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CIBERSOCIEDADE Prof. TARCISIO VANZIN, Dr. EGC-UFSC.

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Apresentação em tema: "CIBERSOCIEDADE Prof. TARCISIO VANZIN, Dr. EGC-UFSC."— Transcrição da apresentação:

1 CIBERSOCIEDADE Prof. TARCISIO VANZIN, Dr. EGC-UFSC

2 CIBERSOCIEDADE – Reflexões iniciais: 1ª Reflexão: O processo de elaboração de um plano de negócios envolve descrição do empreendimento, informações sobre mercado, concorrência, descrição dos produtos, preço, fornecedores, processo produtivo, custos, investimentos, aspectos organizacionais, plano financeiro, definição de parceiros, papéis dos empreendedores, fases do empreendimento, visão de futuro, resumo do empreendimento e tecnologia (CELTA, 209; UTFPR, 2009).

3 CIBERSOCIEDADE Nonaka e Takeushi (1997), com o foco na criação do conhecimento, entendem que o modelo burocrático e de força tarefa que tiveram o seu auge no século passado deve hoje sofrer uma releitura através da conjugação desses dois modelos de estruturas organizacionais (Organização em hipertexto). Isso possibilita uma melhor exploração, criação, acumulação e transferência de conhecimento, com interação social por meio da socialização ou compartilhamento de experiências, externalização do conhecimento tácito, tornando-o explícito, recombinando e reconfiguando novos conhecimentos.

4 CIBERSOCIEDADE 2ª Reflexão O Lampião da rua como OPORTUNIDADE de negócios nos dias atuais

5 CIBERSOCIEDADE 3ª Reflexão – PRÉ-HISTÓRIA e a Evolução dos utensílios - Há 3 ou 4 milhões de anos: surgiu o primeiro ancestral o Australopithecus. - Há 2,5 milhões de anos: Homo Ergaster (peludo e com dentes afiados) que vivia em pequenos grupos. Talvez tenha sido o primeiro a mexer com instrumentos de pedra lascada. - 1,5 milhões de anos: Homo Erectus, nômade que dominavam o fogo (comia alimentos cozidos e possuía o cérebro mais desenvolvido do que os Australopithecus). - 300 mil anos: Homo Neanderthal ou Homem das Cavernas (caçava em grupo com lanças, tacapes, ). -100 mil anos: Homo Sapiens, com um cérebro bem mais desenvolvido que os ancestrais. Caçava com arco e flecha, desenvolveu a agricultura, arte, pinturas rupestres que retratavam o cotidiano, dominava a cerâmica e o escambo, (período neolítico 10.000aC). A lenta evolução do cérebro humano

6 CIBERSOCIEDADE 3ª Reflexão – PRÉ-HISTÓRIA e a Evolução dos utensílios escambo Valores mais sofisticados

7 CIBERSOCIEDADE Organização Social pré-histórica por especialidades e valores

8 CIBERSOCIEDADE Cenas do Quotidiano Pré-histórico ôooPSSS ! Foto da pré-história?

9 CIBERSOCIEDADE homo sapiens? homo sapiens? O que os diferencia? Biologicamente, “NADA” De 100.000 a 10.000 aC 2.000 dC

10 CIBERSOCIEDADE 3ª Reflexão Há diferença entre esses homo sapiens? O que os diferencia?

11 CIBERSOCIEDADE 3ª Reflexão O que os diferencia? O USO DO CÉREBRO

12 CIBERSOCIEDADE Não, não há diferenças biológicas! Sim, há muita diferença biotecnológica! COM SUA TECNOLOGIA: Não voa Nada até 1km Mergulha até 10m por 1,5 min Enxerga até....kms Escuta até.... Decibéis / distância Velocidade: até 20 km/h..... COM SUA TECNOLOGIA Voa até para fora do planeta Nada até milhares de kms Mergulha até 3000m por MESES Enxerga desde virus até as galáxias mais distantes e tudo o que está acontecendo Escuta tudo em qualquer lugar Velocidade: até 80.000 km/h.............

13 CIBERSOCIEDADE Então, o que os diferencia? O que aconteceu? 2.000 dC

14 CIBERSOCIEDADE Recuperando o tempo?, ou não? R. Foi a manipulação do CONHECIMENTO formalizado

15 CIBERSOCIEDADE CONHECIMENTO ? O que é isso? R. Para Platão é uma Crença Verdadeira e Justificada

16 CIBERSOCIEDADE CONHECIMENTO = (DNA + Experiência adquirida) como instrumento de sobrevivência no meio. Para todos os diferentes seres vivos?

