Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Professor-artista-professor
Profa. Dra. Isabel Marques Caleidos Arte e Ensino
2
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
3
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
4
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
5
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
6
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
7
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
8
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
9
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
10
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
11
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
12
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
13
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
14
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
15
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
16
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
17
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
18
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
19
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
20
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
21
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
22
fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista
23
fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista
24
fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista
25
fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista
26
basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor
27
basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor
28
basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor
29
basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor
30
Por quê Artistas sem experiência, formação e/ou sistematização do conhecimento pedagógico não hesita em ministrar aulas de Arte? O professor de Arte muitas vezes não se considera artista, não faz ou aprecia arte?
31
Por quê Artistas sem experiência, formação e/ou sistematização do conhecimento pedagógico não hesita em ministrar aulas de Arte? O professor de Arte muitas vezes não se considera artista, não faz ou aprecia arte?
32
Por quê os diretores, coordenadores, gerenciadores das escolas e secretarias em geral não exigem a formação artística E pedagógica do profissional que trabalha com arte na escola?
33
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
34
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
35
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
36
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
37
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
38
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
39
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
40
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
41
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
42
Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Como podemos re-pensar o papel do professor que produz arte, freqüenta a arte (museus, espetáculos etc), estuda e pesquisa a arte? Ou seja: do professor que goste de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?
43
Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Como podemos re-pensar o papel do professor que produz arte, freqüenta a arte (museus, espetáculos etc), estuda e pesquisa a arte? Ou seja: do professor que goste de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?
44
Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Como podemos re-pensar o papel do professor que produz arte, freqüenta a arte (museus, espetáculos etc), estuda e pesquisa a arte? Ou seja: do professor que goste de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?
45
Como podemos re-pensar o papel do artista que ao ensinar
saiba e defina seu papel de professor conheça os processos de ensino-aprendizagem escolha metodologias de trabalho apropriadas dê continuidade aos trabalhos participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar
46
Como podemos re-pensar o papel do artista que ao ensinar
saiba e defina seu papel de professor conheça os processos de ensino-aprendizagem escolha metodologias de trabalho apropriadas dê continuidade aos trabalhos participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar
47
Como podemos re-pensar o papel do artista que ao ensinar
saiba e defina seu papel de professor conheça os processos de ensino-aprendizagem escolha metodologias de trabalho apropriadas dê continuidade aos trabalhos participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar
48
Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo
49
Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo
50
Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo
51
Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo
52
para continuar a conversa sobre arte e ensino
para ampliar o fórum de debates artigos quinzenais sobre arte e educação parceria da Agência Carta Maior e do Caleidos Arte e Ensino - gratuito - cadastre-se Obrigada
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.