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Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas

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Apresentação em tema: "Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas
Processo de Educação Corporativa Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas

2 ALINHAMENTO ENTRE COMPETÊNCIAS PRIORITÁRIAS E HUMANAS
Conceito de Educação Coorporativa ALINHAMENTO ENTRE COMPETÊNCIAS PRIORITÁRIAS E HUMANAS Competências Humanas Prioritárias do Negócio Estratégia Competitiva EDUCAÇÃO CORPORATIVA

3 Aprendizagem Organizacional
Conceito de Educação Coorporativa Aprendizagem Organizacional Educação Corporativa Gestão do Conhecimento

4 características pessoais que agregam expressivo valor ao negócio.
Definição de competência Competências humanas características pessoais que agregam expressivo valor ao negócio. Conhecimentos Habilidades Valores Traços Motivação

5 ESTRATÉGIA Expansão - internacionalização Unificação
FOCO ESTRATÉGICO Fortalecimento do modelo de excelência operacional Profissionalização

6 Eixos de Aprendizagem Modelo de Gestão Empresarial BS EIXO 1 Imagem
Institucional EIXO 7 Foco do Cliente EIXO 2 EIXOS DE APRENDIZAGEM Expansão Contínua dos Negócios EIXO 6 Excelência Operacional EIXO 3 Gestão da Transformação EIXO 5 Gestão e Valorização de Pessoas EIXO 4

7 Grade de Competências VC
Gestão por Competências PERFIL Grade de Competências VC Construção de Relacionamentos 5 4 3 2 1 Conhecimento do Mercado e da Indústria Específico da Função Capacidade Intelectual Gerência da Operação Gerência da Transformação Visão Estratágica Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Sensibilidade Internacional

8 Estrutura do Sistema de Educação Corporativa
C L I M A O R G A N I Z C O L K P I S PDI Técnico Superior PDI PDG Perfil Des. Gerencial Trainee/ Estagiário PAP Competências Fast Track Formação e Desenvolvimento Profissional Senai Menores Aprendizes Centro Formação Treinamento Operacional Rota do Conhecimento Estratégias VC Carreira Capacitação Técnica Visão Aspiração Valores VC Cultura do 2o. Idioma Comunidade Gestão do Conhecimento SGT LMS Sistema de Gerenciamento Biblioteca Mapeamento de Especialistas RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

9 públicos interno e externo
Missão da Educação Corporativa Desenvolver e implantar Sistemas, Processos e Procedimentos de educação que possibilitem ... Promover o desenvolvimento dos profissionais e a transformação da cultura envolvendo os públicos interno e externo A gestão do conhecimento da empresa VISANDO AUMENTAR A EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DA EMPRESA E A COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE DE SEUS PROFISSIONAIS ATUANDO FORTEMENTE EM TODOS OS SEUS EIXOS ESTRATÉGICOS DE APRENDIZAGEM

10 Diretrizes Ações de Diretrizes da Educação Corporativa Educação...
Devem estar focadas nas competências prioritárias dos negócios e das funções Devem ter uma abordagem sistêmica, garantindo sinergia entre funções e resultados Devem ter uma influência direta sobre a transformação e evolução da cultura organizacional, facilitando a conservação dos valores mais adequados à perenização da empresa e contribuindo na construção de valores que facilitem a aprendizagem das pessoas e da empresa Podem ser presenciais, virtuais, on the job, em sala de aula, centralizadas ou regionais. Mas esta diversidade de canais deverá estar em sintonia com políticas de educação e padrões de qualidade dos programas de educação Diretrizes Ações de Educação...

11 COMPETÊNCIAS REQUERIDAS X COMPETÊNCIAS REAIS =
GAPS DE CONHECIMENTOS/HABILIDADES/ATITUDES FOCO COMPETÊNCIAS TÉCNICAS Conhecimento Específico da Função Sistemas de Apoio à Gestão Visão Sistêmica COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Gestão de Custos Gestão de Valor Agregado Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento Conhecimento do Mercado Visão Estratégica Gerência da Operação Ações de Desenvolvimento conceitos / prática COMPETÊNCIAS PESSOAIS Construção de Relacionamentos Liderança e Desenv.de Pessoas Pensamento Sistêmico Sensibilidade Internacional Gestão da Transformação CARREIRA GESTÃO DO CONHECIMENTO