17 CIBERSOCIEDADE Dictyostelium discoideum é uma espécie amebóide que vive no solo, pertencente ao filo Mycetozoa. É um eucariota primitivo que transita, durante o seu ciclo de vida, de uma coleção de amebas unicelulaes para um conjunto multicelular e depois para um corpo frutificante. Possui um ciclo de vida assexual único, que consiste em quatro estádios: vegetativo, agregação, migração e culminação. O seu ciclo de vida de é relativamente curto. As células envolvidas no ciclo de vida sofrem movimento, sinalização química e desenvolvimento. Mycetozoaeucariota A simplicidade do seu ciclo de vida torna D. discoideum um importante organismo modelo para estudar genética, processos celulares e bioquímicos em organismos mais avançados. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dictyostelium_discoideum

18 CIBERSOCIEDADE O corpo humano é constituído de 10 trilhões de células e 100 trilhões de bactérias A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. É a unidade estrutural dos seres vivos. Isolada ou junto com outras células forma todo o ser vivo ou parte dele e tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução. Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida. As Células do corpo humano têm DNA comum, enquanto que as Bactérias têm diferentes DNAs diferentes.

19 CIBERSOCIEDADE O Homem compete com o meio e busca transformá-lo para simplificar suas ações, por uma simples questão de “economia de energia”. É a capacidade, adquirida pelo ser humano de interpretar e operar um conjunto de informações. É uma forma de ver e interpretar o mundo que está à volta, com a finalidade de obter vantagens sobre ele a partir das ações empreendidas. Conhecimento = Crença verdadeira e justificada (Platão)

20 CIBERSOCIEDADE Embora os neurocientistas saibam desde o século XIX que as estruturas cerebrais e as funções mentais estão intimamente ligadas, a exata relação entre a mente e o cérebro permanece misteriosa. O avanço decisivo da concepção sistêmica da vida foi o de ter abandonado a visão cartesiana da mente como uma coisa, e de ter percebido que a mente e a consciência não são coisas, mas processos (Fritjof Kapra).

21 CIBERSOCIEDADE - conhecimento OS SERES VIVOS E OS CINCO SENTIDOS. Ameba (enxerga? Escuta? Cheira? Tateia? Tem paladar?) Cobra ( não escuta – algumas não enxergam) Vertebrados superiores - (tem cinco sentidos) HÁ SERES VIVOS E SERES VIVOS! Comecemos por quais? Já que há muitos e estão dispostos em uma escala cujas diferenças são bem claras

22 CIBERSOCIEDADE PARA QUE SERVEM OS SENTIDOS? CAPTAR INFORMAÇÕES e levá-las ao CÉREBRO para que ele produza conhecimentos SOBREVIVÊNCIA NO MEIO AMBIENTE > perpetuação Essa condicionante deve ter sido responsável pela complexidade dos seres vivos – quanto mais complexos, maiores são suas necessidades. CONHECIMENTO

23 CIBERSOCIEDADE O CONHECIMENTO TORNA O HOMEM MAIS APTO A ENFRENTAR A HOSTILIDADE DO MEIO (cérebro) Quanto mais conhecimento, menor será o esforço e maiores serão as chances de sobreviver e perpetuar a espécie X

24 CIBERSOCIEDADE. A máquina viva > CONHECIMENTO Meio externo Mundo (Objetos, outros seres vivos, grupo social,... ) Meio interno SER VIVO Dados e informações Ações e informações Processa estoca Descarta 5 sentidos INFORMAÇÕES Arquitetura Von Neumann

25 CIBERSOCIEDADE Meio interno O MEIO INTERNO > explicando melhor Estoque de Conhecimento (HD) Agência matrimonial Dados informações Ações e informações Alcova Espera Descarte Esquecimento (RAM)

26 CIBERSOCIEDADE SÍNTESE DA FUNÇÃO CEREBRAL INFORMAÇÕES = uma visão reduzida e particular da realidade externa. Crença verdadeira e justificada > “ferramenta para vencer “ CINCO SENTIDOS CONHECIMENTO ações

