixa qualidade do P/S Linha estreita de P/S Falta de talentos Problemas operacionais Má imagem de mercado
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Hotel Pacífico Fraquezas Forças
Imagem de qualidade Pessoal eficiente Boas instalações Boas relações com a comunidade de negócios Proximidade do centro comercial Proximidade do centro de diversões Fraquezas Falta de programa de fidelização de hóspedes Grande distância do aeroporto Falta de espaço para expansão Decoração desatualizada Poucas ações de marketing em empresas internacionais
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Hotel Pacífico Ameaças Oportunidades
Empresas de cartão de crédito crescendo na região Número crescente de restaurantes Empresa de táxi fez oferta especial Governo construindo centro de convenções no bairro Ameaças Criação de programas de fidelização pelos concorrentes Aumento do número de concorrentes Falta de espaço para expansão Economia em crise Sindicato se fortalecendo
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Matriz SWOT – Empresa X Pontos Fortes Processos operacionais é BM
Gestão de vanguarda Acesso à crédito Parcerias com fornecedores Pontos Fracos Formação de lideranças Endividamento no curto prazo Rede de distribuição deficiente Custos fixos elevados Oportunidades Internacionalização da marca Novos negócios em ... Parcerias com ... Acesso a M -P alternativas Ameaças Apagão Entrada de novos competidores Legislação ambiental mais restritiva Desvalorização Cambial
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Análise do Ambiente Externo
Levantamento de: OPORTUNIDADES - são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis, desde que se tenha condições e/ou interesse de usufruí-las AMEAÇAS - são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições desfavoráveis para a mesma
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Análise do Ambiente Interno
Levantamento de: PONTOS FORTES - são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a organização em relação ao seu ambiente PONTOS FRACOS - são variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a organização, em relação ao seu ambiente
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1 – Classificar as Oportunidades e Ameaças segundo seus impactos (relevância e probabilidade de ocorrência) 2 – Identificar a correlação entre pontos fortes e pontos fracos com as oportunidades e ameaças 3 – Selecionar quais ações a serem realizadas em cima dos Pontos Fortes e Fracos, procurando tirar o máximo de proveito das Oportunidades e minimizar o impacto das Ameaças
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Qual é o futuro desejado?
Viabilidade externa O que é necessário e possível? Área definida no plano Qual é o futuro desejado? Capacidade interna O que a organização é capaz de fazer?
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OBJETIVOS Resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Missão
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Reduzir a inadimplência em 30% Aumentar a produtividade em 10%
OBJETIVOS - Exemplos Atingir e manter, de maneira lucrativa e ética, uma participação de mercado de 40% Reduzir a inadimplência em 30% Aumentar a produtividade em 10%
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OBJETIVOS: Aumentar nossas vendas de 1992 em três vezes e meia até 1997 Ser reconhecido pela comunidade, funcionários e corporações como uma companhia do mais alto padrão de excelência
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Ampliar a liderança no aluguel de carros
OBJETIVOS: Aumentar a receita em 20% aa Ampliar a liderança no aluguel de carros Ter o melhor e mais motivado quadro de pessoal e a mais dinâmica equipes de vendas e operações Obter lucro líquido de mínimo de 10% da receita
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ESTRATÉGIA O que a empresa decide fazer, considerando o ambiente, para atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão do seu negócio
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Plano Estratégico 2000 Objetivo 1
Aumentar a participação no mercado interno de 46% para 50% Estratégias Investir US$ 3 bi em infra-estrutura e novas aeronaves (13 aviões 747/400, 35 aviões e 10 aviões MD 11 Substituir os Electras da Ponte Aérea pelos novos 737/300
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Plano Estratégico 2000 Objetivo 2
Aumentar a participação nas linhas internacionais Estratégias Joint Ventures com a Japan airlines Acordo para permitir vôos Rio/Hong Kong
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Planejar Voar Mais Alto
Objetivo Aumentar o faturamento de US$ 80 milhões (1990) para US$ 110 milhões (1991) Estratégias Definir como público alvo, pessoas jurídicas e executivos que procuram agilidade e rapidez na hora de viajar Atendimento VIP: o próprio Presidente pode ser visto recebendo passageiros com tapete vermelho Investir 15 milhões na renovação da frota
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Rio Sul Objetivo Aumentar a receita em 80% em 1993 Estratégias
Criação de novas rotas Voltar-se para o cliente Consolidar o padrão de atendimento Inaugurar novas salas de embarque em Congonhas
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3 anos Planejamento Estratégico Planos de Ação 1 ano Orçamento 1 ano
Previsões/Apurações Mensais Revisões Trimestrais
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Tipos e Níveis de Planejamento nas Empresas
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Revista EXAME: Melhores e Maiores período 1990/1999.
Pergunta da Pesquisa: Quais foram as estratégias competitivas funcionais utilizadas pelas grandes empresas brasileiras exitosas ao longo da década de noventa? População Revista EXAME: Melhores e Maiores período 1990/1999.
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Metodologia Estratégias Funcionais: Marketing (12) Operações (9)
Recursos Humanos (11) Finanças (7) Análise dos Resultados 256 grandes empresas
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Utilização de Estratégias Funcionais
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Estratégias de Marketing
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Estratégias de Operações
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Estratégias de Recursos Humanos
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Estratégias de Finanças
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Pesquisa e Desenvolv. de Novos Produtos e Serviços (21,6%); Atendimento ao Cliente (15,8%). ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES Investimento em Inovação e Tecnologia (22,9%); Produtividade (20,4%). ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento (36,3%). ESTRATÉGIAS DE FINANÇAS Diminuição/Controle de Custos (35,7%); Recursos Próprios como Fonte de Financiamento (29,9%).
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OCORRÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO, NA DÉCADA DE 90
CONCLUSÃO O Desempenho empresarial superior resulta da conjunção multidimensional de estratégias competitivas. OCORRÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO, NA DÉCADA DE 90 Marketing 329 Operações 284 Recursos Humanos 204 Finanças 154
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