12 Pesquisa ação Formas de Aprendizagem TREINAMENTOS/ CURSOS
Conceitos /Técnicas/vivências em sala de aula Pesquisa ação DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ESTÁGIOS Aplicação dos conceitos e técnicas no dia-a-dia nas áreas definidas AUTO DESENVOLVIMENTO E- learning Leituras técnicas, políticas, procedimentos, normas, livros

13 Parceiros da Aprendizagem
INTERNOS Especialistas Técnicos EXTERNOS Universidades Consultorias Especializadas Alinhamento de linguagem e conceitos

14 Formas de Aprendizagem
AUTO DESENVOLVIMENTO E- learning no Canal do Conhecimento

15 Gestão do Conhecimento – Histórico da implantação
Até 2000 2000 a 2002 2002 a 2003 2002 a 2004 Reconhecimento do sistema pela alta direção como ferramenta estratégica para a replicação, armazenamento e compartilhamento do conhecimento gerado na empresa. disponibilização do E-learning Desenvolvimento e Implantação de sistema virtual de Gestão do conhecimento em caráter experimental. Criação de comunidades virtuais Criação de biblioteca virtual Internacionalização do sistema Inclusão digital Mais de 20 títulos disponibilizados Vinculação com perfil de competências Vinculação entre e-learning e comunidades de discussão “Blendings” Objetos da aprendizagem e taxionomia do Canal Muito conhecimento gerado e visto como propriedade das áreas e de seus profissionais. Inexistência de um núcleo e processos de organização, guarda e distribuição do conhecimento gerado

16 Gestão do Conhecimento como parte da Educação Corporativa
Cultura Criar cultura de Aprender a aprender Lideranças educadoras Busca e compartilhamento de conhecimento Conhecimento como parte da educação Gerar processos para Criar, Otimizar, Transferir e Aplicar Conhecimentos: Na Votorantim Cimentos: Auditorias VCPS Melhores Práticas Projetos Six Sigma Especialistas docentes Caixa de Sugestões Processos Definir o conhecimento “CORE”, relacionado a Competências Estratégico Definir as rotas do conhecimento ligado aos processos estratégicos da empresa Conteúdo Infra-Estrut. Prover a “MÍDIA” adequada para a gestão do conhecimento

17 O que temos de Gestão do Conhecimento na Votorantim Cimentos
Rotas do Conhecimento Comunidades Espaços virtuais de discussão e compartilhamento de experiências e conhecimentos, busca de soluções, apresentação de melhores práticas, geração de conhecimentos inovadores Conjunto integrado e sistemático de ações e programas de treinamento, desenvolvimento e educação, recorrendo a múltiplas formas de aprendizagem que visa a instalação e desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) requeridas para o desempenho no seu cotidiano de trabalho e que viabilizará o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da VC. Mapeamento de Especialistas Especialistas nos vários processos de trabalho mapeados de acordo com suas especialidades Acervo virtual composto por registros de Soluções de problemas, apresentações, apostilas, resumos de projetos, trabalhos de conclusão de cursos Biblioteca

18 Canal do Conhecimento: Ferramentas de Gestão do Conhecimento
Funcionalidades do Canal do Conhecimento Canal do Conhecimento: Ferramentas de Gestão do Conhecimento Pessoas/Especialistas Dossies dos profissionais cadastrados de acordo com as especialidades E-learning Mais de 30 títulos disponibilizados no LMS que gerencia cursos virtuais e performance dos alunos Promove captura, retenção e disponibilização do conhecimento Conteudistas de cursos e-learning são especialistas da empresa

19 Canal do Conhecimento: Ferramentas de Gestão do Conhecimento
Funcionalidades do Canal do Conhecimento Canal do Conhecimento: Ferramentas de Gestão do Conhecimento Comunidadess Promovem compartilhamento de experiências e conhecimentos, organizadas por processos de trabalho Biblioteca Acervo para pesquisa e inserção de documentos, registros, projetos, trabalhos de finalização de cursos, etc

20 Matriz de Competências X Títulos disponíveis
Competências Títulos e-Learning Liderança Aventura da Liderança Coaching Comunicação Eficaz Desenvolvimento Pessoal Gestão de Tempo Equipes de Alta Performance Gerenciamento da Transformação Gestão de Mudança Sensibilidade Internacional Comunicação Eficaz Negociação Inglês Self-Study Inglês Teacher Led Gestão de Mudança Gestão de Tempo Visão Estratégica Pensando Estrategicamente Gestão de Mudanças