27 CIBERSOCIEDADE - Ações O conhecimento proporcionou a criação dos Instrumentos (extensões – ampliações) -1ª ferramenta: bater: usada para bater, quebrar romper = pedra, tacape, martelo, etc;; -2ª ferramenta: perfurar : lança, flecha, etc -3ª ferramenta: cortar: faca, machado, (mais tarde) serra, espada, etc... -4ª ferramenta: queimar: (domínio do fogo) esquentar, derreter, queimar, transformar,.... 5º ferramenta: domesticação dos animais: cavalo, camelo, cachorro,..6ª ferramenta: ???7ª ferramenta ??? N ésima ferramenta: Socialização como vantagem competitiva

28 CIBERSOCIEDADE. -O SER HUMANO SE AGRUPA PORQUE ENTENDE QUE -A UNIÃO FAZ A FORÇA. -CRESCEM AS VANTAGENS COMPETITIVAS. DOIS INDIVÍDUOS AGRUPADOS TEM MAIS PODER DO QUE UM, IMAGINE ENTÃO UM GRUPO MAIOR! Socialização do indivíduo +

29 CIBERSOCIEDADE Ações e instrumentos como extensão do corpo Os 5 sentidos atuando permanentemente

30 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO Tato Visão Audição Olfato Paladar Recorrência > CULTURA e ESTÉTICA MENTAL > padrões. (piloto automático) APROPRIAÇÃO COMPOSIÇÃO e Equilíbrio estético PADRÕES CONHECIMENTO COMBINAÇÃO DE SENTIDOS

31 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES APROPRIAÇÃO E CONFRONTO COM OS PADRÕES RESIDENTES

32 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES META-DADOS > META-CONHECIMENTO APROPRIAÇÃO E CONFRONTO COM OS PADRÕES RESIDENTES PADRÕES proporcionam ~> ASSOCIAÇÕES META-DADOS > META-CONHECIMENTO APROPRIAÇÃO E CONFRONTO COM OS PADRÕES RESIDENTES

33 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES Desafio aos padrões armazenados na mente O que se “vê” depende do que já se sabe Crianças vêem uma imagem diferente dos adultos E agora, o que você está vendo? ASSOCIAÇÃO

34 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES Associações com o Conhecimento residente na mente As associações da coisa observada com as representações mentais residentes na nossa mente são formas de interpretar/entender as novidades. "Nós não vemos as coisas como elas são, porém como nós somos" (I.Kant) ASSOCIAÇÃO

35 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES Formação de Imagens Mentais: Representação reduzida (e as vezes distorcida) da realidade, armazenada na mente dos indivíduos. Representações mentais > processamento> conhecimento em forma de padrões modulares ASSOCIAÇÃO

36 Os enganos da mente pela visão

37 Os enganos da mente pelos padrões RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR

38 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES BUGS CEREBRAIS Pensou em um martelo vermelho, não é verdade??? Se não, você faz parte de 2% da população que é suficientemente diferente para pensar em outra coisa. (98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício)

39 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES Armazenamento do Conhecimento Espaço livre para pensar com velocidade Vantagem competitiva O registro do conhecimento nos livros e em outras mídias extrassomáticas permitiu a partilha de conhecimento de indivíduos mortos há centenas de anos com as gerações futuras e de indivíduos com sociedades distantes, além de acelerar a evolução humana e sua cultura (TANAKA, 2003).

40 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES Teorias atuais Construtivismo, sociointeracionismo,..... UNIVERSO REAL EXTERIOR (MEIO AMBIENTE) Conhecimento x velocidade OS CINCO SENTIDOS constituem a forma de relacionamento com o mundo exterior, mas os padrões dão agilidade informações ações PERCEPÇÃO + Processamento interno = Padrões de CONHECIMENTO TEMPO Arquitetura Von Neumann

41 CIBERSOCIEDADE CONVERGÊNCIA e EQUILÍBRIO de PADRÕES RAZÃO - (seu papel) Pensadores do Conhecimento Pré-socráticos Platão Aristóteles....... Kant....... Teorias atuais Construtivismo, sociointeracionismo,..... E a COMUNICAÇÃO ?? E a tecnologia ? COMPARTILHAMENTO / MIDIAS

42 CIBERSOCIEDADE Multimídia EXTENSÕES DAS CAPACIDADES HUMANAS O que esses novos produtos fizeram com a sociedade?

43 CIBERSOCIEDADE Evolução da Multimídia É a ação simultânea de diversos “meios”. Entretanto não é qualquer associação porque Levy (1998) considera que o termo adquire sentido a partir de um conjunto de mídias superiores ao cinema.

