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26 de setembro de 2013 AEC.  Alexandra Guerreiro / Rui Ferreira (Coordenação)  Andreia Massano  Carlos Veiga  Celeste David  José Gomes  Dora Barreiros.

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1 26 de setembro de 2013 AEC

2  Alexandra Guerreiro / Rui Ferreira (Coordenação)  Andreia Massano  Carlos Veiga  Celeste David  José Gomes  Dora Barreiros (Assistente Técnica)  Manuela Valentim (Assistente Operacional)  Alexandra Correia (Representante EE)  Inês Sebastião (Representante Alunos)

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4 Questionários (auscultação da comunidade escolar) Grelhas de autoavaliação (avaliação da EAA) Indicadores AA Diagnóstico (Pontos fortes e oportunidades de melhoria) Ações de melhoria (PAM)

5 1. Planeamento Estratégico 2. Elaboração dos indicadores CAF 3A. Sessões de Sensibilização e aplicação dos questionários 3B. Preenchimento das Grelhas autoavaliação 4. Tratamento estatístico dos questionários 5. Elaboração do relatório de autoavaliação 6. Análise dos resultados de autoavaliação 7. Identificação das ações de melhoria 8. Apresentação dos Resultados à comunidade

6 Calendarização

7 Conclusões:  grande homogeneidade entre as pontuações atribuídas pela EAA;  média inferior dos resultados relativos às Pessoas (PD/PND) comparativamente aos restantes critérios da CAF;  nos critérios de resultados, é necessário evoluir para o patamar da excelência e da sustentabilidade dos resultados do agrupamento. Liderança intermédia e de topo (Direção, Conselho Pedagógico, Coordenadores Departamento…) Documentos estruturantes (PE, PAA, RI,..). Gestão de Pessoas (recursos humanos) Gestão de parcerias, recursos tecnológicos/ materiais/ financeiros e da informação Processo Chave (ensino e aprendizagem) Satisfação dos alunos e pais/EE Satisfação do PD e PND Grau de intervenção da escola na comunidade local (imagem) Resultados escolares

8 Conclusões:  adesão satisfatória;  adesão menos representativa de pessoal docente e pais/encarregados de educação do 2º e 3º CEB e o pessoal não docente do 1º CEB e da Educação Pré-escolar.

9 Conclusões:  opinião muito positiva por parte do PD do agrupamento, principalmente da educação pré-escolar;  pequena variação das médias entre os níveis de ensino;  média mais baixa no critério das Parcerias e Recursos.

10 Comparação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria do PD Conclusão:  predominância dos pontos fortes relativamente às oportunidades de melhoria em todos os níveis de ensino.

11 Resultados das classificações atribuídas pelo PND Conclusões:  opinião positiva por parte do PND do 2º e 3º CEB;  variação das médias entre os níveis de ensino, destacando-se a educação pré-escolar nos critérios de Impacto na Sociedade e Planeamento e Estratégia;  satisfação dos alunos, pais/E.E. e PND com uma média bastante elevada.

12 Comparação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria do PND Conclusões:  PND identifica um maior número de oportunidades de melhoria do que pontos fortes na educação pré-escolar e no 1º CEB;  no 2º e 3º CEB há uma predominância dos pontos fortes relativamente às oportunidades de melhoria.

13 Resultados das classificações globais atribuídas pelos alunos Conclusão:  elevado nível de satisfação dos alunos do agrupamento, com destaque para o 4º ano.

14 Comparação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria dos alunos Conclusão:  evidente predominância de pontos fortes relativamente às oportunidades de melhoria.

15 Médias das Classificações Globais Atribuídas Pelos Pais/E.E. Conclusões:  opinião muito positiva dos pais/E.E.;  proximidade das médias entre a educação pré-escolar e o 1º CEB.

16 Comparação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria dos Pais/E.E. Conclusão:  predominâncias de pontos fortes relativamente às oportunidades de melhoria em todos os ciclos (salienta-se a educação pré-escolar e o 1º CEB).

17 Projeto / Plano de Ações de Melhoria (PAM)

18 Ações de Melhoria Selecionadas Ações de Melhoria Selecionadas Ação de melhoriaUrgênciaCapacidadeTendênciaSatisfaçãoPontuaçãoPrioridade g) Promover um maior envolvimento do pessoal não docente na vida da escola 55533756 i) Melhorar as instalações e os equipamentos escolares53553752 e) Melhorar os processos de ensino e aprendizagem53553753 h) Melhorar a gestão e a organização do Agrupamento55353755 m) Melhorar a relação escola-família53553754 n) Melhorar os resultados escolares53553751 c) Melhorar a comunicação interna35553757 f) Melhorar a satisfação do pessoal não docente53352258 k) Diminuir a indisciplina33552259 d) Melhorar a comunicação externa333513513 a) Melhorar a articulação horizontal e vertical entre os vários ciclos/anos/departamentos, na promoção da melhoria dos resultados escolares 353313510 b) Melhorar a articulação entre as bibliotecas escolares do Agrupamento e os vários grupos disciplinares 353313511 l) Diminuir o absentismo e o abandono335313512 o) Melhorar os serviços prestados pelo Agrupamento333513514 j) Melhorar e aumentar as parcerias e os protocolos3303015

19 AÇÃO DE MELHORIAPRIORIDADE Melhorar os resultados escolares1 Melhorar as instalações e os equipamentos escolares2 Melhorar os processos de ensino e aprendizagem3 Melhorar a relação escola-família4 Melhorar a gestão e a organização do Agrupamento5 Promover um maior envolvimento do pessoal não docente na vida da escola 6 Melhorar a comunicação interna7 Ações de Melhoria Selecionadas

20 Ação de Melhoria Melhorar os Resultados Escolares


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