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Concepções Pedagógicas

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Apresentação em tema: "Concepções Pedagógicas"— Transcrição da apresentação:

1 Concepções Pedagógicas
ATER NO PBSM Concepções Pedagógicas

2 Fundamentos teóricos, orientações e
procedimentos metodológicos para a construção de uma pedagogia de Ater

3 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
De acordo com: EISNER, Elliot & VALLANCE, Elizabeth “Concepções Conflitantes de Currículum”. Ampliado por: LUZ, Gastão Octavio da Luz (2010) Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo e Sócio-interacionaismo Educação para as transformações

4 RACIONALISMO ACADÊMICO
“ESCOLA TRADICIONAL” CARACTERÍSTICAS Programas gerados à revelia da realidade extraescolar. Reproduz os sistemas de mando. Usa mecanismos de conduta que geram o medo; o pedagógico a serviço do burocrático. É elitista, elitizante, etnocêntrica e meritocrática. Tende a ser repressiva e pretensamente disciplinadora.

5 RACIONALISMO ACADÊMICO “ESCOLA TRADICIONAL”
PROFESSOR: centro do processo ALUNO: passivo Ênfase na MEMORIZAÇÃO Estímulo à competição Fundamentos Ratio Studiorum Inácio de Loyola ( )

6 CURRÍCULUM COMO TECNOLOGIA
“TECNICISMO” CARACTERÍSTICAS Orientada para o processo, pois preocupa-se com o como da instrução. Vê a aprendizagem como um processo de pressupostos estáveis e predizíeis. provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica A eficiência da aprendizagem é garantida por poderosos métodos de controle.

7 Teoria da Flexibilidade Cognitiva
CURRÍCULUM COMO TECNOLOGIA “TECNICISMO” PROFESSOR: organizador técnico ALUNO: passivo Ênfase na formação de Mão-de-Obra Fundamentos Comportamentalismo John Watson ( ) Estímulo-Resposta Ivan Pavlov ( ) Behaviorismo Radical Burrhus Skinner ( ) Teoria da Flexibilidade Cognitiva Rand Spiro ( - )

8 CURRICULUM COMO AUTO-ATUALIZAÇÃO
“ESCOLA NOVA” CARACTERÍSTICAS É centrada no aluno, orientada para a autonomia e o desenvolvimento pessoais. Os objetivos educacionais são voltados para os interesses efetivos dos estudantes (Projetos), os quais sempre serão avaliados em relação a si mesmos, no tempo. É ágil em lidar com a heterogeneidade (de pessoas, de interesses, de objetivos, etc).

9 CURRICULUM COMO AUTO-ATUALIZAÇÃO “ESCOLA NOVA”
PROFESSOR: auxiliar do desenvolvimento ALUNO: ativo Ênfase na formação no desenvolvimento da pessoa Fundamentos A Visão do Todo Ovide Decroly ( ) Pragmatismo John Dewey ( ) Abordagem Centrada na Pessoa Carl Rogers ( ) Darcy Ribeiro ( )

10 CURRICULUM PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS COGNITIVOS
“CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” CARACTERÍSTICAS Vê o educando como um elemento interativo e adaptativo. É orientada para o processo da aprendizagem em si, preocupando-se em saber como o ser humano aprende. Os conteúdos são flexíveis e adaptáveis ao processo de aprendizagem. O Planejamento é bem-delineado; a avaliação da aprendizagem se dá com base no atingimento de objetivos hierarquizados.

11 Sócio -Interacionismo Epistemologia Genética
CURRICULUM PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS COGNITIVOS “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” PROFESSOR: mediador do conhecimento ALUNO: ativo Ênfase na formação do conhecimento do aluno Fundamentos Construtivismo Emilia Ferreiro (1936-) Sócio -Interacionismo Lev Vygotsky ( ) Epistemologia Genética Jean Piaget ( ) Gestalt Max Wertheimer ( )

12 CURRICULUM PARA A RELEVÂNCIA E A RECONSTRUÇÃO SOCIAIS
“EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES” CARACTERÍSTICAS a) Almeja as transformações sociais b) Os conteúdos enfocam o presente, em situações vivenciadas pelo estudante em sua comunidade, localizando o homem enquanto ser histórico. c) O que e o como da Educação, devem servir para responder ao por que? para que? a favor de que? contra o que? por que fazer? ... na sociedade. d) A avaliação do estudante se dá com base na observação do desenvolvimento de seu poder de tomada de decisão.