44 CIBERSOCIEDADE A simples junção de dois objetos não proporciona, um resultado estético apreciável ao leitor. CONVERGÊNCIA DE MIDIAS: Não se pode juntar quaisquer sons com quaisquer imagens, porque sem o equilíbrio dos padrões armazenados no cérebro, não há uma boa informação.

45 CIBERSOCIEDADE Comparação e Produção interna de padrões. Aparecem as Sensações e as Emoções. Assim, quanto maior a convergência, melhor processamento e mais consistente fica o...

46 CIBERSOCIEDADE HOJE : TIC’s > UM MAR DE INFORMAÇÕES Que mundo é esse? O que fazer?

47 CIBERSOCIEDADE HOJE: UM MAR DE INFORMAÇÕES O que se pode fazer, hoje, com a Internet? Quantas horas/dia uma pessoa gasta com a Internet?

48 CIBERSOCIEDADE HOJE: TIC’s > UM MAR DE INFORMAÇÕES O que seria de nós se perdêssemos o sistema de comunicação (telefone, internet,...)? Quem são nosso amigos hoje? Reais? Virtuais? De que valem as fronteiras das cidades, estados e países? Que relação espacial estabelecemos hoje com nosso entorno (casa, bairro, cidade) Onde procuramos tirar nossas dúvidas?

49 CIBERSOCIEDADE CIBERSOCIEDADE A cibersociedade trata da reorganização de toda nossa existência pessoal, comunitária, profissional, de lazer e de consumo, através da cibernética e das redes computacionais. Trata-se de uma transformação relevante das mediações sociais, agora sob a interferência e segundo a lógica das máquinas inteligentes ( Ciro Marcondes Filho).

50 CIBERSOCIEDADE CIBERSOCIEDADE pode ser entendida como uma série de estratégias originais de convívio coletivo em um contexto regido por ‘super- máquinas’, implicando também na redefinição das articulações culturais que, em conjunto, constituem a cibercultura. (Claudio Bertolli Fº)

51 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: o que é isso? Para Sergio Amadeu, Cibercultura é uma cultura composta de vários pedaços de outras culturas globais. Ou seja, surge e se prolifera a partir de grupos que atuam na expansão das redes informacionais (internet). É uma subcultura que ocorre no ciberespaço. Este, por sua vez, é um espaço virtual que existe quando as pessoas entram na rede. Esse espaço cibernético tanto pode ser um espaço de controle quanto um espaço de liberdade de fluxos.

52 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA é uma nova relação com o SABER (Pierre Levy)

53 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA para Pierre Levy é “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”. Essa cibercultura impõe uma “mutação contemporânea da relação do saber”

54 CIBERSOCIEDADE CIBERESPAÇO: É o novo espaço antropológico em que o homem se realiza como espécie humana, se diferencia das espécies animais irracionais: depende de tecnologia, de cultura, de linguagem, de representações e emoções. Primeiro: Terra Segundo: Território Terceiro: Mercadorias

55 CIBERSOCIEDADE A CIBERCULTURA tem uma dinâmica própria baseada no digital e no hipertexto. É claramente organizada em torno das lógicas das redes que possibilitam práticas reconfigurantes a partir dos grupos culturais que ali atuam. Ou seja, é uma cultura remix, porque o digital permite essa mistura que se modifica e altera tudo constantemente. A rede é universal mas não é totalizante. Isto é, todo mundo pode ter acesso a rede mas não é necessário ter acesso a rede para proferir um mito, um credo, uma lógica, uma expressão e uma ideologia.

56 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: Quase todo o planeta está imerso em uma cultura global surgida a partir da expansão dos meios de comunicação suportados pelas tecnologias digitais. Para André Lemos a Cibercultura é a associação da cultura contemporânea as tecnologias digitais aliando a tècnica à vida social. São os novos meios de vida permeados pela comunicação instantânea, pela rapidez da informação, pela possibilidade de intervenção e criação de novas informações.

57 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: Três leis: 1- Lei da Reconfiguração > os modos de vida antigos são alterados em função da cibercultura. Muda a forma, a lógica e o modo (ex. orkut, blogs, e-banco, e-gov... Tudo por meio de clics). Sensação de onipresença – ubiquidade. As midias de massa perdem sentido em uma cultura onde todos podem publicar suas informações, pensamentos, idéias, poesias através da manipulação de imagens, sons e textos – copiar, colar, publicar,....