21 Matriz de Competências Gerenciais X Títulos disponíveis
Competências Títulos e-Learning Gestão da Operação Processos X Projetos Six Sigma Gerenciamento por Projetos Gestão do Tempo Gestão da Rotina Six Sigma Cidadania Pensamento Sistêmico Processos X Projetos Six Sigma Gerenciamento por Projetos Gestão do Tempo Gestão da Rotina Segurança na estrada O processo de fabricação de cimento Conhecimento Específico da Função

22 Em torno de 6000 funcionários cadastrados
35 Cursos disponíveis no LMS 200 Comunidades disponíveis 5000 Documentos disponibilizados

23 Porque o Canal do Conhecimento obteve sucesso na Votorantim Cimentos?
Fatores de sucesso do Canal do Conhecimento Porque o Canal do Conhecimento obteve sucesso na Votorantim Cimentos? Relevância Público Alvo Coordenação Atualização Modelo de implantação

24 EDUCAÇÃO CORPORATIVA-Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas
INCLUSÃO DIGITAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA-Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas

25 PÚBLICO EXTERNO INCLUSÃO DIGITAL CAMINHONEIROS

26 OBJETIVOS: Expandir as ações do Canal do Conhecimento onde a
INCLUSÃO DIGITAL CAMINHONEIROS OBJETIVOS: Expandir as ações do Canal do Conhecimento onde a disseminação e compartilhamento do conhecimento estão restritos pela impossibilidade de conectividade com a internet por restrições sociais, educacionais e econômicas.

27 Analisar como se dá o aprendizado através de recursos digitais em uma
INCLUSÃO DIGITAL CAMINHONEIROS Objetivos: Analisar como se dá o aprendizado através de recursos digitais em uma população excluida digitalmente, Verificar o nível de interesse e receptividade. Local: Patio de Distribuição Tacaniça – Paraná Período: julho a outubro de 2004

28 INFRA ESTRUTURA TECNOLÓGICA
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL COM CAMINHONEIROS INFRA ESTRUTURA TECNOLÓGICA TERMINAL DE AUTO ATENDIMENTO ACESSO DE TOQUE NA TELA SENSOR DE PRESENÇA LMS: TÍTULOS DE E-LEARNING

29 TÍTULOS DISPONIBILIZADOS
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL TÍTULOS DISPONIBILIZADOS A FABRICAÇÃO DO CIMENTO FUNCIONAMENTO DA EXPEDIÇÃO CUIDADOS COM A CARGA DICAS DE EXPEDIÇÃO QUALIDADE DE VIDA DO CAMINHONEIRO INFORMAÇÕES ÚTEIS

30 PERFIL DO CAMINHONEIRO IDADE: ENTRE 25 E 55 ANOS TIPO DE TRANSPORTE:
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL PERFIL DO CAMINHONEIRO IDADE: ENTRE 25 E 55 ANOS TIPO DE TRANSPORTE: CIF E FOB ESCOLARIDADE

31 MOTORISTAS NO PATIO NESTE PERÍODO: 4.677
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL QUANTIDADE DE ACESSOS MOTORISTAS NO PATIO NESTE PERÍODO: 4.677 NÚMERO DE ACESSOS NO PERÍODO: 6.330 (22% DO POTENCIAL) MÉDIA DE ACESSOS POR DIA: 97

32 PESQUISA DE SATISFAÇÃO
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO Importância para o motorista: Muito importante: 85% Utililidade: Muito útil: 76% Módulos preferidos: A fabricação do cimento: 56% Informações úteis: 16% Dicas da expedição: 12%

33 CONCLUSÕES: HOUVE RECEPTIVIDADE DOS MOTORISTAS COM ESTE MÉTODO
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL CONCLUSÕES: HOUVE RECEPTIVIDADE DOS MOTORISTAS COM ESTE MÉTODO A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DO SISTEMA MANTÉM O INTERESSE DOS MOTORISTAS A PRESENÇA DE UM ORIENTADOR É NECESSÁRIA APRENDIZAGEM EM GRUPO

34 ATENDER OITO PATIOS DE DISTRIBUIÇÃO EM TODO O BRASIL ATÉ 2006
PILOTO INCLUSÃO DIGITAL EXPANSÃO DO PROJETO: ATENDER OITO PATIOS DE DISTRIBUIÇÃO EM TODO O BRASIL ATÉ 2006 META: DISPONIBILIZAR O CANAL DO CONHECIMENTO A TODOS OS MOTORISTAS QUE FREQUENTAM ESTES PATIOS

35 Obrigada pela atenção!!!! SILVIA GATTAI Tels


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