13 Pedagogia Libertadora
CURRICULUM PARA A RELEVÂNCIA E A RECONSTRUÇÃO SOCIAIS “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS” PROFESSOR: problematizador ALUNO: ativo / tomador de decisões Ênfase na transformação social Fundamentos Pedagogia Freinet Celestin ( ) e Elise Freinet ( ) Dialética da Educação Moacir Gadotti (1941-) Pedagogia Libertadora Paulo Freire ( ) Escola Moderna Francisco Ferrer ( )

14 Ludwig von Bertalanffy
CURRICULUM PARA A PERSPECTIVA SISTÊMICA “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” PROFESSOR: mediador / tecelão / cartógrafo / fabuloso ALUNO: ativo / tomador de decisões LUZ, Gastão Octavio da Luz (2010) Ênfase na Ética da Vida Fundamentos Metáfora de Redes e Educação Nilson José Machado Pensamento Complexo Edgar Morin (1921-) Teoria Geral de Sistemas Ludwig von Bertalanffy Pensamento Sistêmico Fritjof Capra (1939-)

15 CURRICULUM PARA A PERSPECTIVA SISTÊMICA
“TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” CARACTERÍSTICAS O Pensamento Sistêmico e a Metáfora de Redes no planejamento do processo ensino-aprendizagem. Na escola aprende-se a: escrever, ler, contar, observar, interpretar, projetar, concebendo o fim das “certezas”, admitindo sobre os erros e ilusões do conhecimento humano. As relações entre sociedade e natureza são tão importantes quanto as relações humanas, pois é preciso aprender sobre nossa identidade terrena, em busca de uma Ética da Vida.

16 Fundamentos teóricos, orientações e
procedimentos metodológicos para a construção de uma pedagogia de Ater

17 O contexto cultural do agricultor
conhecer e compreender a realidade do agricultor modo de pensar e ver o mundo suas fontes de informação a formação histórica do Brasil correlação de forças sociais e a cultura da região.

18 2. As condições objetivas e subjetivas do agricultor
Identificar, por meio de diálogos e estudos, quais as reais condições e necessidades do agricultor sua consciência da situação – ingênua ou crítica – sua percepção dos limites e possibilidades de organização e participação para a transformação da realidade

19 O saber popular como ponto de partida
“leitura do mundo” processo dialógico todos têm o que ensinar e aprender superando as ideologias que pregam a separação entre o pensar e o agir entre o conceber e o executar, entre o conhecer e o fazer

20 4. O planejamento participativo
“o que pertence a todos deve ser decidido por todos” (Boff, 2005) 5. As possibilidades de trabalho em grupo com os agricultores familiares O extensionista é o provocador no processo de construção de saberes e na compreensão do mundo estimulando a trocar experiências, criando espaços de diálogo, momentos de encontro

21 6. A autonomia do agricultor como estratégia de empoderamento
com relações horizontais, de cooperação entre os sujeitos, de forma a superar as relações de dominação, negadoras da condição humana 7. A perspectiva da educação popular processo de conscientização problematização da realidade

22 9. Respeitar e valorizar a diversidade
8. A educação ambiental impacto ambiental da ação humana estratégias agrícolas que preservem o equilíbrio ambiental 9. Respeitar e valorizar a diversidade questões étnico-racionais afetivo-sexuais riqueza da diversidade de culturas e tradições gênero e geração

23 10. A promoção da inclusão social
construção da sociedade igualitária A defesa dos direitos humanos e sociais acesso aos bens econômicos e culturais exercício pleno da cidadania 12. A participação política em espaços de democracia participativa mobilização social, formação política, controle social de políticas públicas, estratégias de luta.

24

25 Quais são as potencialidades e limites para aplicação desse referencial teórico no dia a dia do trabalho dos técnicos e técnicas?


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