58 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: Três leis: Horizontaliza-se o poder da emissão e da recepção e a informação deixa de ser transmitida para ser dialogada. 2- A segunda lei refere-se a liberação dos polos de emissão, onde a figura do expectador praticamente não existe todos podem potencialmente elaborar e emitir informações

59 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: Três leis: 3- A terceira lei refere-se a conexão generalizada. Na cibercultura está implicita a necessidade de estar conectado- se os modos de vida mudam em direção a comunicação em rede é mais do que natural que o normal hoje seja estar sempre rastreavel via satélite através de celular, pc, palm etc... A comunicação generalizada indica a autonomia de comunicação entre homens e homens;homens e máquinas e máquinas e máquinas. A rede é viva e os pontos de emissão são a sua alma.

60 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: Três leis: A cibercultura indica um novo modo de viver e se relacionar com os outros. O respeito ao outro se mostra imprescindível na cultura de rede porque ninguém se comunica sozinho e a rede só existe com diversos nós. As leis da cibercultura indicam um olhar sobre a própria idéia de lei, que na cibercultura ganha novas configurações (reconfigurações)

61 CIBERSOCIEDADE CIBERCULTURA: O conceito de cibercultura está atrelado ao processo tecno-social da cultura contemporânea onde as tecnologias de comunicação e informação estão transformando práticas sociais, formas de produção e consumo midiáticas, o entretenimento, a educação e a economia neste começo de século XXI. (André Lemos)

62 CIBER - CIDADE -SOCIEDADE

63 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: A cibercidade é a cidade da cibercultura (Lemos, 2002). Cibercidade nada mais é do que um conceito que visa colocar o acento sobre as formas de impacto das novas redes telemáticas no espaço urbano. Redes de cabos, fibras, antenas de celulares,espectro de ondas de rádio permitindo uma conexão wi-fi (Lemos, 2002), entre outras, estão modificando a nossa vivência no espaço urbano através do teletrabalho, da escola online, das comunidades virtuais, dos fóruns temáticos planetários.

64 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “Cibercidade é um portal com instituições, informações e serviços, comunidades virtuais e representação política sobre uma determinada área urbana”. “ (...) aquecer o espaço público, recuperar o interesse pelos espaços concretos das cidades, criar novas formas de vínculo comunitário, dinamizar a participação política e ajudar a população na apropriação social dessas tecnologias”.

65 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: ““(...) Instauração de uma nova dinâmica de reconfiguração que faz com que o espaço e as práticas sociais das cidades sejam reconfiguradas com a emergência das novas tecnologias de comunicação e das redes telemáticas” (LEMOS, 2003) “A cidade informacional é a cidade do espaço de fluxos, no qual uma série de transformações sociais, econômicas e políticas, potencializadas pelas novas TICS, tem prenunciado novas formas de interação do cidadão com o espaço urbano”. (CASTELLS,1992)

66 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “A cidade global não é um lugar, mas um processo. Um processo pelo qual centros de produção e consumo de serviços avançados, e as sociedades locais subordinadas a ele, é conectado em uma cadeia global (...) na base de fluxos de informação”. (CASTELLS, 1996) “Embora sejam fluxo de informação, as cibercidades diferenciam-se das cidades reais por não serem constituídas por fluxo e trânsito de pessoas pelo tecido urbano. Ela não é um campo onde transitam coisas, mas um espaço eletrônico onde trafegam bits e bytes”. (LEMOS,2000)

67 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “A cidade informacional é vista como uma consequência da coexistência de espaços físicos e virtuais, ou, de elementos urbanos tradicionais e eletrônicos. A cidade é resultado de uma coexistência dialética de pessoas, objetos, territórios, instituições e fluxos”. (FIRMINO, 2005)

68 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “A cibercidade tende a ser um simulacro da cidade real”. (SILVA, 2002).

69 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADES“(...) são projetos digitais que tem como objetivo utilizar as novas tecnologias da comunicação no fortalecimento dos vínculos urbanos, como as relações cidadão-cidadão, cidadão-Estado, cidadão-capital, Estado-capital”. (SILVA, 2005)

70 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: é a cidade contemporânea e todas as cidades contemporâneas estão se transformando em cibercidades. Podemos entender por cibercidades aquelas nas quais a infraestrutura de telecomunicações e tecnologias digitais já é uma realidade.. O que está em jogo é a redefinição dos espaço público e do espaço privado

71 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “ (...) encorajar dinâmicas de reconstituição do laço social, desburocratizar as administrações, otimizar em tempo real as fontes e os equipamentos da cidade, experimentar novas práticas democráticas. “(...) não é uma infra-estrutura territorial e industrial clássica, mas um processo tecnosocial auto- organizador, finalizado a curto termo pelo imperativo categórico de conexão. (...) aproveitar o potencial do ciberespaço, não para uma nova forma de alienação, mas para um reaquecimento de espaços sociais perdidos, para novas articulações sociais e para novas formas do fazer político." (LÉVY, 1997

72 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “A cidade inteligente tem por finalidade seu próprio crescimento, sua densificação, sua extensão, seu retorno sobre si mesma e sua abertura ao mundo”. Como governar em situação de desterritorialização acelerada?” (LÉVY, 2003)

73 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “Vida urbana sim, mas não como nós a conhecemos. Vida urbana aumentada, potencializada pelas interações virtuais e seus efeitos”. (MITCHEL, 2000) “Passam a ser pensadas como formas de re- estabelecer o espaço público, colocar em sinergia diversas inteligências coletivas”. (LEMOS, 2004)

74 CIBERSOCIEDADE CIBERCIDADE: “(...) não é uma tarefa fácil digitalizar uma cidade, e devemos ter em mente esta complexidade para que a cidade digital não seja uma metáfora simplificadora. O design deve explorar o potencial de conexão entre as pessoas e evitar ser uma simples transposição espacial do espaço”. “As CIBERCIDADES devem insistir em formas de multiplicar VOCÊ”. (LEMOS, 2003)

75 CIBERSOCIEDADE “A maioria das experiências de cibercidades são paródias assépticas de suas cidades bases. É raro aparecer dados negativos da cidade ou mesmo zonas banidas. Assim, informações sobre criminalidade, tensões sociais, racismo, deficiências em sistemas de saúde, transporte ou qualquer outra infra-estrutura estão ausentes das cibercidades”. (LEMOS, 2004)

76 Reflexões Até que ponto as cibercidades desburocratizam as cidades reais? Como resgatar o espaço publico em cibercidades se grande parte da população está de antemão excluída do ciberespaço? Como virtualizar as partes malditas de uma cidade como seus bairros perigosos, seus prostíbulos ou suas áreas de tráfico de drogas?

77 CIBERSOCIEDADE As CIBERCIDADE surgem da interconectividade da vida urbana com as possibilidades apresentadas pelas redes digitais. Segundo Pierre Lévy (2000), através do uso da Internet poder-se-ia potencializar e reconstituir os lugares urbanos de práticas sociais, desburocratizar as administrações, encorajar a expressão e elaboração dos problemas das cidades pelos próprios cidadãos.

78 CIBERSOCIEDADE “As novas técnicas de comunicação por mundos virtuais põem em novas bases os problemas do laço social. Em suma, a hominização, o processo de surgimento do gênero humano, não terminou, mas acelera-se de forma brutal.” “O coletivo inteligente é a nova figura da cidade democrática”.

79 CIBERSOCIEDADE Uma tecnologia nova não cria, apenas muda o relacionamento do homem com o ambiente: “A mensagem de qualquer meio ou tecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrão que este meio introduz nas coisas humanas” Marshal McLuhan

80 CIBERSOCIEDADE A. A principal mudança introduzida no ambiente (ecossistema) de comunicação pelas mídias digitais é a troca de mãos dos filtros. Todo o sistema de comunicação analógico é baseado no controle centralizado dos filtros: edição de acordo com os critérios de quem edita, segundo uma imagem de massa. Agora, é a massa quem filtra os conteúdos. Chris Anderson,

81 CIBERSOCIEDADEA Os utensílios que o homem foi capaz de produzir ao longo de sua história o ajudaram a dominar o meio e sobrevier. Mas, hoje, que o meio é, predominantemente INFORMAÇÃO,..... Quais são utensílios do CONHECIMENTO (ferramentas) da Cibersociedade?

82 CIBERSOCIEDADE Muito Obrigado Prof. Dr. Tarcisio Vanzin E o lampião da rua, como perspectiva inovadora? É uma tecnologia com alguma chance de sucesso nos dias atuais, ou faz parte do passado muito distante?


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